Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    preciso de ajuda acerca das diferenças entre revestir casa com o isolamento capoto a base de esferovite e a cortiça...ha quem diga que o capoto da problemas ao fim de 10 anos
  2.  # 2

    Boas,

    Se o "capotto" der problemas, não será certamente pelo uso do "esferovite"...
    Mais provavel é a culpa ser de quem fez a aplicação, e de como a fez. Culpar o material é desculpa...

    Cump.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
  3.  # 3

    Boas

    Sao sistemas diferentes

    Sistema CORKFACE VIERO isolamento acústico, isolamento ecológico
    Sistema CAPPOTTO VIERO isolamento térmico

    Basicamente são estas as diferenças com mais algumas especificações técnicas
  4.  # 4

    ou seja, esta a dizer que a cortiça tem melhor isolamento acústico e é ecológico? e em relação a valores? existe muita diferença entre eles?
  5.  # 5

    A diferença é alguma pois a cortiça é bem mais cara que o poliestireno e a mao de obra fica alguma coisa mais cara tambem porque é mais dificil de manusear
    • 2970713
    • 24 fevereiro 2009 editado

     # 6

    Para um Cappoto em poliestireno de 6cm, qual é o valor aproximado para o metro quadrado (acabamento à cor)?

    Nota: moradia com +-300m2 em Vila Nova de Gaia
  6.  # 7

    A moradia esta rebocada ou em tijolo
  7.  # 8

    A moradia esta em tijolo.
    Diga-me + ou - o preço para um cenário e para o outro, pois estou indeciso quanto à necessidade/utilidade em mandar endireitar/desengrossar as paredes.
  8.  # 9

    Mande me um email para lhe mandar a proposta
  9.  # 10

    Para um Cappoto em poliestireno de 6cm, qual é o valor aproximado para o metro quadrado (acabamento à cor)?


    De 30€ a 50€, foram os preços que tive. O preço de 30€ pareceu-me o mais correcto.


    Nota: moradia com +-300m2 em Vila Nova de Gaia


    300m2 de parede? No meu caso era uma área semelhante. Mas noutra localidade. Isso pode influenciar os preços, porque pode implicar desocações/alojamento, etc...

    Coisas da Casa
    • 2970713
    • 27 fevereiro 2009 editado

     # 11

    Pelo que já medi, devo ter +-350m2, de paredes, platibandas e varandas...
    O empreiteiro já me falou em 28€/m2.

    Colocado por: ComercialMande me um email para lhe mandar a proposta


    Se estiver interessado em orçamentar contacte-me pelo [email protected]
  10.  # 12

    Vou reabrir este tópico, na medida em que muito pouco foi dito sobre as diferenças, vantagens e desvantagens de se optar por um sistema de capotto em cortiça, EPS ou XPS!

    Se os entendidos poderem dar uma ajuda...

    Estou neste momento em fase de decisão relativamente ao isolamento a utilizar! Estou inclinado para o aglomerado de cortiça 80 mm (tal como já referi noutro tópico)!

    O que me está a fazer tender nesse sentido é: a resistência mecânica da cortiça (superior ao EPS) e a permeabilidade aos vapores (ponto fraco do XPS). As principais desvantagens da cortiça julgo serem: o coeficiente de transmissão térmica umas milésimas superior ao XPS e a possibilidade de desenvolver fungos caso não seja devidamente tratada (cujo tratamento desconheço).

    O preço de referência que tenho neste momento situa-se nos 45€ o m2 com acabamento à cor pretendida! Um preço não muito diferente do referido para as outras soluções de isolamento

    Cumprimentos
    • drmj
    • 6 janeiro 2011

     # 13

    O capoto com cortiça é melhor pois estamos no pais primeiro produtor de cortiça no mundo, e não são umas milésimas de diferença na transmissaõ térmica que justifiquem. Quantos aos fungos, se virmos a Amorim Cortiça , que vende estes produtos pelo mundo fora, certificados, tranquiliza qualquer comprador.
    O Vidagomorango pode dar me o contacto de quem tem boa competência para aplicar este revestimento? obrgdo
  11.  # 14

    Eu vi uma empresa, na Tectónika, que colocava ETICS com cortiça. Acho que estava ligada à Amorim. Eu também prefiro usar cortiça (até porque nunca vi nenhum estudo que compare o petróleo que se poupa ao usar poliestirenos vs o que se gasta a produzi-los), mas os clientes torcem o nariz ao preço. E eu não gosto de ser ecológico à custa da carteira dos outros.
  12.  # 15

    Boas,

    Peço desculpa por fazer esta questão que pode parecer muito básica, mas ainda não consegui atingir...

    Já aqui foi referido várias vezes como argumento para a escolha de determinado produto a sua maior permeabilidade ao vapor de água.
    Não estou a perceber qual é a vantagem em ter a envolvente exterior permeável ao vapor de água. Poderiam os entendidos na matéria dar uma breve explicação acerca deste assunto?

    Obrigado.

    Cump.
  13.  # 16

    Boas Piso radiante,

    Era capaz de jurar o contrário, daí a minha questão.

    No Inverno é frequente haver aguaceiros que fazem aumentar a HR exterior para máximos. Reparo que nestes últimos dias, na minha zona, em Almada, a HR andou entre os 95%/13ºC à noite e os 80%/16ºC de dia.

    Ora como sabemos, a HR de conforto para o ser humano anda à volta dos 60%. A forma mais frequente para fazer baixar a HR é usar um desumidificador. Vamos assumir que uma habitação aqui em Almada é mantida na HR de conforto, com as condições exteriores acima mencionadas.

    Continuo sem entender como é que não há fluxo de vapor de água do exterior para o interior... poderia dar mais uma achega?

    Cump.

