Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Finalmente comprei um terreno para construir uma moradia, foi moroso com vários "quase" negócios mas por várias razões não se concretizaram
    área terreno - 380 m2
    área implantação - 105 m2/piso + 38 m2 anexos
    3 frentes - nascente, poente sul

    fica em Matosinhos mais concretamente freguesia de Lavra, junto ao mar
  2.  # 2

    aqui ficam algumas imagens tiradas do google
      terreno.jpg
  3.  # 3

    uma mais perto
      terreno2.jpg
  4.  # 4

    pretendo relatar todos os acontecimentos referentes a esta construção

    estou a considerar fazer uma sondagem geológica para saber se tem pedra e se tem muita água. Penso que esse investimento valerá a pena
    e ajudará a decidir se faço cave ou não.
  5.  # 5

    j_....

    desse seu terreno consegue ir directamente para a zona marginal, ou tem que ir dar a volta pela estrada?

    tem mesmo que fazer moradia geminada
  6.  # 6

    tenho que dar a volta pela estrada mas é muito perto. são 500 metros até ao passadiço madeira (para quem conhece a zona)
    o edifício do lado poente é o de uma associação de deficientes, ALADI
  7.  # 7

    o terreno tem 10,5 metros de largura por isso será moradia de 3 frentes
  8.  # 8

    devo depreender que está fora de hipotese entender-se com o seu vizinho a sul para poderem ocupar toda a largura do terreno ( mas considerando na mesma uma passagem em "tunel" no r/c). É que a exposição desses terrenos, nascente poente é excelente, e em face da sua pouca largura, a empena a sul não interessa para nada, pois ter o nascente e esse POENTE ( excelente jardim) para mim era o suficiente e o j_ e o seu vizinho ganhavam área de construção em largura, evitando que cada um tivesse a sua "pobrezita" passagem de tres metros.
  9.  # 9

    cave em sitios costeiros pode se tornar complicado ao longo do tempo
  10.  # 10

    Pelo que me parece, isso está num projecto de Loteamento aprovado... para fazer acessos comuns aos dois prédios teria que alterar os dois lotes no Alvará de Loteamento... e com uma configuração fora da que está prevista. Pode não ser uma coisa tão imediata, pelo que conheço da Câmara da Matosinhos...

    Agora que o terreno parece excelente, parece!

    (Fernando, que problemas teve em caves em sítios costeiros? Já fiz projectos em Gaia, Matosinhos e Póvoa de Varzim e até agora não tive notícia de qualquer problema... de qualquer modo as casas não têm mais de 10 anos...)
  11.  # 11

    sim ó lote já está aprovado
    mas 10,5 m de frente parece suficiente
    se a casa tiver de largura 7 m ainda sobra mais de 3 metros entre a fachada sul e o muro.

    A casa terá por piso 7 x 15 = 105 m2

    cave em sítios costeiros? eu pretendo fazer uns estudos geológicos do terreno (2 furos) para avaliar o terreno
    dependendo do resultado (níveis freáticos) faço a cave.

    Espero não haver problema porque queria uma casa com cave
  12.  # 12

    o terreno está com mato, mas depois de o limpar coloco aqui as fotos
  13.  # 13

    7 metros, não é um pouco.... estreito?
  14.  # 14

    penso que o normal (pelo menos na minha zona) é as moradias geminadas terem 10 metros de largura ficando 7 para construção e 3 para entrada garagem
    mas os entendidos nesta matéria que se pronunciem
  15.  # 15

    Vou mais uma vez "deitar a adivinhar";

    O Lote aprovado não deve ter 7mx15m mas sim 7,5mx14m. É que nesse caso, meio metro na largura faz toda a diferença (acredite que é a voz da experiência) e é preferível ficar com essa última dimensão mesmo tendo 14m de profundidade (úteis). Mantém os 3m de afastamento a Norte, e dá-lhe bem para fazer a sua casa.

    Faça a sondagem que não perde nada com isso (a não ser 500 a 800 Euros) e tanto o j_r_m_c como os projectistas ficam logo com a certeza do que é que devem propôr para o terreno!
  16.  # 16

    Colocado por: RC | ARQVou mais uma vez "deitar a adivinhar";

    O Lote aprovado não deve ter 7mx15m mas sim 7,5mx14m. É que nesse caso, meio metro na largura faz toda a diferença (acredite que é a voz da experiência) e é preferível ficar com essa última dimensão mesmo tendo 14m de profundidade (úteis). Mantém os 3m de afastamento a Norte, e dá-lhe bem para fazer a sua casa.

    Faça a sondagem que não perde nada com isso (a não ser 500 a 800 Euros) e tanto o j_r_m_c como os projectistas ficam logo com a certeza do que é que devem propôr para o terreno!


    vou confirmar as dimensões de construcção

    alguem conhece uma empresa que faça sondagens, com boa relação qualidade/preço??
  17.  # 17

    Conheço uma em Braga, a GeoRumo. Não lidei com eles directamente, mas sim o dono de obra que já os conhecia.

    Aquilo que o cliente pagou foi:

    Mobilização equipamento - 200€
    Ensaios (3 negas) - 150€ x 3
    Relatorio geotécnico - 150€

    Total = 200+ 150 x3 +150 = 800€

    Não sei se é caro ou barato... o cliente tinha pressa e nem pediu outras cotações...
  18.  # 18

    ok
    no início do ano quero mandar limpar o terreno e fazer as sondagens
  19.  # 19

    Recebi a actualização do IMI, e alteraram a área de implantação do prédio

    no antigo após actualização
    área terreno - 380 m2 380 m2
    área implantação prédio - 105 m2 143 m2
    área bruta de construcção - 210 m2 248 m2
    área bruta dependente - 38 m2 38 m2

    nas finanças indicaram-me que os anexos deviam estar incluidos na implantação do prédio, apesar de não ser área habitável.

    è mesmo assim?? ou arranjaram mais uma forma de arranjar mais €€€???
  20.  # 20

    Colocado por: j_r_m_cRecebi a actualização do IMI, e alteraram a área de implantação do prédio

    no antigo após actualização
    área terreno - 380 m2 380 m2
    área implantação prédio - 105 m2 143 m2
    área bruta de construcção - 210 m2 248 m2
    área bruta dependente - 38 m2 38 m2

    nas finanças indicaram-me que os anexos deviam estar incluidos na implantação do prédio, apesar de não ser área habitável.

    è mesmo assim?? ou arranjaram mais uma forma de arranjar mais €€€???


    Se um funcionário das Finanças lhe disse é porque é mesmo assim, eles não são vendedores que ganham comissões (a maior parte plo menos)..
 
0.0236 seg. NEW