Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Existem dois principais problemas com os kits wireless:

- Normalmente um kit wirless consiste num sistema externo que se liga no local das colunas (saída pré amplificada) que depois converte o sinal em wireless para o enviar para a coluna.
    Com este sistema o que acontece é que o sinal, originalmente digital (vamos excluir o vinil por agora :), passa para analógico, depois novamente para digital, e novamente para analógico.
    Isto, introduz perdas adicionais na qualidade que vão ser directamente dependentes da qualidade do processador de sinal usado.
    A única forma de contornar isto é com um receptor/amplificador que, ele próprio, tenha saída para colunas de forma digital(com ou sem a parte wireless).
    Desta forma evita-se a perda de qualidade desta conversão extra.
    Eu pessoalmente nunca vi tal solução mas acredito que, em equipamentos de topo, tal exista.

- Atrasos.
    O envio do sinal via wireless faz com que o som chegue mais tarde as colunas.
    Se o wireless é efectuado apenas para as colunas de trás, então vai ser ainda mais difícil fazer uma afinação do som para corrigir este efeito. é como se as colunas em vez de estarem a 3 metros estivessem a mais de 10.
    Aqui, ou existe um bom ouvido, ou um bom sistema automático para fazer a compensação do sinal. Receptores com sistemas tipo Audissey ajudam bastante a resolver esta situação.

Como o "?" disse, com um bom sistema de Hifi, devidamente afinado, a qualidade do som via wireless será idêntica à via cabo.
    Inclusive, se a distância das colunas for relativamente grande, vão existir perdas de qualidade "significativas" no cabo que não ocorrem no wireless.

Pessoalmente acho que se justifica, numa casa nova, ter logo tubagem para permitir colocar colunas com cabo.
    Fica bem mais barato que um bom sistema de som via wireless.

Montagem do sistema:
    A partida dos cabos deve ficar no sítio onde vai ficar o receptor AV. Normalmente é junto à televisão. Mas não é 100% obrigatório.
    Fique já com o sistema preparado para 7.1 para não se arrepender mais tarde :)

Veja a imagem em http://en.wikipedia.org/wiki/7.1_surround_sound
    e faça umas contas as distância entre o seu sofá e as paredes de forma a ficará com os pontos ideais para ter os furos na parede.
    Veja também as alternativas de disposição dos móveis para ver se não é melhor preparar as coisas (ex. tubagens mais largas para conseguir passar 2 ou 3 cabos) caso decida mudar a televisão e/ou sofá de sitio.
  2.  # 42

e as caixas de onde deve partir essa tubagem? alguém conhecem caixas discretas?
    Obrigado
  3.  # 43

Colocado por: nhenriquesalguém conhecem caixas discretas?

Porquê caixas? Porque não tomadas? Todas as marcas/séries as têm.

tomada1

tomada2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
  4.  # 44

Colocado por: MikeMelga

Porquê caixas? Porque não tomadas? Todas as marcas/séries as têm.

tomada1

tomada2

Estas pessoas agradeceram este comentário:nhenriques

Desculpe a minha ignorância...mas não sabia que dava para ser em tomadas....

Obrigado!
  5.  # 45

Colocado por: ?e porque não os cabos ligar directamente nas colunas??...minimizando parasitas (transições)

pode explicar melhor as suas ideias?

Obrigado!
  6.  # 46

Colocado por: nhenriquese as caixas de onde deve partir essa tubagem? alguém conhecem caixas discretas?
    Obrigado

Se for apenas para 4 cabos (colunas laterais e traseiras) uma caixa "normal" de embeber uma tomada na parede é suficiente. Até pode la ter uma tomada falsa enquanto não tiver sistema de som que acho que fica mais bonito que uma daquelas tampas pintadas.

A primeira caixa sugerida pelo MikeMelga parece-me muito interessante mas poderá ter o "defeito" de ter perdas adicionais de qualidade devido aos "três" cortes que tem de fazer no cabo. uma ponta entre a caixa e o receptor, cabo entre tomadas, e depois outra ponta da outra tomada até à coluna.

Provavelmente eu seguia a sugestão do Mike, pois acho que não iria notar qualquer diferença. Dai preferir o aspecto visual :)

Nota: Segundo os "entendidos" os cabos de cada par de colunas devem ter o mesmo comprimento. Exemplo: Se a coluna traseira esquerda necessita de 5 metros mas a direita apenas 3,5. deve na mesma ter 5 metros de cabo a ligar a coluna direita.

Provavelmente é uma mariquice e não se nota diferença nenhuma, mas na dúvida preferi ter ali 4 metros de cabo atrás do armário do que arriscar por meia duzia de euros ficar com som pior.
  7.  # 47

concordo consigo...mas consegue dar-me dicas sobre como fazer uma instalação com o minimo de qualidade??

Obrigado!
  8.  # 48

Lembrei-me agora que efectivamente também existem tomadas próprias para passar cabos. Algo tipo os espelhos de tomadas de antena mas sem nada por dentro.
    Penso que era isso que o "?" sugeria usar, certo?
    De facto parece-me ser uma melhor solução e sem perdas.

?: O seu sistema de som é sem fios?
  9.  # 49

As tomadas passa-cabos também são uma hipótese.

tomada1

tomada2
  10.  # 50

Becas enviei-lhe um sussurro

0.0198 seg. NEW