Iniciar sessão ou registar-se
    • d d
    • 12 agosto 2010 editado

     # 1

    Boas!

    Quero iniciar o restauro de uma moradia antiga que tenho, pois não tem tido qualquer manutenção nos ultimos anos e pertendo remodelar para puder ir viver para lá.

    Nesta fase inicial quero começar por fazer a substituição do telhado, actualmente em madeira com muitos barrotes podres ou com bicho, ainda por cima a estrutura existente está a descarregar muito peso nas paredes interiores que são em tijolo de 2 furos, o que tem rachado as paredes onde existe os tais prumos de madeira do telhado a fazer força.

    Conjuntamente a tudo isto, tambem as paredes exteriores, que são de pedra, estão a sofrer. Uma das paredes exterior rachou desde a telha do beirado até ao chão, quer por dentro quer fora da casa, ou seja, atravessou a parede.

    Tenho lido bastantes discussões acerca que tipo de intervenção a fazer nestes casos, confesso que estou algo confuso pois a informação é bastante.

    Gostaria de ter uma opinião vossa acerca do que pertendo fazer.

    Estou inclinado em fazer um lintel nos topos das paredes exteriores e meter um telhado de estrutura metálica tectum, auto portante. Alguem já colocou este tipo de cobertura? será a melhor relação preço/durabilidade para este tipo de intervenção? É mais leve que em madeira?

    Quanto a racha fui aconselhado em por uns "gatos" por fora e por dentro da casa, que conjuntamente com o lintel irá travar a casa num todo, será?

    Outra grande dúvida que tenho prende-se com as paredes exteriores, pretendo rebocar tudo novamente e não sei qual a melhor solução a decidir, sempre a ter em conta os €€€...
    Actualmente o reboco que lá está é o original, a base de cal, sendo que apresenta em várias partes estar oco, o que, segundo li aqui no forum, será melhor remover todo.
    Por onde devo caminhar? por um reboco igual? um reboco "normal"? cappotto? monomassas?
    confesso estar bem confuso...

    deixo uma foto da casa para se tomar uma ideia do que é, nada como ver as coisas! :))
      Casa.jpg
  1.  # 2

    Boa tarde, onde é a moradia?
  2.  # 3

    boa tarde

    pode colocar mais umas fotos interior e exterior ?
  3.  # 4

    Boas d d

    Faça por favor o seguinte exercício:

    1º veja quanto dinheiro tem para gastar.

    2º vá ter com uma equipa técnica de engenheiros/arquitectos e saiba quanto custa um projecto para reabilitar a casa. Entenda-se reabilitação um projecto composto por:
    - (arquitectura) + estabilidade (reforço da estrutura existente) + especialidades (instalações todas que pretende colocar porque pelo aspecto vai precisar de tudo novo)

    3º Sabendo os honorários dessa malta subtraia ao valor que tem para gastar e veja com quanto fica para as obras.

    E agora tem duas hipóteses: se o valor deu menor do que 45.000 / 50.000€ então terá de fazer novas contas ou optar por fazer uma intervenção muito básica sem grandes luxos e com pouca qualidade relativamente aos acabamentos e revestimentos, isolamentos, loiças, equipamentos fixos...

    Se deu superior a 50.000€ então em conjunto com os projectistas, diga que só pode gastar X e que a intervenção deve ter isso em conta. quando é assim mais vale serem todos directos e dizer a verdade para depois quando for a altura de orçamentar com os empreiteiros não aparecerem valores fora do que está combinado.

    Em conjunto com eles e com esse valor que tem para gastar, eles logo lhe aconcelham se dá para meter capotto ou se dá para colocar estrutua metálica ou se dá para fazer um reforço em betão e usar pré esforçado no telhado...

    Isto era o que eu faria tendo em conta o aspecto exterior da casa (que é apenas uma fotografia).

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos

    gnuno.torres
    Estas pessoas agradeceram este comentário: d d
 
0.0116 seg. NEW