Iniciar sessão ou registar-se
    • tdk
    • 10 agosto 2010

     # 1

    Boa tarde, venho pela seguinte pedir-vos ajuda para o tema em epígrafe. Desde já peço desculpa por ser tão "Naïve" mas encontro-me numa situação não igual mas parecida a tantas outras que li neste vosso excelente fórum.
    Após pesquisa não encontrei exactamente situação igual á minha, pelo que peço a vossa ajuda.
    Ora então a situação passa pelo seguinte:
    Há uns anos comprei casa com a namorada da qual hoje estou separado. E queremos pôr a casa em meu nome. Foi acordado entre nós que por eu não ter condições económicas para eu lhe pagar metade do que já tínhamos pago pela casa, a dita namorada ficava-me com o carro e eu com a casa.
    Ora chegado a este momento gostaria de saber onde me dirigir, que documentos necessito, que precauções deverei ter com o banco e/ou finanças e obviamente se haverá alguma forma mais económica para a casa ficar apenas no meu nome.
    Note-se que ela não me venderá parte da casa, visto que a cedência da minha viatura a custo zero implicará também cedência da parte dela da casa para mim a custo 0 também.
    Agradeço a vossa eventual resposta e desde já peço novamente desculpa pela minha dita ignorância.

    Cumprimentos e bem hajam.
  1.  # 2

    dirija-se a um notário ou a uma conservatória do registo predial, e concerteza lhe darão toda a informação necessária, penso que terá sempre que fazer nova escritura, para fazer as devidas alterações.

    em relação ao carro basta ir à conservatória, e é bem mais simples, bastam o(s) documento(s) do carro.
    •  
      FD
    • 10 agosto 2010

     # 3

    Se escreveu de novo, penso que terá já pesquisado pelo assunto.
    Como já pesquisou pelo assunto, quer-me parecer que já sabe mais ou menos o que fazer.
    A sua dúvida passará mais pela questão do carro, penso eu.
    Quanto a isso, comprou a parte da casa da sua ex na mesma só que, em vez de lhe pagar com dinheiro, pagou com um carro.

    Quanto ao resto é um processo habitual e comum:
    -> vai ao banco indagar a possibilidade de ela ser exonerada do actual crédito (ou seja, "sair" do crédito);
    -> o banco vai analisar a sua situação financeira e fará um estudo para saber se pode ou não suportar o crédito pela totalidade, posteriormente deverá dar-lhe uma resposta se a sua ex pode ou não ser exonerada;
    -> o banco responde não ou apresenta condições desfavoráveis/insuportáveis? A única alternativa é vender a casa. Vende-se a casa, paga-se ao banco, pagam-se eventuais despesas existentes (comissão imobiliária, etc.), divide-se o que restar pelos dois, seja ganho, seja dívida;
    -> o banco responde sim? Faz uma escritura de compra da quota da sua ex + mútuo (empréstimo), paga os impostos, paga os registos e tem a casa para si. Custos? Depende muito do valor da casa mas, não espere menos de 1.000€ a 2.000€.

    Normalmente, os bancos não gostam nada destas situações e costumam agravar as condições (sobem spread, etc.) se chegarem a aprovar o novo crédito.
    Na prática, para o banco e para o estado, é como se fosse comprar a casa novamente, apesar de já lá viver. Pagará tudo e passará por todo o processo que envolve comprar uma casa, só que em vez de pagar sobre 100%, pagará sobre 50%.
  2.  # 4

    Colocado por: tdkNote-se que ela não me venderá parte da casa, visto que a cedência da minha viatura a custo zero implicará também cedência da parte dela da casa para mim a custo 0 também.
    Hehehe.
    Peço desculpa...
    Mas os senhores das Finanças também achariam piada se eu cedesse um Rolls Royce a uma ex-namorada e ela me "cedesse" metade da nossa mansão na Quinta Patino, ambos "a custo zero", claro!

    Meu caro, é evidente que você, ao adquirir a parte da sua ex-namorada, irá ter de pagar imposto (IMT), escritura e registo na conservatória.

    Quanto a mim, primeiro terá de ver NO BANCO se é possível fazer essa transacção. Isto é, se o Banco autoriza a VENDA para que seja Você o único responsável pelo pagamento do empréstimo.

    É que se você não tem condições económicas para contrair um empréstimo para pagar metade da casa à sua ex-namorada, não estou a ver como vai pagar a metade (do empréstimo) dela ao banco...
    • jsim
    • 10 agosto 2010

     # 5

    Não como como é que escapas a comprar a casa (e ela a comprar o carro) com todos os custos associados.

    Penso que algumas pessoas no teu caso tentariam vender/comprar por preços reduzidos para escapar um pouco aos encargos.

    O banco que vai ser fácil porque se há uma coisa que eles não querem é ficar com um prédio na mão. No entanto vão tentar meter a mão o mais que poderem.

    Pondera pedir simulações a vários bancos e faz contas se não é preferível pedir outro empréstimo a outro banco.Issso depende da penalização por pagamento antecipado. É preciso fazer as contas. Às vezes um banco pode melhorar as condições só por saber que andas a sondar outros bancos.

    No entanto tem cuidado, vai perguntando a cada banco qual é a tua responsabilidade criado pelo desenrolar do processo, em cada passo.

    Eu cá ando a tentar arranjar dinheiro para uma casa para mim e pedi o empréstimo a uns 4 bancos diferentes.(e a outros nem pedi, porque a simulação era muito desfavorável).

    José Simões
 
0.0088 seg. NEW