Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    viva,
    Tenho o projecto da minha futura habitação em fase de licença e ainda tenho dúvidas quanto ao modo/local de aplicar a caixilharia de alumínio e estores. Algumas dúvidas:
    - Janela de correr ou de oscilo-batente, sabendo que as janelas têm 2,20 m de largura?

    - Janela alinhada com a parede interior ou encostado aos estores exteriores?

    - Tenho uma janela de 5,20 m. Qual a melhor solução, sabendo que quero colocar estores exteriores?

    Desde já, obrigado pelas vossas opiniões.
    Concordam com este comentário: pee2002
    • P+V
    • 5 agosto 2010

     # 2

    Projecto de execução?... Não?
  2.  # 3

    Colocado por: P+V ARQProjecto de execução?... Não?

    Pois , mas para isso é preciso definir o que realmente quer , tentando perceber vantagens e desvantagens...
  3.  # 4

    Só hà vantagens nos projectos de execução... poupa logo muito em obra! Para alem disso eu não precisei de ter a certeza do que queria pois o Arq propôs muita coisa e depois escolhemos o que queriamos com base na qualidade /preço médio. É para isso que pagamos um Proj Execução, para proporem e darem soluções caso contrário fazemos o trabalho por eles não? Qt às caixilharias, vamos pedir orçamentos a 3 marcas e depois decidimos.
  4.  # 5

    Obrigado pelos comentários, mas, as minhas duvidas mantém-se.

    Vou fazer um projecto de execução, mas gostaria de perceber as melhores opções para não aceitar propostas às cegas. Por exemplo, o arquitecto propõe janelas de correr, mas será a melhor opção??? a Oscilo batente isola melhor (é o que dizem), mas parece que rouba mt espaço a abrir...

    E os 5,20m de janela, o arquitecto propõe duas janelas de 2,60m. Preferia uma solução de caixa tripla para a totalidade da janela, mas o estore com 5,20 m é viável???
  5.  # 6

    Colocado por: filcarrObrigado pelos comentários, mas, as minhas duvidas mantém-se.

    Vou fazer um projecto de execução, mas gostaria de perceber as melhores opções para não aceitar propostas às cegas. Por exemplo, o arquitecto propõe janelas de correr, mas será a melhor opção??? a Oscilo batente isola melhor (é o que dizem), mas parece que rouba mt espaço a abrir...

    E os 5,20m de janela, o arquitecto propõe duas janelas de 2,60m. Preferia uma solução de caixa tripla para a totalidade da janela, mas o estore com 5,20 m é viável???


    Diga lá em que zona se encontra,e se os vãos estão virados para noroeste,norte,ou nordeste.
    Diga também as dimensões...largura/altura.
    • naar
    • 5 agosto 2010

     # 7

    Oscilo batente isola melhor (é o que dizem),


    Uma má janela oscilo-batente pode isolar pior que uma boa janela de correr, depende das marcas e séries. (Sr. Rocha, chamado á cabine de som :))

    mas parece que rouba mt espaço a abrir...


    Depende se necessita do espaço junto das janelas/portas, tem que ter cuidado e trabalho com os cortinados

    mas o estore com 5,20 m é viável???


    Só até 4,00mt, salvo opinião contrária.
  6.  # 8

    Colocado por: naar

    Uma má janela oscilo-batente pode isolar pior que uma boa janela de correr, depende das marcas e séries. (Sr. Rocha, chamado á cabine de som
    :))
    É verdade,e também depende da concepção,aqui só se fala no produto,mas ninguém fala na qualidade de execução.



    Depende se necessita do espaço junto das janelas/portas, tem que ter cuidado e trabalho com os cortinados
    Também muitas vezes é preferível estar aberto um oscilobatente que uma janela de correr por causa dos cortinados


    É inviável

    Só até 4,00mt, salvo opinião contrária.


    Pode ir até 4500 se forem Alupac,embora se possa abusar um pouco para além dos 4 metros se forem com esteiras estrudidas,mas que não passe muito dos 2 metros de altura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  7.  # 9

    Sr. Rocha,

    Existem janelas a Sul e a janela de 5,2 é a poente..., mas,

    O que tem a ver a orientação solar com o tipo de janela?
  8.  # 10

    Vou só fazer um pequeno comentário sobre este assunto, parece que é de pouca relevância mas, está a passar-se comigo.
    Comprei uma casa há 2 anos e meio, tem janelas de correr com vidros duplos. Quatro dessas janelas(portas) estão inseridas numa varanda minúscula, nem sabem a ginástica que tenho de fazer para as limpar por fora, e eu até sou magrinha. Também tenho uma janela(porta) que tem um "gradeamento" à frente. a janela está de tal modo encostada ao gradeamento que se torna quase impossível de limpar.
    Sempre que me dedico à tarefa das limpezas, farto-me de maldizer a pessoa que projectou e colocou este tipo de janelas neste edifício.

