Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: FD
    Até é bastante antiga... lembro-me de ver autocarros antigos equipados com essa marca.

É Francesa (andei a cuscar o site), e realmente o nome não me é estranho, mas como marca de A/Cs é que não estava a ver.
    • pavi
    • 24 agosto 2011

# 102

Colocado por: DEUSCronio

É Francesa (andei a cuscar o site), e realmente o nome não me é estranho, mas como marca de A/Cs é que não estava a ver.

Olá de novo
    De facto é uma marca bastante antiga e que já teve alguma expressão no nosso mercado, há alguns anos atrás, com belíssimos aparelhos, bastante duráveis. A opinião que tenho da Equation é que de facto é uma das melhores marcas brancas, representadas pelo Leroy na área do AC.

PAVI
  2.  # 103

Colocado por: pavi
    Olá de novo
    De facto é uma marca bastante antiga e que já teve alguma expressão no nosso mercado, há alguns anos atrás, com belíssimos aparelhos, bastante duráveis. A opinião que tenho da Equation é que de facto é uma das melhores marcas brancas, representadas pelo Leroy na área do AC.

PAVI

PAVI, reparei que a sua conta foi criada à menos de 24h. E no pouco tempo que já cá está, já deu para entender que perceber de ACs(não só nesta Discussão como noutra). É sempre bom este forúm ter mais pessoas que possam partilhar conhecimentos de construção e equipamento de casas. Seja muito bem-vindo ao fórum!
  3.  # 104

Uma vez que tem duas marcas diferentes instaladas em casa, pode-me dizer se nota diferenças (consumos, qualidade, funcionalidades, etc) entre os Celcia e os Equation? qual prefere?

os celcia são mais feios têm um comando que parece saído dos anos 80, mas fazem menos barulho. uma vez atingida a temperatura são quase imperceptíveis. consomem um pouco menos que os equation. os celcia têm compressor toshiba. bem, pelo menos têm um autocolante que diz isso. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DEUSCronio
  4.  # 105

Lembro-me dessa promoção na Leroy. Consegiu negociar a instalação? Pois num post seu de Julho falava no preço da instação de 300€.

A instalação tb estava em promoção e não sei também se fizeram mais económico porque tinha pre instalação.
  5.  # 106

Colocado por: noves foraboas!
    posso contribuir com a minha experiência.
    tenho ac em toda a casa, e todos os equipamentos são de linha branca. são celcia (2x12k inverter + 1x9k inverter) e equation (2x 12k inverter).
    tenho um medidor de consumos ligado em permanência a um deles (celcia 12k inverter). posso afirmar, com conhecimento de causa, que depois de atingida a temperatura, o consumo dele é na ordem dos 400w. nunca passa dos 1000w de consumo, quando está à força máxima a aquecer a divisão.
    com tudo eléctrico em casa, e tudo inclui cilindro, a conta certa da edp é de 130 eur/mês.
    apenas tive um problema num celcia devido à instalação. foi prontamente resolvido pela assistência.
    os equation comprei no site do aki, em promoção, por menos 100 euros cada um.

130 euros é muito por mês, mas é preciso ver caso a caso...
    Vou esperar pela conta da EDP já com os ac's e coloco aqui o resultado.
  6.  # 107

não pode tirar elacções só por um ou dois meses de uso.
    no inverno, quando se usam mais, a factura sob substancialmente. neste verão ainda nem os ligámos. e sempre são 5 aparelhos.
    já os tenho há cerca de 2 anos, por isso as minhas contas são baseadas no uso continuado dos aparelhos.
  7.  # 108

não pode tirar elacções só por um ou dois meses de uso.
    no inverno, quando se usam mais, a factura sob substancialmente.

