Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: paviBom dia
    No aspecto dos consumos globais, optei em minha casa por uma alimentação trifásica, o que me permitiu ter mais baixo consumo no fogão ( placas de indução) e também nos AC ao optar por unidades trifásicas consegui diminuir o consumo. Na iluminação optei em alguns casos pelos LED noutros pelas ECONOMIZADORAS, mas a maior diferença é no ar condicionado especialmente no inverno. O meu contador é de 20 Amp. como disse trifásico. Para 140 m2 gasto no inverno + - 90 € / Mês, AC ligado sempre 24 Hr. 22 graus.

PAVI

Olá,

Desculpem a minha ignorância em termos de eletricidade, mas qual as diferenças do trifásico para o monofásico e porque é que permite poupar mais?
  2.  # 122

No aspecto dos consumos globais, optei em minha casa por uma alimentação trifásica, o que me permitiu ter mais baixo consumo no fogão ( placas de indução) e também nos AC ao optar por unidades trifásicas consegui diminuir o consumo. Na iluminação optei em alguns casos pelos LED noutros pelas ECONOMIZADORAS, mas a maior diferença é no ar condicionado especialmente no inverno. O meu contador é de 20 Amp. como disse trifásico. Para 140 m2 gasto no inverno + - 90 € / Mês, AC ligado sempre 24 Hr. 22 graus.

PAVI

Tem que ser um ac especifico para trifasico?
  3.  # 123

Colocado por: DEUSCroniomas qual as diferenças do trifásico para o monofásico e porque é que permite poupar mais?

a forma de corrente trifasica é gerada na produção e na distribuição por razões logisticas, a corrente monofasica é a separação de cada uma das tres fases junto com o neutro, teoricamente a forma trifasica é mais eficiente, mas daí a dizer que se poupa nos consumos é exagerado, apesar de ter mais corrente disponivel como o que paga é a potencia, vai pagar exactamente o mesmo,

não existem muitos modelos trifasicos disponiveis, reduzindo muito as hipoteses de escolha,
  4.  # 124

PAVI

Algo não percebi...Diz que no Inverno aquece 140m2 24h/dia a 22º e tudo por 90€/mes?...Se tirar-mos o aluguer da potencia e uns 45€/mes para o consumo normal de uma familia, sobram uns 35€/mes...35€ para aquecer 140m2 a 22º??...Certamente me escapou algo, pq conheço muitos casos, e mesmo nos casos com muito bom isolamento, ninguem consegue aquecer essas areas em pleno inverno e por esses valores...muito menos a 22º...nem com ac, nem com qq outro sistema de aquecimento...
  5.  # 125

Sim gostava de saber o custo total da electecidade que gasta??
    Só para ser colocada trifásica em casa custa mais por mês, a não ser que a casa esteja como firma...
  6.  # 126

Colocado por: jorgealves
    se forem de gama alta já não acontece, por exemplo a solução apresentada de 5 maquinas interiores se estiverem ligadas numa exterior multi-split o consumo TOTAL MÁXIMO é de 2300W

jorge, pode indicar-me a referência dessa máquina pf?
    obrigado!
  7.  # 127

Colocado por: noves forapode indicar-me a referência dessa máquina pf?

Daikin modelo 5 MXS 90
    • pavi
    • 29 agosto 2011

# 128

Bom dia
    A razão dos meus baixos consumos, resume-se ao facto de a construção da casa ter bons isolamentos ( nas entradas disponho de hall de dupla entrada) e como as unidades nunca deixam de repor temperatura e serem de sistema INVERTER DC com um excelente "COP" nunca tenho consumos de "pico". O tipo de iluminação que tenho (principalmente LEDS) televisor também de LEDS frigorífico de classe A + assim como o resto da maquinaria de casa também ajuda.

PAVI
    • pavi
    • 29 agosto 2011

# 129

Olá de novo
    Esqueci de referir que o ar da casa é recuperado/renovado, por um recuperador de fluxo cruzado, cujo permutador é alimentado por um pequeno painel solar.
    Desculpem nem sempre entrar em diálogo com fluidez, mas por vezes os afazeres profissionais ocupam-me muito tempo.

