Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Existe ar livre ? eu não creio, se for livre ele paga-se

Tenho uma casa com terraço, tem estado tanto calor e sabe mesmo bem comer ao ar livre no meu terraço

mas não existe ar livre porque está pejado de melgas e mosquitos - estes odiosos bichos

haverá alguma fórmula caseira que os mantenha à distância ? existirá algum repelente bom, algo ?
    •  
      FD
    • 9 agosto 2010

# 2

Boa pergunta... uma extensão eléctrica e um repelente sonoro? Comprei um por 6€ num Leroy e até ver parece que funciona.
    Emite uma frequência sonora inaudível para nós mas que "irrita" os voadores, tanto que, pelo que li, não os mata mas, impede-os de nos picar.
  2.  # 3

O que eu li é que o avanço do deserto africano para norte também vai trazer os mosquitos e as doenças do outro continente. Também li que os mosquitos estão a desenvolver resistência aos repelentes normalmente usados. Outra coisa curiosa é que, segundo parece, os ultrasons repelem realmente os mosquitos, mas não repelem as mosquitAs, e são elas que picam... :-D
  3.  # 4

Existem lâmpadas de casquilho E27 (normal) que não atraem insectos. Emitem uma luz amarela não visível aos insectos e bastante agradável para os humanos. Todos os fins-de-semana, janto à luz de uma e os insectos não incomodam.
  4.  # 5

Também já experimentei dessas lâmpadas amarelas, mas não confirmo nem desminto os resultados. E se, em vez de os repelirmos, os tentarmos atrair para mais longe do sitio onde estamos?! ;-)
    •  
      FD
    • 10 agosto 2010

# 6

Colocado por: eljotaos ultrasons repelem realmente os mosquitos, mas não repelem as mosquitAs, e são elas que picam... :-D

Não repelem as melgas mas, impedem-nas de picar, pelo menos foi o que li quando investiguei, antes de comprar.
  5.  # 7

Colocado por: eljotaO que eu li é que o avanço do deserto africano para norte também vai trazer os mosquitos e as doenças do outro continente. Também li que os mosquitos estão a desenvolver resistência aos repelentes normalmente usados. Outra coisa curiosa é que, segundo parece, os ultrasons repelem realmente os mosquitos, mas não repelem as mosquitAs, e são elas que picam... :-D

Acho que é mais ao contrario. Repele as mosquitas, que usam um som de frequencia semelhante para marcar territorio. Ao ouvirem o aparelho acham que está ai uma mosquita enorme a afastam-se. Já os mosquitos , vêm ao encontro do som ver a boasona da mosquita que estaria lá!! Mas, e ai tem razão, são as mosquitas que picam, não eles, que apenas ficam lá num cantinho desiludidos pois não encontram as mosquida da sua vida!! :) háháhá

Mas atenção que esse som, apesar de aparentemente inaudivel para nós, não é totalmente e assim: não devemos estar expostos a ele por longos periodos. Tipo dormir todas as noites com um aparelho desses por perto.
  6.  # 8

Recomendo o seguinte artigo (em Inglês) publicado pela Colorado State University:

http://www.ext.colostate.edu/westnile/mosquito_mgt.html

No artigo pode ler-se:

"The other category of mosquito control devices are the sonic and ultrasonic repellers. Sonic repellers were first marketed in the 1970s. They purported to imitate the flight sound of a male mosquito and worked on the assumption that a mated female mosquito would avoid further contact with males. Other devices were supposed imitate the flight sounds of dragonflies. Although testimonials as to their effectiveness abound, most of these devices have been tested in the laboratory or field and have shown no repellency. More recently ultrasonic repellers have been developed, which purport to mimic the sounds made by bats. These also have been tested in controlled experiments and found ineffective in reducing mosquito biting rates"
    •  
      FD
    • 10 agosto 2010

# 9

Colocado por: eljotaRecomendo o seguinte artigo (em Inglês) publicado pelaColorado State University:

Pois... estou a ver que é tudo uma treta. :(

Avaliação de Aparelhos Eletrônicos Repelentes de Mosquitos Usando-se Aedes albopictus (Skuse) (Diptera: Culicidae)

RESUMO - Os aparelhos repelentes de mosquitos Anti-Pic®, Mosquito Repeller® DX-600 e Bye-Bye Mosquito® foram avaliados em caixas de experimentação expondo-se a mão humana a adultos de Aedes albopictus (Skuse). Foram realizados dois conjuntos de experimentos baseados em exposições por 15 min. No primeiro, ambas mãos foram introduzidas na caixa, estando uma delas com o aparelho ligado. No segundo foi introduzida uma mão de cada vez, segurando o aparelho, ligado ou não. Os aparelhos falharam em mostrar eficiência em ambas as avaliações. Uma aparente proteção de 30,3% pelo Anti-Pic® no primeiro conjunto de experimentos não foi confirmada no conjunto seguinte. Discute-se o valor desse recurso na prevenção da dengue.

PALAVRAS-CHAVE: Insecta, repelente, mosquito, ultra-som.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2001000300030

Bahhhhh... lá se foi o meu placebo.

0.0147 seg. NEW