Iniciar sessão ou registar-se
    • soffia
    • 12 agosto 2010 editado

# 1

Gostaria de saber se um pai (divorciado) pode vender uma loja por preço baixo sem o consentimento dos filhos. Ou seja, o meu pai está a jogar com o meu e com o psicologico do meu irmão, fazendo chantagem em vender a loja (que dá bastante lucro) por preço muito baixo se eu e o meu irmão não lhe dermos mais atenção. Gostaria de saber se nós os 2 podemos contestar essa venda (uma vez q ele não nos vende a nós). Nosso pai tem passado de internamento em clinica psiquiatrica.
    •  
      FD
    • 12 agosto 2010

# 2

Se conseguir provar em tribunal que o seu pai é incapaz de gerir os seus bens, talvez... mas, o melhor é falar com um advogado.

Artigo 138.º
    (Pessoas sujeitas a interdição)
    1. Podem ser interditos do exercício dos seus direitos todos aqueles que por anomalia psíquica, surdez-mudez ou cegueira se mostrem incapazes de governar suas pessoas e bens.
    2. As interdições são aplicáveis a maiores; mas podem ser requeridas e decretadas dentro do ano anterior à maioridade, para produzirem os seus efeitos a partir do dia em que o menor se torne maior.

(...)

Artigo 141.º
    (Legitimidade)
    1. A interdição pode ser requerida pelo cônjuge do interditando, pelo tutor ou curador deste, por qualquer parente sucessível ou pelo Ministério Público.
    2. Se o interditando estiver sob o poder paternal, só têm legitimidade para requerer a interdição os progenitores que exercerem aquele poder e o Ministério Público.

Fonte: Código Civil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: soffia
  1.  # 3

O que vou dizer é um bocado mauzinho e eu seria incapaz de o fazer, mas aqui vai, arranjem um testa de ferro de confiança que compre a loja e depois vocês compram a loja ao testa de ferro, problem solved.
  2.  # 4

Nosso pai é louco, era capaz de por fogo a loja... nao dá para fazer isso...
  3.  # 5

aliás... ele já foi avisando que o faria se nos o fizessemos... e é bem capaz disso...
  4.  # 6

Bom, então parece que a abordagem do FD é a melhor opção, na realidade sempre foi a melhor, bom tem uma outra passar a dar a atenção que o seu pai quer.
  5.  # 7

Colocado por: soffiaaliás... ele já foi avisando que o faria se nos o fizessemos... e é bem capaz disso...

É louco mas não é bobo
  6.  # 8

Não dão atenção ao homem, mas querem o dinheiro dele.
    Esta é a grande verdade!
  7.  # 9

Se você acha que fazer o jantar dele e comer com ele, passear com ele tudo isso todos os dias não é dar atenção.... nós apenas queremos sair do trabalho e estar com o nosso marido ou mulher e filhos de vez em quando.... A minha familia não é so o meu pai e meu irmao, tenho marido e filhos.... Não posso deixar de dormir em minha casa para dormir e fazer companhia a casa do meu pai....

0.0127 seg. NEW