Exactamente...enquanto por ex eu pago 50€ agora no verao (e arrefeço)...no pico do Inverno chego a pagar 175€...a minha conta certa seria de 100€/mes...para 4 maquinas e 160m2
  8.  # 109

Como só tenho 90m2... :D
  9.  # 110

Colocado por: paviOlá de novo
    De facto é uma marca bastante antiga e que já teve alguma expressão no nosso mercado, há alguns anos atrás

foi representada pela extinta Cetec até falir, depois passou a ser distribuída pela LusoAerolica ( que entretanto alterou o nome para France-Air) e agora desde que a produção domestica deixou França e foi para a China produz para muitas marcas, coisa que até foi pioneira nos anos 60 quando produzia para a Bosch e para muitas outras marcas ( no final da linha de montagem tinham uma estante com os autocolantes das marcas todas para as quais produziam) e lançou nos nos anos 80 uma coisa chamada bomba de calor exclusivamente para aquecimento, coisa estranha na altura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noves fora
  10.  # 111

Colocado por: jrosaComo só tenho 90m2... :D

Sim, mas os 130€/mes do novesfora não são de todo muito...ele tem 5 maquinas 12+12+12+12+9...o que devera corresponder a cerca de 200m2...ou mais...
    Concordam com este comentário: noves fora
  11.  # 112

Colocado por: Pedro FernandesSim, mas os 130€/mes do novesfora não são de todo muito...ele tem 5 maquinas 12+12+12+12+9...o que devera corresponder a cerca de 200m2...ou mais...

iep. as áreas dos ac devem ser cerca de 150 m2.
    com menos btu conseguiria o mesmo efeito, mas à custa de mais ruído e de maior sobrecarga nas tomadas e de pior distribuição pelo quadro eléctrico.
    é necessário ter em atenção, e é um alerta que deixo a quem está a pensar em instalar ac, que é muito natural que tenham que contratar mais potência à edp, ou correm o risco de ter que desligar o ar condicionado cada vez que ligam o forno, a torradeira ou qualquer equipamento de grande potência.
  12.  # 113

Não concordo:~
    Tenho quase 300m2, 7 maquinas interiores e no pico (pico pico) do inverno pago +-150€. O normal no inverno são 100€, e agora muito menos. Estas estão por ventura sub-dimencionadas (diriam muitos) mas na pratica apenas uma de 12k está na velocidade media, as outrs é sempre na minima , e deixo-as ligadas 24/24h a 20-22º.

E Sim não podemos esquecer que tenho bom isolamento!!

Colocado por: noves fora
    iep. as áreas dos ac devem ser cerca de 150 m2.
    com menos btu conseguiria o mesmo efeito, mas à custa de mais ruído e de maior sobrecarga nas tomadas e de pior distribuição pelo quadro eléctrico.
    é necessário ter em atenção, e é um alerta que deixo a quem está a pensar em instalar ac, que é muito natural que tenham que contratar mais potência à edp, ou correm o risco de ter que desligar o ar condicionado cada vez que ligam o forno, a torradeira ou qualquer equipamento de grande potência.
  13.  # 114

Colocado por: noves forae é um alerta que deixo a quem está a pensar em instalar ac, que é muito natural que tenham que contratar mais potência à edp, ou correm o risco de ter que desligar o ar condicionado cada vez que ligam o forno, a torradeira ou qualquer equipamento de grande potência.

se forem usadas maquinas de baixa gama hipoteticamente é possível isto,

mas se forem de gama alta já não acontece, por exemplo a solução apresentada de 5 maquinas interiores se estiverem ligadas numa exterior multi-split o consumo TOTAL MÁXIMO é de 2300W, e qualquer contador para uma moradia deve ser no mínimo de 6,9Kva pelo que ainda fica com 4,6Kva para os restantes consumos,

PS: utilizei a conversão de 1Kw=1Kva, que é incorrecto, mas é só para exemplificar sem necessidade de rigor absoluto,
    • pavi
    • 26 agosto 2011

# 115

Bom dia
    É bom não generalizar os consumos, porque parece que ninguém se lembrou das cargas térmicas, que variam de uma habitação para outra, consoante o tipo de construção, não esquecer o tipo de chão existente, a sua orientação em relação ao sol e a quantidade de vidros em exposição directa ao sol. Como disse o Jorgealves
    o tipo de unidade em utilização conta e muito, por "vezes" as linhas brancas são menos eficientes que as de alta gama.
    Pavi
    Concordam com este comentário: noves fora
  14.  # 116

Claro que cada casa é um caso, mas se tivermos suficientes exemplos podemos comparar-mo-nos a um deles e ter ideia do que esperar. Essa de não podemos generalizar permite por exemplo enganar a malta com a historia de que o piso radeante electrico não sei caro na utilização. Ainda não vi nenhum utilizador que esteja minimamente contente com o consumo e mantenha o PRE a funcionar de forma regular. Mas não faltem é ai gente(instaladores) a dizer que não é assim ( pudera!!!).