    Neste caso, se as janelas fossem batentes seriam mais fáceis de limpar.
    •  
      FD
    • 6 agosto 2010

     # 11

    Tem que as tirar para as poder limpar... é só pegar na porta/janela, puxar para cima, rodar em compasso e colocá-las num sítio onde possa limpar.
    Tem que ter força de braços mas, é uma forma "fácil" de as limpar.
  9.  # 12

    Colocado por: FDTem que as tirar para as poder limpar... é só pegar na porta/janela, puxar para cima, rodar em compasso e colocá-las num sítio onde possa limpar.
    Tem que ter força de braços mas, é uma forma "fácil" de as limpar.


    Não é solução para quem tenha pouca força,desde logo mau trabalho,ou solicitação por questão de preço.

    Rocha
  10.  # 13

    Pois, mas como a habitação é rés do chão e n vai ter gradeamentos essa questão da limpeza não se coloca.
    Tendo a janela (porta) 2,20m, será funcional porta de 0,8m batente e o restante vidro fixo???
  11.  # 14

    Colocado por: filcarrPois, mas como a habitação é rés do chão e n vai ter gradeamentos essa questão da limpeza não se coloca.
    Tendo a janela (porta) 2,20m, será funcional porta de 0,8m batente e o restante vidro fixo???


    Se diz que é r/c e o problema da limpesa não se coloca;porque não?
  12.  # 15

    Colocado por: filcarrPois, mas como a habitação é rés do chão e n vai ter gradeamentos essa questão da limpeza não se coloca.
    Tendo a janela (porta) 2,20m, será funcional porta de 0,8m batente e o restante vidro fixo???


    Não se esqueça de pedir em oscilobatente.
  13.  # 16

    filcarr

    algo me diz que o seu arquitecto até está a pensar bem, neste seu caso eu cá optaria por tudo de correr, recorrendo como é evidente a bons materiais e boa execução.
    Na minha optica, regra geral, é uma pena ter grandes vãos em moradia no piso terreo, e não poder disfrutar de os abrir o máximo possivel.
    No caso dos tais 5,2 talvez fizesse em tres panos de correr. CUIDADO com isso a poente, pois no verão pode ser complicado tanto sol a entrar, tente plantar algo no jardim nesse lado de modo a atenuar.
  14.  # 17

    Colocado por: marco1filcarr

    algo me diz que o seu arquitecto até está a pensar bem, neste seu caso eu cá optaria por tudo de correr, recorrendo como é evidente a bons materiais e boa execução.
    Na minha optica, regra geral, é uma pena ter grandes vãos em moradia no piso terreo, e não poder disfrutar de os abrir o máximo possivel.
    No caso dos tais 5,2 talvez fizesse em tres panos de correr. CUIDADO com isso a poente, pois no verão pode ser complicado tanto sol a entrar, tente plantar algo no jardim nesse lado de modo a atenuar.


    Se estiver em zona B de correr não serve.
  15.  # 18

    Jorge Rocha

    podia facultar-me, ou então dizer-me onde posso consultar as diversas zonas em relação a este tema.
  16.  # 19

    Boas

    Decreto-Lei nº 235/83 de 31 de Maio (Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes)

    CAPÍTULO V
    Acção do Vento

    Art.º 20 – Zonamento do território

    Para efeitos da quantificação da acção do vento, considera-se o País dividido nas zonas seguintes:

    Zona A – a generalidade do território, excepto as regiões pertencentes à zona B
    Zona B – o arquipélagos dos Açores e da Madeira e as regiões do continente situadas numa faixa costeira com 5 Km de largura ou a altitudes superiores a 600 m.

    No caso, porém, de locais situados na zona A cujas condições de orografia determinem exposição ao vento particularmente desfavorável, como pode acontecer em vales e estuários, tais locais devem ser considerados como pertencentes à zona B.


    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, electrao
  17.  # 20

    Houve aqui um tipo do Monte do Regato que mostrou um link com esses pormenores...não me lembro em que discução.
 
0.0198 seg. NEW