Iniciar sessão ou registar-se
    • arpm
    • 16 agosto 2010 editado

# 1

Boa noite,

Tenho um problema: tenho que isolar uma parede da minha casa contígua a um vizinho barulhento (sons aéreos). Decidi fazer obras, mas surgiu um outro problema que é de não saber qual é a melhor opção porque já recorri a vários técnicos e as soluções não são de consenso. Uns dizem-me que é com lã de rocha, outros com cortiça, outros com roof mate. Afinal, quem tem razão?! Agradeço desde já a ajuda de todos os que se diponibilizarem participar em tentar encontrar a melhor solução...!
    •  
      FD
    • 16 agosto 2010

# 2

• arpm
    • 18 agosto 2010

# 3

Boa tarde,

Desculpem lá a insistência e talvez este tema não seja muito apaixonante, mas preciso mesmo de me documentar para fundamentar a decisão sobre qual o melhor material para isolamentio acústico... Já alguém ouviu falar em Green Glue? Dizem que é um produto revolucionário. E quanto à lã de rocha, lã de vidro e wallmate; quem me diz algo sobre as capacidades específicas de cada um?... Eu já li um pouco sobre todos, mas não sobre a comparação entre todos a fim de saber qual o que tem o melhor desempenho. Será muito difícil saber isto?
    Aguardo feed-backs!
    Obrigada, FD, por me ter respondido
  1.  # 4

Boa tarde

Qual é a constituição da parede existente?
    •  
      FD
    • 18 agosto 2010 editado

# 5

Colocado por: arpmSerá muito difícil saber isto?

É uma questão de consultar as fichas técnicas dos fabricantes e ver qual o nível de isolamento acústico garantido pelos mesmos.

Por exemplo, WALLMATE: http://building.dow.com/europe/pt/proddata/xps/wallmate.htm
    Como vê, nem sequer existe referência ao isolamento acústico, por isso...

Lã rocha 40KG/m3: http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/PN_40___PK_40___PA_40.pdf

Aqui tem uma hipotética diferença num painel sandwich entre lã de rocha e lã de vidro: http://www.panelsan.com/en/index.php?page_id=56

De qualquer forma, veja o gráfico em anexo que tirei daqui: http://www.isover.bg/d_load/files/Presentations/Air%20borne%20sound%20insulation.ppt
      isolamento.png
    • arpm
    • 20 agosto 2010

# 6

Boa noite,

Antes do mais, agradeço aos dois intervenientes pelas suas respostas.

FD, li a apresentação que me enviou. Foi útil, mas, mais uma vez, quando alguém faz referência a um material não estabelece comparação com outros... Neste caso foi sobre o desempenho de rolos de lã de vidro. Pelo que entendi, tenho que fazer uma parede bem espessa para obter um bom resultado. Na sala, disponho de espaço suficiente, mas o mesmo já não se passa no quarto onde apenas posso instalar uma parede de 6 cm de espessura. É pouco, eu sei, mas mais do que isto vai interferir com a janela.

Bruno_C, quanto à parede, tanto quanto julgo saber é em tijolo.
    • RLV
    • 20 agosto 2010

# 7

Boas

As Mantas de Lã Mineral têm um bom Coeficiente de Absorção Sonora para todas as frequências de sons.
    Se forrar a parede com este material 5 cm espessura e depois cobrir com Gesso Cartonado 12 mm fica com os 6,2 cm e com um bom isolamento acústico . Com uma caixa de ar 3 cm entre parede existente e o que vai colocar seria perfeito!

Cumps
  2.  # 8

Concordo com o RLV, fixar perfis metálicos na parede, preencher o espaço entre eles de lã Mineral e colocar placas de gesso. Poderá ter uma redução sonora equivalente a uma parede dupla, dependendo claro da espessura a colocar.

