Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

hfviegas
    Olhe que isto das "luvas" na função publica já è quase um mito.
    Até nos municípios mais pequenos hoje aqueles que tem poder de decisão são cada vez mais. Já não é como antigamente que se dava um porco ao sr. engenheiro X ou Y e as coisa eram todas aprovadas.
    Hoje è preciso quase ter uma pocilga
    • Neon
    • 10 agosto 2010 editado

# 22

Colocado por: hfviegasOlhe, se calhar porque tanto os que entregam a documentação como os que recebem a documentação não se actualizam com a legislação que vai saindo

Touché :)

As razões porque está a ser tão difícil acabar com os mangas de alpaca

Atenção que se trata da minha opinião pessoal

Técnicos das camaras
    Quem aprecia os projectos, não se quer andar a incomodar e a arreliar com problemas e factos já consumados, e prefere enfrenta-los quando ainda não estão materializados

Políticos e gestores
    Como as taxas cobradas agora tem que ser fundamentadas, com menos intervenção técnico administrativa, terão que baixar as taxas e consequentemente as receitazinhas próprias.
    Por outro lado, nenhum politico gosta de ter funcionarios na rua a propor o levantamento de autos de embargo, demolições e a instauração de processos de contra-ordenação

Particulares/investidores
    Não estão para se chatear com a pesadíssima maquina do estado, arrastando questões pelos tribunais durante anos a fio.
    Além disso, o que é de lamentar, receiam represálias

Técnicos autores de projectos
    Ninguém é inocente ao ponto de ignorar que uma grande percentagem de quem faz projecto são profissionais incapazes, ou pelo menos se se especializam numa coisa, não deviam aceitar outra onde não estão à vontade.
    E a verdade verdadinha, é que quando a coisa dá borrasca, temos uma postura diferente e até um certo conforto quando se sabe que os técnicos das instituições apreciaram a proposta, não com base no termos de responsabilidade mas sim com uma análise bem mais aprofundada. Verdade ou mentira?

Em suma, apesar do Sô Sócrates, andar a dar porrada na burocracia, vai-se a ver, e convem à maioria que ela exista.
    Digo à maioria, porque também reconheço que há alguns técnicos (muito poucos) que sabem bem o que fazem, e o erro (sim porque todos nós erramos) é a excepção e não a regra.

Abracinhos
  2.  # 23

Conheço um camara municipal onde á alguns anos atrás entravam 5000 processos ano e demorava1/2 anos a aprovar.
    Agora, entram 1000/1500 anos e demoram 2/8 anos a aprovar, e tem o dobro, sim o dobro dos técnicos, engenheiros, arquitectos. é só incompetência e laxismo e muita muita muita teimosia e arrogância.

e sei de cada história de luvas pedidas por elementos das câmaras aos empreiteiros, que nem passa pela cabeça das pessoas.

conheci um engenheiro, que já morreu, onde ele mais 2 desenhadores, começaram ás 8 da manhã a desenhar um prédio de 10 pisos, e acabaram à meia noite, com tudo feito. começaram apenas com o levantamento topográfico e um estudo dos solos, e fizeram estrutura, gás , electricidade, água, telefone, esgotos, fachadas, acabamentos, tudo, tudo, tudo. E foi aprovado de 1ª e o prédio foi feito e ficou impecável.

só não aprovam ou reprovam um projecto em 1 a 2 semanas porque não querem.
  3.  # 24

Boas

... ele mais 2 desenhadores, começaram ás 8 da manhã a desenhar um prédio de 10 pisos, e acabaram à meia noite, com tudo feito. começaram apenas com o levantamento topográfico e um estudo dos solos, e fizeram estrutura, gás , electricidade, água, telefone, esgotos, fachadas, acabamentos, tudo, tudo, tudo

A sério? Já anda me surpreende. Ainda outro dia fui à pesca e, quando pensava estar a tirar o peixe da minha vida, qual não é o meu espanto quando vejo que, preso pelo anzol, vinha um candelabro em prata do século XVII. Garanto-vos que ainda trazia as velas acesas! Há coisas fantásticas, não há?

cumps
    José cardoso
  4.  # 25

depois de fazer as garagens e o r/ch e 1º andar era quase só copiar, os outros pisos.
    Neste caso deu tudo bem, felizmente.
    Podem não acreditar, mas é verdade.
    agora cada um tira as suas conclusões....
  5.  # 26

