Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Gostaria de obter a vossa opinião quanto a um assunto, do qual não estou muito satisfeita.

Estou a tentar sinalizar a compra de um apartamento com o valor de 5.000€. O bloco irá iniciar a sua construção em breve e prevê-se a finalização em Fevereiro de 2012.

A minha exigência à imobiliária e construtor foi a seguinte: pagamento do sinal conforme acordado, contudo, caso não haja aprovação do crédito habitação (nunca se sabe como as coisas estarão em 2012!) queremos a restituição total do sinal.

No entanto, o construtor não aceita indicando que pode não conseguir vender o apartamento depois (lembro que o bloco está quase todo vendido e ainda falta um ano e meio!). Em alternativa propôs o seguinte: pagamento do sinal, sendo que poderíamos desistir do negócio até 3 meses antes da finalização da obra/escritura, com a restituição do sinal.

Não me parece que seja uma boa política... até porque eu só desisto do negócio se não tiver crédito e não me vou arriscar a perder o sinal. Além disso, para sinalizar está tudo OK, depois em caso de devolução.... nunca se sabe!

Assim, não sei o que fazer... desistir do negócio ou aceitar estas condições?!

Por favor, deêm-me a vossa opinião.

Obrigada!

Elsa Silva
    •  
      FD
    • 4 agosto 2010

# 2

Colocado por: elsasilvaprevê-se a finalização em Fevereiro de 2012

E essa previsão fica inscrita no CPCV? E há penalizações ou possibilidade de resolver o contrato se esse prazo não for cumprido?

Na minha opinião, reduza o sinal a 2.000€ agora e diga que entrega os restantes 3.000€ até 3 meses antes da conclusão da obra (o prazo para desistir do negócio). Mantenha a opção de desistir do negócio no mesmo período e aprove o crédito a partir de 6 meses antes da conclusão da obra. Dessa forma, saberá se tem o crédito ou não aprovado e pode desistir na mesma do negócio sem dar qualquer tipo de justificação ao construtor.
    Tem é que ter certeza absoluta (ficar por escrito) de quando é que a casa irá estar pronta...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elsasilva
  2.  # 3

Obrigada pela resposta!!!

Tudo o que fosse combinado teria de estar no CPCV! Doutra forma, não há negócio....

É possível aprovar o crédito 6 meses antes da obra estar concluída? Tanto quanto sei seriam apenas simulações, as quais podem variam muito ao longo desse periodo, não é verdade?

Há ainda outro factor importante: neste momento eu tenho uma situação profissional estável, sou efectiva e o meu IRS é de 11000€. Contudo, o meu namorado vai iniciar-se como Empresário em Nome Individual a partir de Agosto. Actualmente, trabalha "clandestinamente", logo, não faz desconto... não tem IRS.

A partir de Setembro de 2010 esta situação irá alterar-se. Irá colectar-se e ter rendimentos, tudo certinho...
    2011 já será um ano normal.

Para efeitos do crédito, é necessário apresentação de IRS dos dois. Imaginemos que o pedido de crédito seria feito em Fevereiro de 2012, o IRS seria o de 2010? Ou do de 2011(ainda não apresentado às finanças - só em Abril)?

Se for o de 2010 somos claramente penalizados precisando de fiadores para o crédito (o que não queríamos).
  3.  # 4

1. FD, 2.000€ para fazer um CPCV de um apartamento é manifestamente pouco.
    Mesmo que, 3 meses antes da conclusão prevista, o «reforce» com 3.000€.
    Mas não há nada como tentar...

2. Elisa, na perspectiva dos bancos a sua situação é periclitante.
    Parece-me melhor tentar obter IMEDIATAMENTE - antes de assinar o CPCV - dos bancos a garantia que lhe dão o empréstimo com as Vossas condições actuais, mesmo que para isso lhe peçam fiadores.
    Em Fevereiro de 2012, ainda não terá os documentos do IRS de 2011, pelo que serão as condições de 2010 que vão contar.

3. A propósito, Elisa.
    Você vai assinar um contrato que envolve uma data de anos do seu vencimento, que a vai agarrar a um empréstimo durante uma série de anos, e ainda não consultou um advogado para ele se pronunciar sobre as questões legais ?!?
    Uma consulta deverá custar uns 75 euros, e poderá livrá-la de um monte de sarilhos.
    Ele que leia a minuta do CPCV (ANTES de você o assinar!).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elsasilva
  4.  # 5

Luís KW,

Obrigada pela resposta!

O facto do banco pedir o IRS de 2010 é, claramente, uma grande desvantagem... Não é possível apresentar os recibos de vencimento de 2011?

Por esse motivo, é que queremos que o construtor no devolva o valor do sinal caso o crédito não seja aprovado, mas ele só aceita até 3 meses antes.... ora, em 3 meses as simulações dos bancos mudam...

Ainda não tenho minuta do CPCV porque ainda não cheguei a acordo com o construtor. A questão dos 3 meses não me convence...

E se o banco disser que concede o crédito 3 meses antes e depois recusar?! É possível, não é?
    •  
      FD
    • 4 agosto 2010 editado

# 6

Colocado por: Luis K. W.1. FD, 2.000€ para fazer um CPCV de um apartamento é manifestamente pouco.

E porque é que é pouco?

Colocado por: elsasilvaE se o banco disser que concede o crédito 3 meses antes e depois recusar?! É possível, não é?

Normalmente, as aprovações de crédito são válidas por 6 meses, por isso lhe disse para pedir o crédito 6 meses antes, com 2 meses para a aprovação, fica 1 mês para decidir se quer ou não ficar com a casa.
  5.  # 7

Obrigada por todas as respostas e ajuda!

Eu e o meu namorado decidimos que vamos manter as nossas condições, que não me parece que sejam de todo disparatadas.

A questão do sinal parece-me bastante razoáve e, pelas pesquisas que fiz, parece-me ser até recomendação da DECO.

Portanto, é preciso sermos firmes para assegurar o menor risco possível.

Obrigada novamente!

0.0111 seg. NEW