Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Já tenho andado por este fórum, mas consegui sempre esclarecer algumas das minhas questões através de pesquisa, pois realmente é bastante completo e com pessoas realmente dispostas a ajudar.
    Mas agora não estou a conseguir encontrar uma situação que se assemelhe ao que se passa de momento no prédio onde habito.
    As questões relativas á administração do condomínio irei deixar para outras núpcias, pois realmente é do estilo novela mexicana :-)
    Neste momento o "problema" está na minha porta, literalmente. Eu habito no R/C, e há coisa de um mês mudou-se para o prédio, para o 2º andar, um casal com 3 filhas, das quais uma ainda é bebé, portanto necessita de carrinho para as deslocações.
    Até aí nada de mais, até cerca de duas semanas atrás quando ao chegar à minha porta me deparo com um carrinho de bebé ao lado da mesma. Não pensei imediatamente que fosse dos novos vizinhos, porque até aí o carrinho não tinha aparecido.
    Mas efectivamente é dos vizinhos do 2º andar que deixam o carrinho montado do lado da minha porta. Realmente não sei que possa fazer, visto que é o hall do prédio no fundo, mas lá está, o carrinho está a bloquear o acesso da porta da arrecadação (ao lado da minha) à qual embora todos tenham acesso e chave, é apenas utilizada pela sra da limpeza que lá guarda os materiais para o exercício da sua função.
    Não quero ser rotulada de implicante, mas realmente o carrinho está "estacionado" ao lado da minha porta de entrada, não é que dificulte a minha passagem, mas ninguém nunca utilizou o hall do prédio como armazém ou estacionamento, e muito menos eu o fiz naquele espacinho entre a minha porta e a da arrecadação... Ainda por cima tenho 2 cães que entram e saem do prédio, e embora sejam bem comportados, quem me garante a mim que o carrinho aparece danificado e dizem que fui eu ou os cães?
    Há alguma situação parecida que vos tenha ocorrido?

Desde já agradeço as vossas intervenções :-)

Sandra.
  2.  # 2

Eu não o faria, mas não me parece particularmente grave. Eles devem pensar que não incomodam ninguém...e espaço dentro do apartamento não deve ser o que mais sobra com 3 filhas em casa...
    De qualquer modo, se incomoda (nem que seja visualmente), nada como falar com os seus vizinhos e dizer-lhes que preferia que não deixassem ali o carrinho. Sem mais complicações.
  3.  # 3

Olá Elekra
    Eu sou das que deixa o carrinho "estacionado" na escadas. Faço-o porque dá imenso jeito ter o carrinho já montado quando dele se necessite, para além disso, se entrar em casa com ele aberto, sujo o chão todo.
    Há algumas diferenças entre mim e a sua vizinha: Temos elevador, por isso, não tenho de passar pelos outros andares. Sou a única inquilina no último andar do prédio, logo, que eu saiba, não estou a incomodar ninguém, mas nunca se sabe.
    Mas pense numa coisa, é uma situação passageira, mais um tempinho a criança cresce e já não precisa do carrinho.
    Se está a pensar em "implicar" com a vizinha porcausa do carrinho, lembre-se que tem dois cães, eles tb podem, posteriormente, implicar consigo porcausa deles, nem que seja só por vigança.
  4.  # 4

Onde fica a tolerância? Na porta da rua?
    • macal
    • 16 agosto 2010 editado

# 5

Não percebo porque não levam o carrinho para a porta deles, talvez seja porque os incomode.
    • Neon
    • 16 agosto 2010

# 6

Colocado por: macalNão percebo porque não levam o carrinho para a porta deles, talvez seja porque os incomode.

Macal experimente "acartar" 2 crianças pequenas + 1 bébé + 1 carrinho até ao 2.º andar ;)
  5.  # 7

Colocado por: NeonMacal experimente "acartar" 2 crianças pequenas + 1 bébé + 1 carrinho até ao 2.º andar ;)

Não me parece que a solução seja atirar com os incómodos para cima de terceiros, além de ninguém ser obrigado a ter filhos. E acho muito engraçado que a solidariedade e boa vizinhança tenha um sentido só.
  6.  # 8

Tenha um pouco que sensibilidade e compreenção Elektra...

Colocado por: pipocas4Olá Elekra
    Eu sou das que deixa o carrinho "estacionado" na escadas. Faço-o porque dá imenso jeito ter o carrinho já montado quando dele se necessite, para além disso, se entrar em casa com ele aberto, sujo o chão todo.
    Há algumas diferenças entre mim e a sua vizinha: Temos elevador, por isso, não tenho de passar pelos outros andares. Sou a única inquilina no último andar do prédio, logo, que eu saiba, não estou a incomodar ninguém, mas nunca se sabe.
    Mas pense numa coisa, é uma situação passageira, mais um tempinho a criança cresce e já não precisa do carrinho.
    Se está a pensar em "implicar" com a vizinha porcausa do carrinho, lembre-se que tem dois cães, eles tb podem, posteriormente, implicar consigo porcausa deles, nem que seja só por vigança.