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

    J
    Com a evolução dos tempos, dos materiais, das técnicas de construção, etc. as novas construções deixaram de ter o que se chama uma "ventilação natural" suficiente para renovar o ar, os elementos eventualmente poluentes e realizar o equilibrio higronometrico (essencialmente vapor de água). Com a proliferação de construções com sistemas de climatização este aspecto assume ainda mais importânica já que, ao contrário do que se pensa, no inverno o fluxo de vapor de água é do interior para o exterior e não o contrário. Facilmente perceberá que com boas caixilharia, janelas com fraca ventilação, estores pouco ventilados, a envolvente opaca (parades) assume especial importância em contribuir para o fluxo de algum deste vapor de água.
    Se a envolvente for menos permeável algum desse vapor de água ficará retido na estrutura (tijolos, pilares, colagem do sistema etics) com os problemas que daí possam adevir.

    Cumprimentos
  14.  # 17

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

    Entendo a Sua dúvida e surgirá em muitas mentes já que o senso comum diz-nos precisamente o que o pensa contudo é precisamente o contrário.
    A melhor forma de lhe explicar é recorrendo a um gráfico psicométrico onde estão tabeladas várias relações: temperatura ambiente, ponto de orvalhos, entalpias, etc.
    Mas o que nos interessa agora analisar é a relação entre temperatura / humidade relativa / e pressão de vapor.
    A vermelho simularemos as condições exteriores: temperatura de 5ºC com 100% de humidade.
    A azul teremos duas abordagens para a mesma temperatura ambiente 20ºC: 50% de HR e 60% de HR. Verá è esquerda que as respectivas pressões de vapor são superiores á pressão de vapor do exterior. Como o fluxo é sempre da alta pressão para a mais baixa pressão entenderá que de facto o fluxo será do interior para o exterior.
    Poderá no mesmo gráfico simular outra situações.

    Cumprimentos


    Boas Anonimo18072022A,

    Antes de colocar aqui a questão até andei à procura desse gráfico mas infelizmente não o consegui encontrar na net.

    Por acaso para as condições que descrevi aqui de Almada (HR entre os 95%/13ºC à noite e os 80%/16ºC de dia), não há fluxo de humidade para o interior mesmo mantendo a T.interior a 20ºC, mas após análise ao gráfico, reconheço que na maioria das situações, o fluxo, a haver, é do exterior para o interior, principalmente nas regiões com ambientes menos amenos.

    Agora considero errado menosprezar a resistência térmica de determinado material isolante, com o argumento de que o outro tem uma maior permeabilidade ao vapor, por 2 razões:

    1- É certo que as novas técnicas de construção oferecem uma maior estanquidade, mas o RCCTE também prevê e evita esta situação, com a imposição da garantia de um nº mínimo exigido de renovações de ar, que terá sido estudado e deve ser considerado suficiente para evitar a tal insalubridade do ar interior, digo eu. E na prática o pessoal ventila sempre um pouco a casa, renovando o ar, situação que não é contabilizada pelo RCCTE.
    2- Os materiais isolantes mais permeáveis ao vapor, também retêm mais água, certo? E estes materiais isolantes estão expostos directamente à humidade. Creio não estar a dizer nenhuma mentira quando afirmo que, p.ex. aglomerados de cortiça, isolamentos derivados de abeto, etc, expostos à humidade, visto serem bem mais permeáveis à mesma do que um EPS ou XPS, verão a sua capacidade térmica diminuída face ao mesmo produto completamente seco(0%HR).
    E eu pergunto: Os valores térmicos dados pelos fabricantes foram encontrados em que condições? Depois também ponho a questão da (falta de) estabilidade do seu volume face a diferentes graus de humidade, visto ser um "derivado" da madeira, julgo não conseguir fugir às suas características intrínsecas.

    Cump.
  15.  # 18

    Boas Anonimo18072022A,

    Sim, claro. A parte final da minha intervenção foi dirigida para este tópico em geral. Agradeço os seus esclarecimentos.

    Cump.
  16.  # 19

    Colocado por: drmjO Vidagomorango pode dar me o contacto de quem tem boa competência para aplicar este revestimento? obrgdo


    Se contactar a corticeira Amorim ou a Isocor eles fornecem-lhe contactos de instaladores por eles recomendados na sua zona geográfica!

    Cumprimentos
  17.  # 20

    Esse grafico já apareceu aqui neste forum antes e respondo da mesma maneira que respondi na altura:

    Sim senhor , existe um aumento de pressão no interior, mas como as casas não são estanques, essa pressão é equalizada pelas portas, janelas e quaisquer grelhas de ventilãção. Assim , não vejo como temos infiltração do interior para o exterior.
    Isso nunca me explicou...

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

    Entendo a Sua dúvida e surgirá em muitas mentes já que o senso comum diz-nos precisamente o que o pensa contudo é precisamente o contrário.
    A melhor forma de lhe explicar é recorrendo a um gráfico psicométrico onde estão tabeladas várias relações: temperatura ambiente, ponto de orvalhos, entalpias, etc.
    Mas o que nos interessa agora analisar é a relação entre temperatura / humidade relativa / e pressão de vapor.
    A vermelho simularemos as condições exteriores: temperatura de 5ºC com 100% de humidade.
    A azul teremos duas abordagens para a mesma temperatura ambiente 20ºC: 50% de HR e 60% de HR. Verá è esquerda que as respectivas pressões de vapor são superiores á pressão de vapor do exterior. Como o fluxo é sempre da alta pressão para a mais baixa pressão entenderá que de facto o fluxo será do interior para o exterior.
    Poderá no mesmo gráfico simular outra situações.

    Cumprimentos.
      Gráfico.jpg

    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunoneiva75

 
0.0213 seg. NEW