Olá, Reparei que os focos embutidos no tecto falso estão em contacto directo com o material de insonorização - lã sintética (não sei de que tipo). A minha preocupação é o perigo de inflamação desse material em contacto com as altas temperaturas atingidas pelos focos e afins. Pergunto pois se estas lãs são à prova de fogo ou até que ponto é segura esta situação. Obrigado pela vossa colaboração. Rafael
Presumo que esteja a falar de lã de rocha. Este é um material com uma resistência ao fogo bastante elevada. Porem se os seus focos foram de lâmpadas da halogéneo que como toda a gente sabe aquecem bastante poderá aí ter 2 problemas. O facto de o isolamento estar em contacto com as lâmpadas faz com que não haja dissipação do calor produzido por estas diminuindo assim o seu período de vida útil. Esta concentração de calor fará igualmente com que nesta zona sejam enfraquecidas as ligações das fibras do isolamento e que haja a possibilidade de algumas se soltarem. Como esta numa zona existem diferentes pressões atmosféricas por consequência existem correntes de ar mesmo que imperceptíveis que ponderam arrastar essa fibras soltas para o ar respirável da habitação. Respirar estas fibras é o mesmo que respirar microscópicos alfinetes que se irão alojar nos seus pulmões. Se você espetar um alfinete no seu corpo e não tratar de o remover este irá criar um foco de infecção. Assim acontece nos pulmões são gerados microscópios focos de infecção que ponderam degenerar para um cancro. Espero tela assustado o suficiente :))))
Assustou-me um bocadinho sim! Pelo menos fiquei a saber que são resistentes ao fogo, não sei é se os meus pulmões vão aguentar os mocroscópicos alfinetes... De qualquer forma obrigado zedasilva. :-)