Colocado por: paviBom dia
No aspecto dos consumos globais, optei em minha casa por uma alimentação trifásica, o que me permitiu ter mais baixo consumo no fogão ( placas de indução) e também nos AC ao optar por unidades trifásicas consegui diminuir o consumo. Na iluminação optei em alguns casos pelos LED noutros pelas ECONOMIZADORAS, mas a maior diferença é no ar condicionado especialmente no inverno. O meu contador é de 20 Amp. como disse trifásico. Para 140 m2 gasto no inverno + - 90 € / Mês, AC ligado sempre 24 Hr. 22 graus.
PAVI
No aspecto dos consumos globais, optei em minha casa por uma alimentação trifásica, o que me permitiu ter mais baixo consumo no fogão ( placas de indução) e também nos AC ao optar por unidades trifásicas consegui diminuir o consumo. Na iluminação optei em alguns casos pelos LED noutros pelas ECONOMIZADORAS, mas a maior diferença é no ar condicionado especialmente no inverno. O meu contador é de 20 Amp. como disse trifásico. Para 140 m2 gasto no inverno + - 90 € / Mês, AC ligado sempre 24 Hr. 22 graus.
PAVI
Colocado por: DEUSCroniomas qual as diferenças do trifásico para o monofásico e porque é que permite poupar mais?
PAVI
Colocado por: jorgealves
se forem de gama alta já não acontece, por exemplo a solução apresentada de 5 maquinas interiores se estiverem ligadas numa exterior multi-split o consumo TOTAL MÁXIMO é de 2300W
Colocado por: noves forapode indicar-me a referência dessa máquina pf?
Colocado por: paviGEOTERMIA vertical.
Colocado por: jorgealves
não quererá dizer "geotermia horizontal" ao invés de "geotermia vertical"?
Colocado por: paviJunto envio um pequeno resumo sobre geotermia. Espero que seja útil a alguém.
PAVIEstas pessoas agradeceram este comentário:Jonh
Colocado por: noves forapara mim o mais económico é o recuperador com caldeira. isto para quem tenha lenha, claro está. e mesmo para quem não a tenha, não fica nada dispendioso...
Colocado por: system32mas tenho ideia que os custos são de tal forma que basicamente não vamos recuperar o nosso dinheiro
Os custos da instalação (dependendo do terreno a perfurar e do local onde a habitação se situar), de facto como diz o jorgealves não são de facto disparatados e se a habitação estiver fora da zona de Lisboa e Vale do Tejo, poderão sempre habilitar-se a subsídios pela instalação do sistema (por ter uma bomba de calor e ser um sistema que está incluído nos "chamados ecológicos"). Na "província", este tipo de sistemas fica mais barato de instalar que nas grandes cidades. O investimento feito na "província" amortiza em + - 5 anos. Quanto à durabilidade anda pelos 20 anos.
PAVI