Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas Pessoal, sou novo por aqui, penso que não haja nenhum topico de apresentações, por isso o meu primeiro post será este.

Já procurei pelo forum sobre as minhas duvidas mas não encontrei nenhuma onde o circuito fosse fechado, já percebem o que quero dizer com isto.

No final do ano passado aderi ao apoio que o estado deu sobre os paineis solares, e coloquei o sistema da vulcano que tem 2 paineis solares no telhado e depois o acumulador com 300L dentro de casa.

Este acumulador tem 2 serpentinas, 1 neste momento está a ser utilizada pelos paineis, tendo a outra livre.

Comprei a semana passada um recuperador da Solzaima, um eco-fogo a um excelente preço, novo, com um pequeno defeito, mas nada grave.

A minha ideia agora será colocar o recuperador a aquecer a agua do acumulador pela segunda serpentina e aquecer os radiadores do aquecimento central.

O Eco-fogo tem 6 entradas/saidas (logo confirmo se tem mais outras 2, pois nao tenho a certeza) 1 entrada e 1 saida para radiadores e 1 entrada e 1 saida para acumulador, as outras duas sao para o regulador de combustao, em que uma delas fica tapada consoante o lado em que se use o regulador de combustao.

Ou seja, o recuperador tem 2 sistemas independentes para funcionar com aguas sanitarias e radiadores.

Sendo eu que vou instalar todo o sistema da parte do recuperador, gostaria de ter uma ajuda vossa ou mesmo se alguem tiver este sistema ja instalado, me pudesse mostrar fotos ou mesmo ver o sistema ao vivo.

Vou expor a minha ideia:

- O recuperador tem de funcionar em circuito fechado com anti-congelante, tipo o dos carros, para isso preciso de 2 bombas de circulação, 1 para levar o liquido ao acumulador e outra para levar para os radiadores;

- Tenho de ter um vaso de expansão para absorver a pressao que se gerar;

As minhas duvidas ás quais preciso da vossa ajuda são:

- primeiro elaborar o esquema de tubagens e valvulas e por ai fora, que não sei fazer;
    - saber que bombas de circulaçao comprar, de preferencia que tenham baixo consumo;
    - saber que valvulas, vaso de expansao, acessorios comprar,
    - saber se existe algum sistema tipo o dos paineis solares que possa controlar a temperatura do liquido e ao saber a temperatura do recuperador ligue ou desligue a bomba de circulação.

E alem destas vao surgindo muitas mais, basicamente o que queria era tentar fazer o trabalho por mim, onde sai muito mais barato, mas em vez de fazer a minha maneira pois pode correr mal, tentar obter ajuda de alguem que ja por isso tenha passado.

Se por alguma razao preferirem falar comigo por email ou mensagem privada ou telefone é so dizerem.

Abraço
    Edgar
  2.  # 2

Alguem me pode ajudar?
  3.  # 3

Ninguem?
    • AoV
    • 1 setembro 2010

# 4

Viva,

Não sei se o meu contributo pode ajudar muito, mas o ano passado também colocamos aqui em casa um recuperador, que permite o aquecimento, o que sei dizer, é que o meu tinha 4 "entradas" para tubagem.

Uma delas é a entrada de agua fria e a outra de saida de agua quente, esta saida tem uma sonda de temperatura, que está ligado ao controlador que por sua vez liga a uma bomba, que faz circular a agua deste circuito, que vai até ao acumulador.

Das 2 "entradas" restantes, uma foi fechada, e a outra foi colocado um tubo até ao telhado, que faz escoar a agua, caso a mesma aqueça/ferva demasiado dentro de o recuperador, e por algum motivo a bomba não esteja ligada (por falta de electricidade por exemplo).

O meu exemplo não sei se o pode ajudar ou não, pelo menos fica o contributo.

0.0109 seg. NEW