Inteiramente de acordo!

Saudações.
    • arpm
    • 16 agosto 2010

# 9

Fiquei na dúvida se existe ou não elevador. Se sim, a sua existência possibilita que o carrinho seja deixado à porta dos proprietários?
    Por outro lado, tolerância, sim, mas em todos os sentidos. Nem quem tem animais nem que tem crianças e nem quem não tem nem de uns nem de outras deve ser discriminado. Ou seja, é tudo uma questão de bom senso. Bom senso que também deve ter lugar em gestos simples, tais como dar uma palavrinha sobre a necessidade de lá deixar o carrinho caso não exista outra solução. De facto, a criança há-de crescer, mas fica sempre bem dar uma explicação e tentar questionar os envolvidos sobre as implicações em lá deixar o carro.
  7.  # 10

está-se a dar tanta importancia a um carrinho.... eu tenho 3 carrinhos no res do chao,perto da porta de entrada. e nao me importo! não me incomoda nadinha! é sinal k temos novas vidas no predio.Atençao,tive o meu filhote,agora com 7anos,e nunca deixei cá fora,nao me sentia á vontade em deixar uma coisa minha fora do meu dominio.tinha receio de encontrar só o lugar ;D mas nunca aconteceu aos dos vizinhos,só eu é k sou desconfiada...
  8.  # 11

a minha experiência em situações semelhantes é, falar com os visinhos, se bem que neste caso, eu ficava era calado!
  9.  # 12

Eu era incapaz de habitar num prédio (de área comum limitada como parece ser o caso), e largar um carrinho no rés-do-chão sem dar uma palavra a alguém.

Nem se trata de pedir autorização mas, pelo menos dar uma justificação e ver pela cara do vizinho a sua reacção.

Eu tenho umas escadas espaçosas e dava-me muito jeito guardar a mota nas escadas. Mas respeito que seja um espaço comum e como tal pago uma mensalidade numa garagem para guardar a mota a 500 metros de casa.

Mas Elektra, infelizmente, o bem estar que poderá ganhar em não ter o carro ao lado da sua porta, pode não compensar o facto de se transformar na "vizinha do r/c insensível e implicativa". Como tal deverá pensar duas vezes e agir de acordo com a sua personalidade.
    • Neon
    • 17 agosto 2010 editado

# 13

Colocado por: macal
    Não me parece que a solução seja atirar com os incómodos para cima de terceiros, além de ninguém ser obrigado a ter filhos. E acho muito engraçado que a solidariedade e boa vizinhança tenha um sentido só.

Olhe Macal eu não disse que concordava com o facto de a Sr.ª deixar o carrinho no átrio do R/c (eu pelo menos não o faria); Mas entendo as razões porque isso acontece.

A razão da minha observação foi a de o/a procurar sensibilizar para o facto de que para esse casal poderá ser complicado levar 3 crianças e um carrinho para cima e para baixo.

Viver num condomínio, em ambiente saudável, implica desde logo ter algum espírito de sacrifício e tolerância. Agora se em cada atitude de um vizinho que nos irrita, nós colocar-mos as nossas necessidades e o nosso bem estar em 1.º lugar e acima de tudo, sem fazer uma avaliação do custo/beneficio. Estamos a convidar o vizinho a fazer o mesmo com as nossas eventuais falhas futuras.
    O mais importante é perceber se o incomodo é tão grande assim que justifique a criação de algum mau estar ou crispação.
    Percebe isso?

Já viu que a própria Elektra reconhece que o carrinho não a estorva...o único problema é que nunca ninguém fez aquilo

Colocado por: ElektraNão quero ser rotulada de implicante, mas realmente o carrinho está "estacionado" ao lado da minha porta de entrada, não é que dificulte a minha passagem, mas ninguém nunca utilizou o hall do prédio como armazém ou estacionamento, e muito menos eu o fiz naquele espacinho entre a minha porta e a da arrecadação... Ainda por cima tenho 2 cães que entram e saem do prédio, e embora sejam bem comportados, quem me garante a mim que o carrinho aparece danificado e dizem que fui eu ou os cães?

Hoje é o carrinho de bébé, que daqui a alguns meses tenho a certeza que será substituído por brinquedos e bicicletas.
    Enquanto não estorvar ninguém que mal faz?

