Infelizmente ou Felizmente a dois anos fiz a dação da minha casa ao banco (Totta) , na altura chegamos ao acordo que a casa seria entregue mas ficaria a dever ainda cerca de 20 mil euros, na altura teve que aceitar a proposta estava só e sem soluções, ainda hoje estou a pagar uma mensalidade da mesma que o Banco concedeu o emprestimo dos 20 mil Hoje a minha vida felizmente está melhor, estou casado e estavel, apareceu uma oportunidade de comprar casa com um bom preço, mas a mesma está em poder do mesmo banco que foi feita a dação, a minha questão é, se fizer a proposta para a casa juntamente com a minha mulher, está recusada? Por ter feito a doção a dois anos…
Não sou grande conhecedor do assunto mas posso dar a minha opinião - acho que não vai conseguir empréstimo nenhum. Se conseguisse e daqui a 3 ou 4 anos não pudesse pagar de novo, propunha mais uma dação? Aprenda com o erro e arrende em vez de comprar.
Num certo ponto até tens razão, mas infelizmente ainda estamos muito aquém em relação ao arrendamento, estou numa casa arrendada e o valor mensal que consegui encontrar(na zona a onde vivo) é muito alto, e foi o mais baixo que encontrei( o dobro do valor mensal que os bancos estão a levar, em relação ao valor da casa) existe uma certa exploração quando se trata ao arrendamento, o aproveitamento da crise, ect… estou a cerca de dois anos nesta casa, existe alguns problemas na casa que necessitam de reparo, ainda hoje estou a espera do senhorio para ver e tomar as medidas… Quanto aos bancos não são melhores, a exploração também está na ordem… mas com o sistema de arrendamento que vivemos… qual das melhores? , Uma nunca será minha, outra talvez…
Colocado por: PauloMse fizer a proposta para a casa juntamente com a minha mulher, está recusada? Por ter feito a doção a dois anos…
Aqui ninguém lhe consegue dizer... o que lhe posso dizer é que na lista de incumprimentos do Banco de Portugal, assim que as dívidas são liquidadas, o nome dos devedores deixa de constar.
Por outro lado, o facto de ser o Totta a vender uma casa nada tem a ver com aceitar vender-lhe ou não. Em princípio, e a não ser que o Totta seja um pouco "estranho", deveria poder comprar a casa ao Totta e fazer o crédito por outro banco qualquer...
O que tem a fazer é indagar se essa casa só pode ser vendida com recurso ao crédito do próprio banco e, caso contrário, se existe algum banco que lhe dê crédito neste momento.
Sr. Paulo por favor... Não se pode ter tudo não acha? O Totta aceita a que lhe compre o apartamento mas não irá seguramente aceitar o financiamento, por isso esqueça os spreads de 0,6 e se achar que é realmente um bom negócio, avance mas com financiamento por outro banco!