Iniciar sessão ou registar-se
    • maat
    • 4 agosto 2010 editado

     # 1

    Bom dia,

    Vou instalar uma Cisterna\reservatório para recolha de aguas pluviais e posterior reutilização para rega e afins.

    Já pedi algumas cotações. Alguém tem experiencia na instalação deste tipo de reservatórios ?

    - preços ?
    - Que tipo de estrutura deve acolher a mesma - lage, murete ?
    - Compraram já com a bomba , filtros etc ?
  1.  # 2

    Boas.

    Tenho uma duvida idêntica, qual o preço por metro quadrado para a construção de uma cisterna com 49m2, com muros em betão e placa a fechar?

    Agradecia uma ajudinha :)
  2.  # 3

    Boas

    Vamos admitir que terá (medidas interiores): 5,0 m x 5,0 m x 2,30 m (2 m de altura de líquido + 0,30 até à laje)
    Pode contar - em média - com:
    - Betão na laje de cobertura aprox. 4 m3
    - Betão na laje de fundação aprox. 6,5 m3
    - Betão de regularização aprox. 2,5 m3
    - betão nas paredes aprox. 7 m3
    Escavação (com folga para trabalhar) 80 / 85 m3.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 4

    No meu caso as medidas da cisterna a construir são de 7,00x7,00 com um muro de 1,20m de altura.

    Estava a pensar executar o muro com 20cm de espessura e malha dupla de ferro de 10mm.
    A placa executar em vigotas e abobadilhas de cimento, com uma malha de ferro de 10mm por cima.

    O cliente quer colocar 30cm de terra por cima das cisterna.

    Será esta a solução ideal?
  4.  # 5

    Boas

    Acho que não. Para 7 m de vão e terra por cima, acho que a laje de vigotas não é indicada.
    Para essa altura , 15 cm chegam bem para as paredes.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 6

    Boas,

    Será que alguem já tem valores para a dita cisterna???

    Grato
  6.  # 7

    Seja que preço for, vai andar uma eternidade até obter retorno do investimento.
  7.  # 8

    Sem contar que não gasta na água da rede, mas gasta a energia a retirar a água para a rega... a não ser que também esta seja à base de paineis solares :D
  8.  # 9

    O user "eu"

    disse que, para a recolha de aguas pluviais, tinha uma solução mais económica do que a cisterna, será que já nos pode apresentar a mesma?
  9.  # 10

    o aproveitamento de águas pluviais e simples de fazer mas tem algumas normas e o que se pensa de fazer um reservatorio enorme para aproveitar o maximo e um engano pois põe em causa a qualidade da agua a cisterna deve ser bem dimensionada para poder fazer o transbordo deve ser estanque para não entrar águas dos terrenos e com um bom sistema de filtragem da agua antes de ir para a cisterna.a cisterna tem de ser calculada de modo a que faça,a oxigenação,e a renovação pois se isso não acontecer vai haver osmose da agua que ficara com maus cheiros. www.ambiaqua.com
  10.  # 11

    Boa tarde,

    Tenho a cisterna para recolha de águas pluvais construída (aprox. 50m3), mas ainda não sei como deverei fazer a filtragem da água proveniente da drenagem das águas da cobertura.

    Pela pesquisa que fiz no fórum, não percebi se os que optaram por fazer uma cisterna, se construiram uma caixa de visita para recepção das águas pluviais entre a drenagem das águas pluviais e a cisterna, ou se optaram por outro sistema, por exemplo, uma filtragem a jusante da cisterna para abastecimento da água na moradia.
    Se tiverem construído essa caixa de visita a montante da cisterna, colocaram um sistema de filtragem (http://www.ecoagua.pt/sbo/files/CATALOGO3PTECHNIK.pdf) ou fizeram uma caixa sifonada que transborda para a cisterna ou idealizaram outro sistema?

