Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.
    Tenho estado a procurar na internet algumas respostas às minha dúvidas, mas sem sucesso. Acho que quanto mais procuro, mais confusa fico.

    Por isso, peço a alguém que me elucide/me dê opinião.

    Eu e o meu marido andamos à procura de um terreno para construirmos a nossa habitação. Partimos à procura de um terreno para construir peço seguinte. As moradias que nós gostamos ficam por 200.000€, ou mais. As mais acessíveis "não têm ponta por onde se lhe peguem". Daí surgiu a nossa ideia de construirmos a nossa casa como nós gostamos. Até porque temos familiares e amigos no ramo da construção civil e parte da construção sairá mais barata.

    Mas agora, que estamos a ver terrenos com imobiliárias temos uma grande dúvida. Vimos terrenos de áreas de 300m2 até 1000m2. Isto terrenos em zonas urbanas (pois não queremos terrenos agricolas, ou em áreas verdes).

    Estamos mais inclinados para um fabuloso terreno de 1000m2, que ainda não tem projecto. Temos um amigo arquitecto que nos faz o projecto por um valor mais acessivel. Sabemos que a nível de baixadas (água, luz, etc.) será um pouco caro.

    O que eu queria que alguém me dissesse é qual fica mais caro, a construção de uma moradia térrea ou uma moradia com 3 pisos (garagem, primeiro andar e segundo andar). De uma forma geral, sem contabilizar os acabamentos que sabemos que isso é o mais caro e em alguns deles temos muito desconto (por exemplo, azulejos, tijoleiras, artigos sanitários, tintas, soalhos, portas madeira)

    Na minha opinião, julgo que o mais caro será a moradia de 3 pisos, pois tem de ter mais fundações, escavações, mais ferro, já uma terrea nao necessita de tantas fundações... Mas eu não percebo nada de construção.

    Agradeço a quem me ajudar. Nós estamos com essa dúvida mais porque se ficarmos com esse terreno de 1000m2 porque fazer um mausoléu de 3 pisos quando temos espaço para uma terrea com piscina.

    Obrigada pela ajuda!
    •  
      FD
    • 5 agosto 2010

     # 2

    Do que tenho lido por aqui, e reforço isto, do que tenho lido, para a mesma área de construção, é mais cara a térrea.
    Porquê? Mais fundações, mais telhado, mais lajes (numa construção em altura, o chão de um piso é o tecto de outro), etc.
  2.  # 3

    Colocado por: FDDo que tenho lido por aqui, e reforço isto, do que tenho lido, para a mesma área de construção, é mais cara a térrea.
    Porquê? Mais fundações, mais telhado, mais lajes (numa construção em altura, o chão de um piso é o tecto de outro), etc.


    Concordo inteiramente.
    Senão faça estas contas:
    Se necessitar de uma casa com 200m2, para a realizar em 2 pisos serão 100m2 por piso. Logo menos 10m2 de cobertura, menos 100m2 de fundações, menos 100m2 de laje térrea, etc, etc.
    A diferença na robustez da estrutura entre uma e outra solução é insignificante. Haverá apenas a acrescentar a escada.
    Por outro lado se o terreno for de 1000m2 como diz, não faz muito sentido construir em altura. Até que vamos todos para velhos e ficamos prisioneiros na nossa própria casa por não podermos subir as escadas.
  3.  # 4

    Correcção: área de cobertura 100m2.
 
0.0103 seg. NEW