PAVI
    • pavi
    • 29 agosto 2011

# 130

Só mais uma dica
    Quem quiser de facto poupar em termos de custos, no aquecimento/arrefecimento e nas águas sanitárias, desde que possua uma casa com algum terreno disponível (e que queira investir algum dinheiro), faça algumas consultas sobre GEOTERMIA vertical.

PAVI
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 131

Colocado por: paviGEOTERMIA vertical.

não quererá dizer "geotermia horizontal" ao invés de "geotermia vertical"?
    • pavi
    • 30 agosto 2011

# 132

Colocado por: jorgealves
    não quererá dizer "geotermia horizontal" ao invés de "geotermia vertical"?

Bom dia
    Quis mesmo dizer VERTICAL, por ocupar menos espaço físico e ser mais eficiente. Façam por aí uma pequena pesquisa.
    PAVI
    • pavi
    • 30 agosto 2011

# 133

Junto envio um pequeno resumo sobre geotermia. Espero que seja útil a alguém.

PAVI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh
  9.  # 134

Teoricamente é optima ideia, mas tenho ideia que os custos são de tal forma que basicamente não vamos recuperar o nosso dinheiro, comparativamente a uma bomba de calor inverter convencional.
    pelo menos em climas amenos. nos climas frios será a diferença entre funcionar a bomba ou não!!

Quem os saiba não se importa de colocar aqui um exemplo com os respectivos €€€???

Colocado por: paviJunto envio um pequeno resumo sobre geotermia. Espero que seja útil a alguém.

PAVI
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jonh
  10.  # 135

para mim o mais económico é o recuperador com caldeira. isto para quem tenha lenha, claro está. e mesmo para quem não a tenha, não fica nada dispendioso...
  11.  # 136

Mas é chato estar de serviço à caldeira a mandar lenha...
    Apenas para quem tem lenha de borla!!

Colocado por: noves forapara mim o mais económico é o recuperador com caldeira. isto para quem tenha lenha, claro está. e mesmo para quem não a tenha, não fica nada dispendioso...
  12.  # 137

ser chato é, e há a questão da cinza, do lixo da lenha, etc.
    mas é uma solução neutra a nível de carbono e com grande rendimento.
    uma tonelada de lenha da boa (oliveira e por ai) anda nos 100 euros. mesmo gastando uma tonelada de lenha por mês, que é muitaaaaaaaaaaaaa lenha, estou em crer que vale a pena.
    claro que para quem tiver moradias a coisa corre muito melhor, sobretudo pela questão do armazenamento...
  13.  # 138

Colocado por: system32mas tenho ideia que os custos são de tal forma que basicamente não vamos recuperar o nosso dinheiro

na captação horizontal, os custos não são assim tão disparatados, mas não é aplicável em qualquer terreno, a vertical precisa sempre de furo aberto ou selado,

agora a amortização do investimento é que pode demorar umas dezenas anos e o equipamento não durar tanto,
    • pavi
    • 31 agosto 2011

# 139

Bom dia
    Os custos da instalação (dependendo do terreno a perfurar e do local onde a habitação se situar), de facto como diz o jorgealves não são de facto disparatados e se a habitação estiver fora da zona de Lisboa e Vale do Tejo, poderão sempre habilitar-se a subsídios pela instalação do sistema (por ter uma bomba de calor e ser um sistema que está incluído nos "chamados ecológicos"). Na "província", este tipo de sistemas fica mais barato de instalar que nas grandes cidades. O investimento feito na "província" amortiza em + - 5 anos. Quanto à durabilidade anda pelos 20 anos.

PAVI
  14.  # 140

Lá vem a mama dos subsidios...

Os custos da instalação (dependendo do terreno a perfurar e do local onde a habitação se situar), de facto como diz o jorgealves não são de facto disparatados e se a habitação estiver fora da zona de Lisboa e Vale do Tejo, poderão sempre habilitar-se a subsídios pela instalação do sistema (por ter uma bomba de calor e ser um sistema que está incluído nos "chamados ecológicos"). Na "província", este tipo de sistemas fica mais barato de instalar que nas grandes cidades. O investimento feito na "província" amortiza em + - 5 anos. Quanto à durabilidade anda pelos 20 anos.

PAVI

0.0331 seg. NEW