Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Sou estudante universitário e vou viver para um apartamento com mais 3 colegas. O proprietário recusa-se a fazer o contrato no nome dos 4 e a passar recibo aos 4. Fui tentar perceber se haveria alguma diferença em termos monetários para o proprietário em passar 4 ou 1 recibo. A resposta que me deram nas finanças foi que o proprietário não perde nada em passar 1 ou 4 recibos. Tentei novamente insistir com ele, inclusivé ele é advogado, mas foi em vão. Ele diz que não passa os 4 recibos e perante a lei está no direito dele. A solução que ele deu foi que no contrato deixava possível fazer um subarrendamento da casa, ou seja, o titular do contrato de arrendamento poderia subarrendar a casa às outras 3 pessoas e passar-lhes assim um recibo da sua parte a cada um.

O que eu gostava de saber é se para efeitos de IRS a pessoa que subarrendar a casa fica a perder dinheiro com isso. Se x% do que recebe dos outros 3 colegas é para o estado.

espero que me tenha feito entender

desde já obrigado
  2.  # 2

Colocado por: antunes20O que eu gostava de saber é se para efeitos de IRS a pessoa que subarrendar a casa fica a perder dinheiro com isso. Se x% do que recebe dos outros 3 colegas é para o estado.
    CREIO QUE no caso de subarrendamento você terá de abater o que o arrendamento lhe custa pelo que, em princípio, não teria de pagar nada de IRS.
    Aguarde mais opiniões (e confira nas Finanças).

A minha companheira tem quartos arrendados e fez contratos e passa os respectivos recibos a CADA estudante.
    É MUITO melhor para o senhorio porque, se um deles se portar mal telefona-se para os papás e põe-se o mal-comportado na rua, sem haver problemas com os outros.

Não percebo as razões desse advogado (será apenas preguiça?)... ou talvez perceba!