Só a titulo de conclusão, vou relatar que no local onde resido tínhamos uma vizinha que não perdia uma oportunidade para chamar a atenção a toda a gente que não se podia fumar, não se podia fazer barulho, tinham que limpar bem os pés ao entrar no prédio, não se podia deixar cair um pingo ao levar o lixo, não se podia ter animais...enfim tudo correctíssimo, e eu até concordo, só que era levado ao exagero.
    Quando comprei o apartamento até me mandou recado que devia usar chinelos em casa.
    No 1.º dia em que a encontrei na escada, disse-lhe com toda a educação possível que em minha casa mandava eu, e que não tinha comprado a casa para ser policiado; E que podia levar-me a tribunal em 10 juízos diferentes que eu andava com o calçado que entendesse.
    Expliquei-lhe que o cheiro das batas armazenadas na garagem dela me incomodavam, as florestas de vasos (dela) espalhados pelo logradouro e caixa de escadas poderiam ser interpretados como um exagero, que detestava a quantidade de tapetes (tipo serapilheira) que ela por auto recriação espalhou pelo prédio (porta garagem, patamar da caixa de escadas, porta dos arrumos do sótão)

Abençoado o dia em que tivemos essa conversa pois hoje, vivemos todos (12 fogos) felizes e contentes, e aturamos-nos muito bem todos uns aos outros. Quando alguma coisa não esta bem é resolvida na hora com muita conversa e diplomacia.
    5 estrelas :)
  10.  # 14

Colocado por: pipocas4Olá Elekra

Boa resposta.
  11.  # 15

Mas existe elevador? Mesmo que não exista a srª pode levar primeiros os filhos e depois vem buscar o carrinho.
    Ou no andar de cima o carrinho na escada já incomoda, por falta de espaço?

Se houver espaço no 2º andar dizia que é lá que deve deixar o carrinho, caso nao haja espaço, não ia estar a aborrecer-me por causa disso.
  12.  # 16

Bom dia,

Agradeço a todos os vossos comentários / opiniões.
    Gostava de esclarecer e pedir desculpa porque cometi um erro ao dizer que moram no 2º andar, afinal moram no 1º andar (o prédio não tem elevador)... realmente é só um lance de escadas e os halls dos pisos de cima, apesar de não serem enormes, são grandes o suficiente para guardar o carrinho... Quando nos mudámos, vivia no 1º andar por cima de nós (estes novos são ao lado) um casal com duas filhas pequenas, sendo uma delas bebé, e nunca deixaram o carrinho montado cá em baixo...
    No antigo prédio dos meus pais, a título de exemplo, havia um vizinho que colocava a bicicleta no hall do prédio (que era enorme), porque vivia no 4º andar e nunca a deixou à porta de ninguém...
    O me entristece mais, é que podiam ter dado uma palavrinha e explicado a situação. Percebo que seja complicado com 3 filhas em casa, mas cada qual com as suas complicações e dificuldades. Além do que, quem entra no prédio neste momento, pensaria que sou eu que tenho crianças em casa...
    Tolerãncia e espírito de sacrifício, começo a pensar que tenho até demais... no meu quintal até uma torrada inteira já lá foi parar, e sacudir toalhas com toda a espécie de lixo, incluindo ossos (devem pensar que não alimento os meus cães... :-s) é normal. Mas lá está, comprei um R/C, é de esperar que de vez em quando estas coisas aconteçam...
    Tenho todo o cuidado de limpar o quintal diariamente, sem limpar pêlos nem cócos à mangueirada como os outros fazem, porque não quero entupir os canos que levam as águas do meu quintal e dos terraços do 3º andar para a rua... onde existe outro problema, que a Administração do condomínio teima em não resolver, pura e simplesmente porque não a afecta (mas isto é assunto para outras núpcias...)...

E lá está, tenho 2 cães e se vou dizer alguma coisa, passo a ser "a vizinha implicante do r/c" e corro o risco de passarem a implicar comigo simplesmente pelo facto de ter os 2 cães (embora a vizinha do r/c ao lado também os tenha).

Vou pensar nos prós e contras e depois vejo o que fazer.

Obrigada a todos!
    Sandra.
  13.  # 17

Francamente acho que não devia dizer nada, porque deve ser mesmo complicado subir com o carrinho, mesmo que seja só um lance de escadas. Tambem concordo que os ditos vizinhos deviam ter tido mais consideração por si e o mínimo era terem perguntado se não havia problema... era o minimo. Mas, volto a repetir, eu cá não dizia nada e como já se disse aqui, é temporário.
  14.  # 18

Colocado por: NeonViver num condomínio, em ambiente saudável, implica desde logo ter algum espírito de sacrifício e tolerância. Agora se em cada atitude de um vizinho que nos irrita, nós colocar-mos as nossas necessidades e o nosso bem estar em 1.º lugar e acima de tudo

Exacto! Foi isso mesmo que os vizinhos do 1º andar não fizeram.
    P.S. - colocarmos não tem traço de união.
  15.  # 19

Bom, como não gosta do carrinho a sua porta e como toda a gente acha que dá muito trabalho subri um lance de escadas para buscar o carrinho, você pega no carrinho e deixa-o à porta da vizinha. Vê como é simpática :-) ou não :-(
  16.  # 20

Pois realmente já me lembrei de ir colocar o carro à porta deles, só para ver se percebiam... mas depois sou eu a má da fita :-( e além disso era uma atitude ainda menos simpática que a deles...

0.0183 seg. NEW