A minha opinião é de que as câmaras gastam demasiados recursos humanos a fiscalizar projectos e sobra pouco para desenhar as suas cidades. Porque os PDM são instrumentos de ordenamento do território, mas não servem para o desenho urbano. Que percentagem das cidades portuguesas está abrangida por Planos de Urbanização? Porque será?
    • Neon
    • 10 agosto 2010

# 27

Colocado por: Criativoconheci um engenheiro, que já morreu, onde ele mais 2 desenhadores, começaram ás 8 da manhã a desenhar um prédio de 10 pisos, e acabaram à meia noite, com tudo feito. começaram apenas com o levantamento topográfico e um estudo dos solos, e fizeram estrutura, gás , electricidade, água, telefone, esgotos, fachadas, acabamentos, tudo, tudo, tudo. E foi aprovado de 1ª e o prédio foi feito e ficou impecável.

Colocado por: Criativodepois de fazer as garagens e o r/ch e 1º andar era quase só copiar, os outros pisos.

Era precisamente disto que eu estava a falar.
    Criativo, as minhas sinceras desculpas, mas aquilo que descreve para mim é um verdadeiro acto de loucura.

Das duas uma... ou não faz a mínima ideia do que está a falar, ou então essa equipa seguia o metodo do entra porco e sai chouriço
    e ai a incompetência e a irresponsabilidade só estava de um lado ...e não preciso de dizer qual é :)

abraços
    • Neon
    • 11 agosto 2010

# 28

Colocado por: AugstHillQue percentagem das cidades portuguesas está abrangida por Planos de Urbanização? Porque será?

100% de acordo

Pelos locais onde passei, observei que existiam intenções de elaborar PP´s e Pu´s. Os que eram elaborados, raramente saiam do papel.
    Sinceramente nunca percebi.
    No local onde estou actualmente, foi recentemente elaborado um PP...e os proprietários não se entendem...é desmotivante :(
    Também não entendo, porque razão a Autarquia não expropria! A mim cheira-me a politiquices

Abraços
  6.  # 29

como disse não quero entrar em discussões pueris, sobre o caso que indiquei. Acredita quem quer, e sei o vi.
    o projecto foi efectuado, na zona de sintra, já à uns bons longos anos, as leis nesses tempos tb deveriam ser menores.
    foram 3 a fazer o projecto, acho que tinha uma pessoa a tratar da papelada( não tenho a certeza).

Mas a questão é de saber se o projecto é bem feito ou mal feito, não é se foi feito numa hora ou num ano. Os clientes não se queixaram, e a responsabilidade não é minha.
    • naar
    • 12 agosto 2010

# 30

foram 3 a fazer o projecto, acho que tinha uma pessoa a tratar da papelada( não tenho a certeza).

J Cardoso,

Apague lá uma vela do candelabro, sff :))
    •  
      FD
    • 12 agosto 2010

# 31

Colocado por: Criativona zona de sintra

Na "minha" urbanização com 10 anos na mesma zona, corre uma private joke entre os patos bravos de alguém que fez um projecto de um edifício para habitação com 5 pisos + estacionamento subterrâneo por 1.500€, na altura, 300 contos...

São testemunhos representativos da qualidade da habitação em Sintra, do melhor.
  7.  # 32

Boas

colocado por naar

J Cardoso,

Apague lá uma vela do candelabro, sff

naar, toda a gente sabe que os pescadores são uns mentirosos exageram muito. Assim sendo, tiro uma vela ao candelabro mas o Criativo tem que:

1 - acrescentar à tal equipa um engº. electrotécnico
    2 - em vez de um dia, referir uma semana.
    3 - mencionar o consumo de 114 litros de café e anfetaminas qb.

Em alternativa a tudo isto, admitir:

a) quando muito tratou-se apenas de copiar um projecto existente.
    b) a tal equipa trabalhava dentro de uma nave espacial que se deslocava a uma velocidade próxima da luz, circunstância que faz "abrandar" o ritmo do tempo.

Quanto à discussão em si, e como sou ainda algo ingénuo, espero viver o dia em que o licenciamento de uma obra - ou comunicação prévia ou o que for - seja coisa para ser aprovada dois dias.

cumps
    José Cardoso
    • naar
    • 12 agosto 2010

# 33

Quanto à discussão em si, e como sou ainda algo ingénuo, espero viver o dia em que o licenciamento de uma obra - ou comunicação prévia ou o que for - seja coisa para dois dias.