Temos de ter algo que nos permita ter ideia entre o trigo e o joio.

por "vezes" parece-me simpatico : diria mais praticamente sempre. Não é boa ideia as marcas comercializarem os seus topos de gama nas marcas brancas.

Colocado por: paviBom dia
    É bom não generalizar os consumos, porque parece que ninguém se lembrou das cargas térmicas, que variam de uma habitação para outra, consoante o tipo de construção, não esquecer o tipo de chão existente, a sua orientação em relação ao sol e a quantidade de vidros em exposição directa ao sol. Como disse o Jorgealves
    o tipo de unidade em utilização conta e muito, por "vezes" as linhas brancas são menos eficientes que as de alta gama.
    Pavi
  15.  # 117

Colocado por: jorgealves
    se forem usadas maquinas de baixa gama hipoteticamente é possível isto,

mas se forem de gama alta já não acontece, por exemplo a solução apresentada de 5 maquinas interiores se estiverem ligadas numa exterior multi-split o consumo TOTAL MÁXIMO é de 2300W, e qualquer contador para uma moradia deve ser no mínimo de 6,9Kva pelo que ainda fica com 4,6Kva para os restantes consumos,

PS: utilizei a conversão de 1Kw=1Kva, que é incorrecto, mas é só para exemplificar sem necessidade de rigor absoluto,

é verdade. mas não nos podemos esquecer que numa casa há sempre diversos equipamentos a consumir, principalmente no inverno.
    - termoacumulador 2kw
    - forno 2kw
    - torradeira 2kw
    - tv 500w
    - pc 500w
    etc
    há tb que lembrar que muito raramente há um disjuntor afecto a cada aparelho e ac, pelo que as potências se vão acumulando... digo eu, possivelmente mal... :))
  16.  # 118

Posso dizer que tenho 45A contratados e nunca mais mandei o quadro a baixo desde que tenho apenas AC a aquecer a casa. Muitas vezes meço o consumo dos individuais e estão consomir 100 a 150w (a manter temperatura)
    os multispli gastam mais, mas tudo somado normalmente gasta menos que ter um só pequeno aquecedor a oleo (500w)!
    Não tenho cilindro , mas de resto tenho tudo, mas:
    tv 500w ???? só plasma e dos bem grandes o meu LCD convencional gasta 100-120w)
    PC 500w ??? Granda maquina tempor ai. Eu tenho dois, com 3 ecrans de 21" convencionais e não gastam isso!

é verdade. mas não nos podemos esquecer que numa casa há sempre diversos equipamentos a consumir, principalmente no inverno.
    - termoacumulador 2kw
    - forno 2kw
    - torradeira 2kw
    - tv 500w
    - pc 500w
    etc
    há tb que lembrar que muito raramente há um disjuntor afecto a cada aparelho e ac, pelo que as potências se vão acumulando... digo eu, possivelmente mal... :))
  17.  # 119

- termoacumulador 2kw
    - forno 2kw
    - torradeira 2kw
    - tv 500w
    - pc 500w
    etc

Epá tb nao exagere...uma torradeira 2kw?...eheh

O meu caso...5.75kva-25amperes...multisplit 4x(24h/dia), AQS Bomba calor, 2 tvs, 1 combinado, 1 PC, micro-ondas, iluminação, etc...no pico do Inverno funciona tudo ao mesmo tempo sem disparar o quadro...se incluir o forno electrico já dispara...como é muito pouco usado não me tem causado qq problema...de futuro e se optar por trocar a minha placa de fogao de gas para indução deverei passar para 6.9 kva-30 amperes...ainda dentro do normal para uma habitação familiar...
    • pavi
    • 27 agosto 2011

# 120

Bom dia
    No aspecto dos consumos globais, optei em minha casa por uma alimentação trifásica, o que me permitiu ter mais baixo consumo no fogão ( placas de indução) e também nos AC ao optar por unidades trifásicas consegui diminuir o consumo. Na iluminação optei em alguns casos pelos LED noutros pelas ECONOMIZADORAS, mas a maior diferença é no ar condicionado especialmente no inverno. O meu contador é de 20 Amp. como disse trifásico. Para 140 m2 gasto no inverno + - 90 € / Mês, AC ligado sempre 24 Hr. 22 graus.

PAVI

0.0349 seg. NEW