Venho apresentar o projecto para uma moradia térrea, com aproveitamento de sótão, inserida num loteamento, onde a máxima mancha de implantação está a ser utilizada.
Gostava de ouvir opiniões, uma vez que o projecto ainda está em fase de poder sofrer alterações.
Até agora estava pensado para ser a 4 águas, como se percebe pelo sótão, mas estamos a ponderar 3 águas, com a mesma área de sótão mas com varanda para trás. Onde diz "circulação" com 3m2 está errado, é, como dá para ver, um wc de serviço. A sala não irá ter aquela janela lateral (possivelmente será aí a lareira). A disposição das louças sanitárias na casa de banho comum também irá ser alterada (aceitam-se sugestões). Onde estão "paredes por preencher" (da copa para o corredor e da sala para o hall) serão paredes de vidro.
era interessante ver a planta de implantação ( onde se pode analizar como a casa se relaciona com o espaço exterior do lote e fundamentalmente qual a orientação solar), pois só com esses dados poderá ter algumas opiniões mais fundamentadas. em todo o caso, aparentemente parece funcional.
O que não gosto (numa rapidíssima apreciação): - sala quadrada (mais difícil de mobilar) e sem acesso directo à cozinha. Se a sala for meramente de estar (sem zona de refeições), estes aspectos deixam de ter relevância. - aquele balcão na cozinha, se for para manter, dificulta o acesso à despensa. - inexistência de porta entre o quarto (suite) e a zona de vestir. Visualmente é capaz de ficar um bocado confuso aquelas esquinas que se formam. - não existem armários (debaixo da escada serão possíveis?) no r/chão, na zona comum, o que eu acho que faz falta. - escada a terminar junto à porta de entrada não é muito agradável.
Marco, não tenho à mão a planta de implantação, mas o terreno é rectangular com área de 17,6m * 37,25m. O norte localiza-se atrás da casa (para o lado da sala e cozinha)
Nuno, sim é o desenho feito pelo arquitecto; ele está agora a iniciar o projecto propriamente dito.
Becas, concordo com algumas das limitações que apontou. A sala não é quadrada (tem 6m*5m) e, como já temos as mobilias da actual casa, já dá para ter uma ideia de onde colocar cada coisa. Armários não sei se farão falta, uma vez que temos a arrumação maior no sótão (os quartos serão para armários com arrumação de roupas), debaixo das escadas em principio não vai existir nada (só se for a sapateira), as escadas serão "abertas", e não em alvenaria.
Bem, lote pequenino mas com uma área de implantação boa. Pode dar uma coisa interessante, embora isso do sotão...penso que se o regulamento do loteamento o permitisse, seria melhor mesmo construir algo em 1º andar, tanto mais que o que se propoe fazer ( no sotão) se não tiver o pé direito regulamentar, não pode entrar assim na camara, terá que entrar como espaço amplo para arrumos. parece-me tambem que está a fazer algo um pouco acanhado a nivel de r/c é interessante ter a sala e a cozinha para tras, embora ache que podia ser mais ambicioso nesse traingulo do estar comer cozinha, gastar menos espaço nas circulações do r/c, tipo algo mais open a entrada e closet da suite podia ser mais trabalhado ( puxar a porta de entrad mais para baixo e fazer um closet com armários em L se pretende mesmo o tal sotão, sugeria mesmo um telhado de duas águas. Enfim se puder tente fazer algo menos convencional, até porque estes casos costumam resultar tipo uma casinha de bonecas e que a nivel espacial nada é mesmo relevante sendo tudo tão acanhado e sem um rasgo preponderante e que marque a diferença ( o pequeno que se torna grande em face de ...)
Realmente o regulamento só permite sótão, onde só irá como arrumos, uma vez que não se pode fazer um verdadeiro primeiro andar.
A lateral da casa (do lado da cozinha) vai estar "exposta", uma vez que o terreno contiguo está mais recuado, daí estar a tentar ao máximo evitar as duas águas (não gosto particularmente). A sua sugestão de entrada da suite é óptima, obrigada. Pois, queria evitar ao máximo o convencional, daí as paredes de vidro , as escadas "suspensas", um tecto falso à entrada para o hall dos quartos (enfim, pequenos pormenores que espero que fiquem bem esteticamente e que valorizem o espaço).
