Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite,

Gostaria de ver esclarecida uma situação ao qual me vi envolvida. Aproveito para deixar aqui a minha questão uma vez que me têm ajudado muito com outras questões.

É o seguinte: ficámos interessados numa casa (t3) cujo valor de venda era 220.000€. No entanto, como está em contrução, foi-nos proposto um desconto de 8% sobre o valor da casa se dessemos um sinal de 40.000€, ficando esta por 202.400€.

Para tal aquando da realização do CPCV demos o sinal de 40.000€ ficando o restante (162.400€) a dar na data de escritura.

Agora vem o problema...uma vez que os bancos não estão a emprestar os 100% do financiamento (excepto o BBVA) e nós precisávamos dos 100% uma vez que estes 40.000 foram emprestados por um familiar. Foi-nos aconselhado pelo mediador a dizer-mos ao banco que tínhamos adquirirido por 240.000€, o valor de empréstimo os 200.000€ e para valor de escritura (202.400€).

Entretanto, já tivémos o valor da avaliação que nos garante o empréstimo dos 200.000€.

Agora o problema é que na data da escritura só vou necessitar dos 162.400€ e o restante seria para dar 40.000€ a quem nos emprestou. Há algum problema com se fizer isto? Como vou poder faze-lo?

Deverei dizer que estou a pedir os 100% do valor do empréstimo? Qual a penalização que iremos ter por dizer agora a verdade? (dado que já está tudo ok). Uma vez que na ficha de produto do banco não dizem que não emprestam os 100% do valor do empréstimo (apesar de sabermos que não é assim), referem só que emprestam até 85% do valor da avaliação.

Agradeço desde já toda a vossa disponibilidade.
  2.  # 2

Basicamente, não há problemas!

várias e muitas pessoas pedem empréstimos e um aparte para mobilias, etc.. (tive até uma colega de trabalho que numa renegociação, como a avaliação do apartamento o permitia pagou o carro com o "excesso")

Só tem mesmo de avisar o banco de como quer fazer os pagamentos no dia da escritura: 162.400€ para o construtor e 40.000 para a sua conta bancária.

Com o banco está seguro (não existe qualquer condição contratual que esteja a violar) pois este avaliou o seu risco (o valor do apartamento) sem querer saber do preço... por isso mandam peritos...

durma descansada ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sueño
  3.  # 3

Excepto num detalhe: Crédito Habitação é para compra de habitação, o valor emprestado pelo banco em CH terá que constar na escritura de compra e venda. Se quer mais, e se o banco emprestar contra garantia da casa, então isso terá que ser num outro formato: Credinveste, Multiopções, ... nesses é que lhe podem depositar na conta e fazer o que quiser com ele. é um detalhe administrativo, mas importante, pois acarretará mais algumas despesas.
    •  
      FD
    • 9 agosto 2010

# 4

O que às vezes se faz, é arranjar um orçamento para obras para o remanescente, os 10% que não emprestam... por exemplo, compra uma casa de 100, que valerá 120 porque vai gastar 20 em obras.
  4.  # 5

Se o valor da avaliação lhe garante o empréstimo, não terá qualquer problema. O banco nem sequer tem grande interesse em saber o valor da aquisição. Para eles interessa-lhes é a avaliação. Quando diz que os bancos não estão a emprestar os 100% do financiamento, quer dizer que não emprestam 100% da avaliação.
    No meu caso, o banco pôs o dinheiro na minha conta e eu passei o cheque ao vendedor aquando da escritura. E, tal como no seu caso, não entreguei o dinheiro todo ao construtor. Uma parte usei para uns investimentos com o conhecimento do gerente do balcão. Segundo ele, não há problema. A posição do banco está sempre salvaguardada pela existência da hipoteca.
    • Ed-l
    • 11 agosto 2010

# 6

colocado por: sergios3para eles interessa-lhes é a avaliação. Quando diz que os bancos não estão a emprestar os 100% do financiamento, quer dizer que não emprestam 100% da avaliação.

exactamente o valor real de compra é irrelevante para o banco
    •  
      FD
    • 11 agosto 2010

# 7

Colocado por: Ed-lexactamente o valor real de compra é irrelevante para o banco

Depende.
    Por exemplo, tirei isto do site da CGD:

Montante
    O montante mínimo do empréstimo concedido é de 5.000 euros e o máximo é de 90% do valor da avaliação da habitação desde que não ultrapasse o valor da compra, construção ou das obras.

http://www.cgd.pt/Particulares/Casa/Credito-Habitacao/Pages/T-Fixo.aspx

Agora, se os bancos (balcões) são ou não pro-activos para saber qual é o valor da compra já são outros quinhentos...

0.0110 seg. NEW