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  1.  # 21

    Colocado por: nunoneiva75Shrek,

    Não se fie em opinanços e faça o teste da proteste (não conhece ninguém que seja sócio?). Por exemplo na marca Mitsubishi o diâmetro da tubagem de cobre do fluido (estado gasoso) para "18 000 btu" ou "24 000 btu" são diferentes.

    Defina a P a instalar de uma forma lógica tendo em consideração todos os detalhes.

    Desaconselho vivamente a opção de instalar apenas 1 interior no corredor para climatizar os quartos. Não invente pois ficará com uma climatização muito deficiente nos quartos. O custo das máq. interiores é relat baixo. Resolve o assunto com uma multisplit sem comparação em termos de eficiência do sistema.

    Cumprimentos,

    Nuno Neiva


    Ó nuno, se não fossem as opiniões, para que serviria o forum?...Todos os comentários que leio neste tópico têm alguma validade e demonstram algum conhecimento ou experiência própria...cabe depois ao autor juntar toda a informação (incluindo a de técnicos) e decidir...

    Penso que em todas as marcas, o diametro da tubagem altera a partir dos 18000btu...

    Aqui fica uma imagem de como a solução do corredor pode resultar...eu tenho pior e consigo 18/19 graus em divisões sem ac...com muito frio lá fora...

    Abraço, Pedro
      ac.JPG
    • lbvp
    • 2 setembro 2010

     # 22

    Imagem muito correcta a identificar a instalação.

    Depois 9000 + 9000 = 18000 btu

    Cada quarto 9000btu e venha lá um instalador...

    Contas area x 100= a potencia necessária por espaço
    Com janelas 2metros e sem vidros duplos faz: area x 130 = a potencia necessária
  2.  # 23

    É mais ao contrario. Colocar AC nos quartos e deixar as portas abertas para ter boa temperatura no corredor.
    À noite pode-se fechar as portas que os quartos continuam quentes.
  3.  # 24

    Colocado por: system32É mais ao contrario. Colocar AC nos quartos e deixar as portas abertas para ter boa temperatura no corredor.
    À noite pode-se fechar as portas que os quartos continuam quentes.


    Concordo.

    Se a unidade ficar no corredor, as portas dos quartos têm de ficar sempre abertas o que retira privacidade.

    O meu diário de aproveitamento de um sótão
  4.  # 25

    Colocado por: Pedro Fernandes

    Se for tudo, abertura de roços, esgotos, material, etc...talvez aí uns 300/350€...penso eu...

    Abraço, Pedro

    Estas pessoas agradeceram este comentário:shrek



    300€ por aparelho?

    Fiz a pré instalação de 6 pontos na minha casa (em contrução) por 750€ com a bertura de roços, esgotos ligados ao resto da rede, todo o material (2 é para 18000btu) e colocado tudo em carga para prevenir possiveis fugas em obra.
  5.  # 26

    Colocado por: quiksilver26

    300€ por aparelho?

    Fiz a pré instalação de 6 pontos na minha casa (em contrução) por 750€ com a bertura de roços, esgotos ligados ao resto da rede, todo o material (2 é para 18000btu) e colocado tudo em carga para prevenir possiveis fugas em obra.


    Claro que não é 300€ por aparelho...a questão do shrek era:
    Boas tardes!
    Quanto pode custar a pre instalação de AC nas seguintes condições:
    1- Uma Unidade exterior, com 2 unidades interiores.
    2) A unidade exterior dista 6 m de um ponto e 4 m do outro.

    P´re instalação a realizar em fase de obra.
    Obrigado!

    ...portanto, e apesar de cada caso ser um caso, não anda muito longe dos 750€ para 6 pontos...:-)

    Abraço, Pedro
  6.  # 27

    Se a unidade ficar no corredor, as portas dos quartos têm de ficar sempre abertas o que retira privacidade.

    É verdade...a opcção do corredor é por ex. para quartos/divisões menos usados, mas que não queremos que as diferenças de temperaturas sejam grandes, aproveitando uma unidade por ex num hall, que pode aquecer esse hall e mais uma divisão ou outra. Quanto ás portas abertas, é relativo...em minha casa é raro fechar uma porta dum quarto para dormir...

    À noite pode-se fechar as portas que os quartos continuam quentes.

    Em pleno inverno(temp. perto de 0 graus á noite)?...fechar a porta dum quarto com ac e manter as temperaturas no exterior (hall) sem ac será quase impossivel...mesmo bem isolada, as temperaturas vão baixar. Os quartos de certeza continuam quentes, mas de manha quando abrir a porta é melhor que vista o robe...:-)
    Com isolamento insuficiente (como a minha)...se desligar os acs, quase vejo a olho os graus a descerem...
    Abraço, Pedro
  7.  # 28

    Sim , mas a ideia é mesmo ter, prioritariamente, os quartos quentes. Na minha claro que as areas comuns descem de temperatura durante a noite, mas não tanto assim , mas claro que isso depende do isolamento!!




    Colocado por: Pedro Fernandes
    É verdade...a opcção do corredor é por ex. para quartos/divisões menos usados, mas que não queremos que as diferenças de temperaturas sejam grandes, aproveitando uma unidade por ex num hall, que pode aquecer esse hall e mais uma divisão ou outra. Quanto ás portas abertas, é relativo...em minha casa é raro fechar uma porta dum quarto para dormir...


    Em pleno inverno(temp. perto de 0 graus á noite)?...fechar a porta dum quarto com ac e manter as temperaturas no exterior (hall) sem ac será quase impossivel...mesmo bem isolada, as temperaturas vão baixar. Os quartos de certeza continuam quentes, mas de manha quando abrir a porta é melhor que vista o robe...:-)
    Com isolamento insuficiente (como a minha)...se desligar os acs, quase vejo a olho os graus a descerem...
    Abraço, Pedro
  8.  # 29

    uma pergunta, é possível e recomendável fazer pré-instalação de AC sem sabermos qual a marca que vamos instalar?
  9.  # 30

    Colocado por: sergyiouma pergunta, é possível e recomendável fazer pré-instalação de AC sem sabermos qual a marca que vamos instalar?


    sim,
    é assim na grande maioria dos casos, o que se tem que salvaguardar é a dimensão de tubagens a aplicar para não limitar a potencia das unidades a instalar, e aí basta calcular a potencia a instalar, que depois salvo raras excepções servem para quase todas as marcas
  10.  # 31

    Penso que será tudo igual...inclusivé a diferença de diametro dos tubos a partir dos 18000btus...

    Abraço, Pedro
  11.  # 32

    Colocado por: Pedro FernandesPenso que será tudo igual...inclusivé a diferença de diametro dos tubos a partir dos 18000btus...

    na grande maioria das marcas até 3,5Kw ou 15.000btu´s é quase todos a 3\8 e 1\4, dai até 6Kw ou 19.000btu´s é 1\2 e 1\4 e dai para cima a coisa já complica,

    se for uma maquina de 4,5Kw já precisa de tubagem de maior diâmetro,
 
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