É uma solução com uma boa relação custo beneficio. Eu colocaria com uma espessura de 5 a 10 cm. Deverá colar nos perfis uma fita isoladora e rematar em todo o perimetro com um vedante acústico do tipo Green Clue.
    • arpm
    • 20 agosto 2010

# 9

Caros Foristas, aos poucos, está-se a fazer luz!

Parece-me bem esta solução de lã mineral. Estava a pensar colocar uma camada de lã mineral e ainda de possível, entre duas placas de gesso, gastar umas bisnagas de Green Glue para reforçar o isolamento já que esta tem uma espessura muito pequena e eu na parede do quarto tenho pouco espaço.

E quanto a isolamento de tectos, se eu quiser ainda posso colocar lã mineral por cima do tecto falso? É que como vou ter que colocar tecto falso na sala para colocar focos de luz embutidos, aproveitava e punha uma camada de lã mineral para isolar do ruído de passos e outros sons de impacto. Que lhes parece?
    • RLV
    • 20 agosto 2010

# 10

Boas

Colocar a manta de lã mineral entre duas placas de gesso cartonado não vai adiantar grande coisa, a nivel acústico.
    Como a sua parede é so para ser visivel de um dos lado e como já tem um paramento de tijolo, mais vale colocar as duas placas juntas pelo interior para criar mais "massa" (como nas imagens do FD). A manta ao chegar ao tecto, dobra e avança uns 60cm pelo tecto .

Cumps
    • arpm
    • 20 agosto 2010

# 11

Ok, obrigada

Mas, sabe, a minha ideia nas ditas duas placas de gesso era só para poder lá pôr a Green Glue. Ou seja, se se justificar colocar duas placas era de aproveitar pôr, entre si, uma camada da Green Glue. De resto, não invalida que ponha a lã mineral como está previsto. Sabe, o meu problema é que tenho que escolher muito bem os materiais e a sua combinação porque, mais uma vez sublinho, no quarto tenho muito pouca área para trabalhar o isolamento por causa do remate com a janela. É que esse é o meu grande problema. Se pudesse punha para lá uma camada à vontade e aí tinha a cereza de que tudo ficava bem isolado, mas não posso...
    • RLV
    • 20 agosto 2010

# 12

Boas

Já tem o Tijolo da parede existente, tudo o que colocar de isolamento acústico é entre a parede de tijolo existente e a ultima placa de gesso cartonado (revestimento) .
    Como na imagem , mas com isolamento acustico também na parede (a imagem só tem no tecto falso).

ps. O gesso cartonado não é isolante acustico! só se forem colocadas varias placas sobrepostas de modo a criar massa.

cumps
      Tecto falso.jpg
    • arpm
    • 20 agosto 2010

# 13

sim, sim. Mas mesmo nos tectos falsos, não me apetece gastar muita área para não roubar demasiado ao pé direito. Faz ideia de quanto é o mínimo que se pode gartar para pôr um tecto falso e colocar isolamento assim como os focos? E quanto aos custos, assim por alto, sabe-me dizer (refiro-me aos tectos falsos e ao isolamento)?
    E, já agora, obrigada pelos seus contributos, RLV
    • RLV
    • 20 agosto 2010

# 14

No tecto vai precisar de uns 12cm .......mas depende das iluminárias que escolher.
    - gesso cartonado : 13 mm
    - lã mineral : 50 mm
    - estrutura em aço galvanizado 30 mm
    - iluminárias de encastrar: 120 mm.... como no exemplo do pdf em anexo

Aplicado como esta na foto por exemplo

Quanto a custos vai ter que esperar pelos comentarios dos outros membros já que há por aqui no fórum orçamentistas assim como representantes de gesso cartonado.

cumps
    • arpm
    • 20 agosto 2010

# 15

Obrigada, mais uma vez.
    Quanto aos orçamentistas, desconhecia! Ok, fico a aguardar orçamentos...!
  3.  # 16

Boa noite,

Estive a ler todos os comentários sobre este assunto e a pesquisar algumas coisas na net, mas continuo com algumas dúvidas e preciso que me deêm a vossa opinião.

