Penso que seria útil discutirmos o processo de negociação com vista á construção de uma moradia. Pretendo saber a partir de diferentes experiências quanto se consegue baixar um orçamento inicial. Neste momento tenho vários orçamentos e vou começar a negocia-los, qual a melhor técnica de negociação? Fazer uma proposta 20% abaixo é aceitável neste momento com os condicionalismos do mercado? Afinal vale a pena negociar um orçamento? O melhor orçamento que recebemos pode ainda ser negociado? Em que percentagens? Gostava que dessem as vossa opiniões e se possível relatassem experiências de negociação. Obrigado!
qualquer empresa actualmente, está a praticar preços que praticamente só dão para cobrir as despesas o sr. Serrano ainda quer negociar esses orçamentos em menos 20% SE já estamos em crise, então...
Tenho algumas dúvidas sobre isso! Há 2 anos atrás pedi orçamentos desta moradia com cave, entretanto alterei o projecto e retirei a cave. Para surpresa minha estou a receber orçamentos iguais ou mais caros para construir a casa agora sem cave. Parece que a crise está a inflacionar os preços.
20%? Há já algum tempo que neste sector qualquer empresa credível e que queira manter-se no mercado não pratica margens de lucro dessa grandeza. Se por ventura conseguir alguém que lhe faça uma redução dessa grandeza das duas três. Ou estava 25% acima do valor justo e reduzindo 20 ainda vai ter uma margem de lucro de 5% e então a obra poderá correr sobre rodas. Ou estava no limite e vai ter prejuízo pelo que em algum lado vai ter que aldrabar. Ou já está no RED LINE e decidiu fazer obra para pagar despesas. Esta é a pior das situações por denota uma falta de estratégia empresarial e ou a sua obra é a 1ª em que isto acontece ou então corre o risco de chegar a meio da obra e o empreiteiro já estar atolado em dividas ao ponto de lhe abandonar a obra. Pense bem. Antes de propor qualquer tipo de redução verifique se os seus preços estão dentro da média do mercado. Verifique e estabilidade financeira do empreiteiro.
Tem orçamentos mais caros que há 2 anos? As empresas são as mesmas? Qual foi o grau de evolução dessas empresas? Lembre-se que há 2 anos atrás ainda era fácil trabalhar "meio à candonga" hoje o cerco está cada vez mais apertado e os encargos das empresas são diferentes.
Os empreiteiros não são os mesmos. Mas todos os orçamentos que recebi nesta fase, são mais altos que os recebidos há 2 anos quando a casa tinha cave. Sempre me disseram que uma cave podia ter um custo de 10.000 euros na especialidade de tolha e pedreiro. A verdade é que as minhas contas saíram furadas! E nesta fase estou obviamente a negociar. Dou um exemplo concreto. Tenho um orçamento para piso radiante eléctrico no valor de 4.100 Euros + IVA. A minha ideia é tentar que a mesma empresa efectue também o serviço de aspiração central e de painéis solares visto que tem bons preços. Pergunto – Não é normal ou até recomendável que tente negociar um desconto global de 10% alegando que vou fazer os 3 serviços naquela empresa?! Parece-me lógico! Ou não?!
O facto de adjudicar vários trabalhos á mesma empresa deixa-o numa posição mais confortável para poder negociar isso é um facto. È certo que hoje o DO está hoje numa melhor posição para negociar desde que tenha consciência que está a negociar valores aceitáveis.
EU vou ser muito sincero, por um lado não tenho nada a defender, pois sou tb um cliente... Estou desde o inicio de julho a receber orçamentos para o terminus de uma vivenda, posso dizer que isso do valor de mercado é algo bonito de se dizer, mas muito subjectivo, a titulo de ex. consigo ter orçamentos para o mesmo serviço segundo a lista de trabalhos detalhada que podem variar entre 80 a 90% , logo aqui é no minimo estranho... depois a questão da negociação... em alguns casos, esses em que o valor entra nos 80 a 90% acima do orçamento mais baixo , eu apenas digo que o valor não está competitivo relativamente á concorrência sem qualquer tipo de pressôes e do nada baixaram me o preço em 15%, isto reflecte muita coisa a meu ver... ou tentam ver se passa uma margem "generosa" ou é á "cigano"... e isto nao me aconteceu em um unico orçamento, aconteceu em vários.... o que é de lamentar , pois deixamos de compreender onde está a honestidade...