    Obrigado
  11.  # 12

    Enquanto não encontro uma solução que evite a compra do filtro, aproveito para deixar um estudo do SAAP:

    http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/60529/2/Texto%20integral.pdf

    cumps
  12.  # 13

    Pesquisei e este é o tópico mais próximo que eu encontrei para colocar as minhas dúvidas. Como sabem o país está mal e cada vez pior, como tal desde à uns anos comecei a investir na horta familiar e com bons resultados. O pior é ter água no verão, é que no terreno dos meus pais não há furo ou poço e por isso pensei em fazer um reservatório de água para recolher as águas pluviais. Como não tenho muito dinheiro, pensei eu mesmo construir o dito cujo SOZINHO. Pesquisei e encontrei estes vídeos no youtube:


    http://www.youtube.com/watch?v=Xz03yCpAf1s&hd=1

    http://www.youtube.com/watch?v=U7IGsG0TzUo


    Acham que um depósito feito assim durava mais do que uns poucos anos? Acham que a qualidade da água seria boa suficiente para usar para a rega da horta?
    • argo
    • 25 outubro 2012

     # 14

    Colocado por: electraoBoa tarde,

    Tenho a cisterna para recolha de águas pluvais construída (aprox. 50m3), mas ainda não sei como deverei fazer a filtragem da água proveniente da drenagem das águas da cobertura.

    Pela pesquisa que fiz no fórum, não percebi se os que optaram por fazer uma cisterna, se construiram uma caixa de visita para recepção das águas pluviais entre a drenagem das águas pluviais e a cisterna, ou se optaram por outro sistema, por exemplo, uma filtragem a jusante da cisterna para abastecimento da água na moradia.
    Se tiverem construído essa caixa de visita a montante da cisterna, colocaram um sistema de filtragem (http://www.ecoagua.pt/sbo/files/CATALOGO3PTECHNIK.pdf) ou fizeram uma caixa sifonada que transborda para a cisterna ou idealizaram outro sistema?

    Obrigado


    Nada como o saber antigo, as casas antigas algarvias com cisterna tem uma caixa sifonada com cerca de 50 X 50 X 50 cm. Facilmente podes aplicar qualquer filtro no tubo de saida elevado (entrada para a cisterna), desde a rede de galinheiro ou a meia branca das raquetes ao mais sofisticado filtro.
  13.  # 15

    podem ir aqui e ver as soluções deles!!! http://www.roth-portugal.com/51.htm
  14.  # 16

    Ó chefe, mas isso é para quem pode, não é para quem quer. Eu quero fazer isso a preço da Maria Cachucha, porque pilím não há.

    Já agora, o site é da Roth Portugal. e os textos são em Castelhano?! Vão para a PQP!!!

    PS: obrigado pela informação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  15.  # 17

    Colocado por: branco.valterJá agora, o site é da Roth Portugal. e os textos são em Castelhano?! Vão para a PQP!!!


    não sou eu que faço os sites!!



    Colocado por: branco.valterÓ chefe, mas isso é para quem pode, não é para quem quer. Eu quero fazer isso a preço da Maria Cachucha, porque pilím não há.


    é vem quem lhe arranje pedra e fazer um tanque á antiga!!!! mais barato não me vem á cabeça!!!
  16.  # 18

    Eu mandei-os para a PQP, não o Sérgio. ;o)

    E se soubesse como se faz...seria isso mesmo que faria! Já agora a solução que eu encontrei no youtube, acha que dura mais do que uns 2/3 anitos?
  17.  # 19

    Colocado por: electraoEnquanto não encontro uma solução que evite a compra do filtro, aproveito para deixar um estudo do SAAP:


    tem aqui uma ideia que ja a vi não sei aonde é mais ó menos o seguinte a ver se desenhei bem
      chuva.jpg
  18.  # 20

    Colocado por: branco.valterE se soubesse como se faz...seria isso mesmo que faria! Já agora a solução que eu encontrei no youtube, acha que dura mais do que uns 2/3 anitos?


    sinceramente não sei, nunca vi disso ao vivo nem com aquela espessura!
    pode tentar fazer algo no genero em tijolo, e depois ceresitar bem a parte de dentro mas mesmo assim não sei mesmo não sou a pessoa indicada!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
 
0.0213 seg. NEW