Eu não acredito que irá acontecer, sobretudo (como já alguém aqui mencionou) porque depois será muito difícil justificar os valores das taxas e licenças, a não ser que se crie uma de "urgência" :)

Cump.
  8.  # 34

j cardoso
    Se calhar foi à pesca, num palácio/museu e o candelabro trazia velas daquelas dos bolos de aniversário, difíceis de apagar.
    Por mais que supramos acendem-se sempre outra vez.

2 pisos de garagens comuns, 1piso lojas, 2 fachadas, 1 piso sótão, acho que tudo eram T2.
    Talvez o gás não tivesse incluido, não sei, já foi há bastante tempo. Tudo muito simples, 2/3 tomadas divisão,.....

Colocado por: j cardoso
    Quanto à discussão em si, e como sou ainda algo ingénuo, espero viver o dia em que o licenciamento de uma obra - ou comunicação prévia ou o que for - seja coisa para ser aprovada dois dias.

Apoiado
    • Neon
    • 12 agosto 2010

# 35

Amigo Criativo...tire lá mais qualquer coisita vá lá ;)

hehehe
  9.  # 36

Boas
    Começo eu a tirar: não foi um candelabro, foi um sapato velho com um isqueiro Bic no interior.
    E, como é evidente, o projecto demorou mais tempo a fazer e com mais gente a trabalhar. Qualquer autor de projecto pode confirmar o tempo que demora a organizar um processo completo - arquitectura e especialidades - de um edifício de 10 pisos. Não estou a falar de fazer os projectos, estou a falar apenas de organizar os processos: imprimir todos os desenhos - várias dezenas -, cortar, dobrar, furar, imprimir memórias cálculo, memórias descritivas e justificativas, furar, dividir, organizar. É coisa para ocupar três pessoas durante muitas horas. Só para rubricar todos os documentos, o técnico precisa de uma boa hora ...
    Tudo isto sem incluir a elaboração dos projectos em si que, como deve calcular, é coisa para demorar mais um bom bocado. Por isso, torno a dizer, só será possível se se tratar de copiar um processo.
    Ou então a história é igual à da pesca: de um isqueiro Bic passou a um candelabro do século não sei quantos, de duas semanas passou a algumas horas. Assim se fazem os mitos.

cumps
    José Cardoso
  10.  # 37

Boas

1 dia??? Realmente deve ser mais um mito urbano...

Cheira-me que esses senhores passaram foi um dia a tirar "ózálides" de um prédio igual que já tinham feito. Depois de cheirar tanto amoníaco, é natural que um ou outro tivesse a alucinação de que era um super-projectista e que tinha feito num dia o que outros demoram um mês (a fazer noitadas) a elaborar. Depois propagar isso "é um ar que lhe dá".

Falando agora a sério: j cardoso, aposto que o isqueiro Bic funcionava, mesmo cheio de verdete...
    • Neon
    • 13 agosto 2010

# 38

Colocado por: RC | ARQCheira-me que esses senhores passaram foi um dia a tirar "ózálides" de um prédio igual que já tinham feito. Depois de cheirar tanto amoníaco, é natural que um ou outro tivesse a alucinação de que era um super-projectista e que tinha feito num dia o que outros demoram um mês (a fazer noitadas) a elaborar. Depois propagar isso "é um ar que lhe dá".

Hahahaha muito bom :)
  11.  # 39

A Câmara de Gaia também está a publicitar através do site da Gaiurb, EM, licenciamentos num dia.
    Só que para já não consigo mais informação.
  12.  # 40

Colocado por: JotaMA Câmara de Gaia também está a publicitar através do site da Gaiurb, EM, licenciamentos num dia.
    Só que para já não consigo mais informação.

???
    Há aí uma grande confusão...

O que a Gaiurb diz é que emite os alvarás de licença de obras em 24h. Isto é, depois do projecto de arquitectura aprovado, depois dos projectos das especialidades aprovados, depois de entregar os documentos para a emissão do alvará de licença de obras. Média disto tudo: 3 meses mais 24h para a emissão do alvará de licença de obras.

Fala quem já fez bastantes projectos para Gaia, e que passa na Gaiurb quase todas as semanas...

0.0227 seg. NEW