Pretendo isolar acusticamente uma parede dum quarto do meu apartamento (é em tijolo por dentro e gesso por fora, acho) a fim de evitar os ruídos dos vizinhos do lado (conversação, gritos das miúdas, etc). Sei que para ser eficaz teria de isolar também o tecto e o chão, mas a minha ideia é anular/filtrar pelo menos uma parte do ruído que eles fazem. Pensei em tapar a parede com uma carrada de móveis, mas como não me apetece ficar sem espaço nenhum na divisão pensei que pôr uma placa dalgum desses materiais que falaram, seguida de pladur já serviria para alguma coisa. Quero é atenuar o barulho, mesmo que só em parte.

O catálogo da Leroy refere que o melhor material para isolamento acustico é o Poliuretano, mas aqui fala-se muito da Lã Mineral (Lã de Rocha?) que neste mesmo catálogo não é tão bem classificado em termos de isolamento acústico.

Também sei que havia uma empresa que tinha uns rolos duma película que era só colar na parede, mas nunca mais os encontrei...

O que acham? Qual será a solução mais prática/económica? Só tenho cerca de 5cm de manobra. A casa é húmida no inverno, o que não sei se será importante para o caso.

Agradeço desde já a vossa ajuda
    • arpm
    • 21 agosto 2010

# 17

Boa, Rita, andamos à procura do mesmo! E tal como eu, também você tem pouco por onde se expandir; no quarto, só disponho de 6 cm. E o desafio está aí (na falta de espaço), porque todos os materiais, pelo que tenho lido e pelos testemunhos, no seu todo, fazendo uma parede com isolamento e com massa, resolvem grandemente o problema. Por isso tentei procurar a opinião dos peritos, que até ao momento tem sido muito frutuosa. Mas olhe, não é fácil porque tenho percerbido que isto das lides da construção não é uma ciência exacta...
    • RLV
    • 21 agosto 2010

# 18

Boas

Ritaz a Lã Mineral comparada ao Poliuretano tem um Coeficiente de Absorção Sonora mais baixo (ambos com 5 cm espessura), ora veja:

Manta lã mineral 5 cm:
    0,35 para 125Hz
    0,65 para 250Hz
    0,90 para 500Hz
    0,95 para 1000Hz
    0,95 para 2000Hz
    0,90 para 4000Hz

Painéis Poliuretano 5cm:
    0,10 para 125Hz
    0,40 para 250Hz
    0,55 para 500Hz
    0,70 para 1000Hz
    0,75 para 2000Hz
    0,75 para 4000Hz

Fonte: Livro Acústica em Edificios do Eng Jorge Patricio

Veja se no catálogo da Leroy são comparados produtos com a mesma espessura , se sim o catalogo está errado.
    A Lã Mineral é também um bom isolante térmico

Cumps
  4.  # 19

ritaz

Se pretende isolar os sons aéreos deve isolar o elemento de separação entre a fonte emissora e a receptora.

- fonte emissora - seus vizinhos
    - fonte receptora - você

Se os ruídos forem emitidos do lado de la da parede no seu caso deve apenas isolar essa parede. Se tiver outros vizinhos barulhentos por cima deve isolar o tecto.

Continuo a insistir na solução do lã mineral!

As soluções descritas apenas reduzem sons de condução aérea, não reduzem os de percussão!!
    • arpm
    • 21 agosto 2010

# 20

Boas tardes a todos,

Bruno_C, mas então se as soluções propostas só reduzem os sons aéreos, no caso de se pretender isolar o tecto mais dos sons de percusão do que dos aéreos (bolas a cair no chão, ruído de tacões de sapatos, abertura e fecho de portas de armários, etc), que soluções propõe?

RLV, já agora esclareça-me sff quanto a um aspecto; nos dados que apresentou da lã mineral 5 cm em relação ao poliuretano 5 cm "(...)0,35 para 125Hz (...)", o que significa o 0,35 e por aí adiante? É a densidade?...

obrigada

0.0222 seg. NEW