Evitar o convencional tambem começa pelo aspecto exterior, como tal já pensou que as duas águas, se as empenas forem bem trabalhadas, até pode ser interessante, já os "tradicionais" telhados de 3 ou 4 águas com a telha e o beirado, parece-me muito o tal "convencional". E tanto mais que uma cobertura inclinada hoje em dia há outras soluções para além da tradicional telha. ah, e talvez por a hipotese de anular a wc da suite e fazer a pequena com um duche, podia ir ganhar espaço para os quartos, é que vai ficar com muitas casas de banho para essa casa.
Sim, é verdade! Em relação à telha estamos a ponderar a telha plana. Em escuro já vi, e não achei que valorizasse muito a casa; em branco ainda não vi aplicada em nenhuma moradia, mas era capaz de ficar alternativo (e sempre sujo também, talvez :) ). A parede exterior, junto à entrada, em principio será de mosaico para exterior (cor clara). No caso de optarmos por três águas a varanda estará na parte de trás e será recuada, ficando o limite da mesma à face do rés-d-chão (espero que dê para perceber).
há coberturas inclinadas revestidas a zinco ou mesmo cobre ( pesquise por camarinha ) ainda assim infome-se com o seu arquitecto, pois se não é permitido 1º andar, pode ser que não seja possivel fazer uma varanda no sotão.
Começo a ficar preocupada com o ensino da arquitectura ... grrrr.... ... Ponha imagens do lote e/ou planta topográfica ... tenho a certeza que dá para muito melhor que isto.
Relativamente ao lote apenas tenho o que está no ficheiro em anexo (é o primeiro lote do canto superior esquerdo). As dimensões e a orientação estão num dos posts anteriores.
Já ponderou pôr a lareira na parede da sala que comunica com o hall? Claro que na posição em que se encontra na planta, o impacto visual poderá ser maior, mas se a coloca numa parede interior da casa, não lhe parece que vai minimizar perdas de calor? Sempre aquecia mais zonas da casa. Já agora, permita-me que lhe diga que se fosse um projecto para uma casa minha, sem dúvida que optaria por pôr a sala a comunicar, de alguma forma, com a cozinha. Só vejo vantagens nisso e as desvantagens (cheiros, perda de espaço, ter que ter a cozinha sempre arrumada, etc, etc) não são argumentos que me demovam e todos têm soluções. É tudo uma questão de perspectiva...
arpm, essa questão da lareira ainda não tinha ponderado. Acho realmente uma boa ideia, com o senão do espaço já estar todo pensado para ser o melhor aproveitado possível, e a única parede com a comunicação com o hall já está "ocupada" - uma parte da parede é vidro e a outra é para onde abre a porta da rua - no entanto, é uma boa sugestão. Essa comunicação com a cozinha estava a ser tópico de conversa há dois minutos atrás com o meu marido, é a única questão que me deixa apreensiva nesta planta. O problema que se coloca não são essas desvantagens, que sem dúvida que se contornam, mas sim o facto de ficar praticamente sem paredes para encostar móvel de tv e sofás (a não ser que seja uma comunicação tipo abertura de janela); mas depois em 4 paredes uma delas é a janela para o quintal, a outra é envidraçada para o hall, a outra tem a porta para o correrdor e a comunicação com a cozinha...parece-nos demasiado, daí termos prescindido dessa comunicação. Ainda assim, agradeço os seus comentários bastante construtivos.
Não tem que agradecer. Porque não prescinde do vidro para o hall? Afinal, já existe uma fonte de luz junto à porta da rua, ou não? O móvel da tv ficava onde tem actualmente a lareira. Mas compreendo que seja uma decisão difícil de tomar, mesmo sendo eu uma incondicional defensora da mesma.
Junto à porta há uma pequena fonte de luz sim. O vidro não tem como principal papel fornecer luz para o hall, é mais para "dar graça" à disposição da casa, conseguindo-se ver para dentro da sala. O móvel de tv está destinado ficar na parede que dá para a copa e o sofá em frente na parede oposta. Em frente à porta da sala ficará uma mesa para quando forem as jantaradas lá em casa.
Além de que não vejo vantagem estética nesse vidro da sala para o hall. São opiniões, claro... Um passa-pratos pode ter um impacto interessante na parede que separa a sala da cozinha especialmente se junto ficasse a mesa de jantar. Mas, claro que tudo tem que ser visto no seu todo. Eu cá já dei a minha opinião acerca do vidro... Desculpe