Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas
    aquando da construcao da minha moradia , por opcao propria , nao deixei qualquer tipo de ventilacao entre a lage de piso e o terreno...
    A pergunta è : em funcao do que tenho lido , a opcao se calhar nao foi a melhor ( para ja nao tenho qualquer tipo de problema pela opcao tomada) de qualquer das
    formas , quais os problemas ( eventuais ) inerentes à mesma opcao...
    Obrigado
  2.  # 2

Um deles certamente poderá ser humidade.
  3.  # 3

Essa zona vai ser sempre uma zona bastante humida e quente. Por tal vai haver condensações na parte inferior da laje e pilares. Em função do grau de condensação pode haver humidades que sobem por capilaridade nestes elementos.
  4.  # 4

mas ao menos isolou termicamente e impermeabilizou toda essa laje ?
  5.  # 5

levou cerca de 10 cm de leca...
  6.  # 6

e em termos térmicos, como está a "responder" o r/c ?
    penso que só com o tempo é que poderá vir a ter problemas de humidade e variando consoante o tipo de solo e ainda dos niveis friáticos do mesmo, ou seja com humidades ascendentes por capilaridade e condensação.
  7.  # 7

Como disse para já ,nao tenho qualquer tipo de queixa, em termos termicos ,nestas semanas de imenso calor a temperatura interior no r/c nao passou dos 27 graus ( computador de bordo ) , ja agora no inverno passado nunca baixou dos 20 graus
  8.  # 8

por um lado o facto de essa caixa não ter ventilação, está talvez a ser benéfico em termos térmicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nbastos
  9.  # 9

Colocado por: marco1por um lado o facto de essa caixa não ter ventilação, está talvez a ser benéfico em termos térmicos.

Estas pessoas agradeceram este comentário:nbastos

a minha " cisma" pela opcao tomada foi precisamente essa , mesmo podendo por em causa outros eventuais problemas ( de qualquer das maneiras c/ ventilacao não seria garantido a nao existencia de humidade , foi um risco que decidi correr )
  10.  # 10

Quando fez a escavação para as fundações que tipo de terreno encontrou e como é o nivel fratico dessa zona?
  11.  # 11

O nivel freatico situa-se a cerca de 7 a 8 de profundidade, o terreno salao duro...
  12.  # 12

Nesse caso e teoricamente não deverá ter problemas pois as condensações esxistentes serão minimas.
  13.  # 13

Pois , foi isso que pensei , mas sabe como é quando de toma uma opcao tradicionalmente " incorrecta" vêem logo a terreiro dizerem-nos , é pá vais ter problemas
    vais-te arrepender , em todas as casas que fiz tinham todas ventilacao...etc , etc. dai a minha questao aqui no forum...
  14.  # 14

Já agora em média qual é "o pé direito" da caixa de ar que tem entre o terreno e a parte inferior da laje?
  15.  # 15

Cerca de 60cm
  16.  # 16

Bem não é muito. O que faz com que a probabilidade de condensação seja maior.
    Não tem hipotese de construir um alçapão de forma a que possa ir inspecionado essa zona em especial no inverno?
    Conheço um caso em que a caixa de ar tem cerca de 140m. está ventilada com três tubos de 110 na fachada Norte e 3 na fachada sul.
    Porque o terreno era barro foi feita uma drenagem em toda a periferia da casa com pendentes bem acentuadas e a descarregar num poço.
    Existe um alçapão para controlo desta zona e no inverno passado tinha-mos temperaturas de 35 graus naquela zona a humidade era tanta que a parte inferior da laje estava completamente ensopada e a pingar.
  17.  # 17

Neste momento é impossivel , mas esperemos que a haver alguma humidade o poco existente ajude tambem a dissipar a mesma...
  18.  # 18

Esse poço tem drenagem para o exterior? Porque o problema destes espaço é que são sempre bastante quentes o que faz com que qualquer humidade existente evapore rapidamente indo condensar-se onde não deve.
  19.  # 19

O poco existente é no exterior ...
  20.  # 20

Bem nesse caso é mais fácil você controlar o nível de água que existe naquela zona

0.0193 seg. NEW