Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas
    tenho uma moradia em Valongo que tem infiltraçao numa das paredes, de inicio os sinais da mesma notavam-se no interior junto a uma janela do sotão (3º piso) e na janela do quarto (2ºpiso) ver foto, o que me levou a pensar que o problema seria na soleira das janelas. Acontece que no ultimo e péssimo inverno a situação piorou bastante tendo a infitração alastrado para a totalidade da parede do sotão e de um pequeno wc ao lado dessa parede, a água infiltrou-se pelo soalho do sotão e chegou ao tecto de outro wc do piso de baixo.
    Tentei accionar o seguro multi-riscos mas o perito disse que não cobria pois os danos não se deviam a ruptura de canalização.
    Gostaria de ter sugestões de como reparar 1º a causa da infiltração e de ter uma ideia de quanto custaria, a reparação do soalho e pintura das paredes interiores ficaria para mais tarde pois o mais urgente é resolver a causa da infiltração como é óbvio.

desde já o meu agradecimento

Miguel Nunes
      vistas exteriores da casa (5) - Cópia.JPG
      sotão soalho (2).JPG
      quarto.JPG
      parede sotão (2)2.JPG
      sotão soalho (6).JPG
      quarto (3).JPG
      quarto (2).JPG
      wc2.JPG
  2.  # 2

inseri várias fotos para uma melhor avaliação da vossa parte ; )
  3.  # 3

danos no sotão
      parede sotão (2).JPG
  4.  # 4

Boa tarde

A primeira coisa a fazer é descobrir a causa ou as causas das infiltrações.

Já verificou se há fissuras do lado exterior das paredes, principalmente junto das janelas?

Verifique se não há fissuras entre a ligação das paredes e as molduras das janelas, principalmente na superior?

Poderá ser também falta de estanqueidade das janelas, mas parece menos provável.
  5.  # 5

Não percebo nada de construção...mas posso dar uma opinião,(espero que válida)
    As janelas que tem estão inseridas numa placa que só tem uma parede,quero dizer que não é de parede dupla,se observarmos essa placa que tem vários quadrados em pedra ou lage pelo exterior(presumo)esta parede vem do chão até lá acima em que estão encastradas as janelas,logo pelo aspecto das janelas interiormente me dá a sensação que não é parede dupla...sendo assim a haver infiltrações directas nas paredes,as juntas das tais lages não estão bem isoladas,ou então as pedras ou lages são de características um pouco absorventes...se por acaso as infiltrações existirem sem chuva no Inverno;é porque existe choque térmico devido à parede ser simples e não dupla,o contacto do frio exterior com o calor pelo interior com aquecimentos ou até só com o calor que caracteriza estarem lá dentro pessoas no Inverno;faz com que escorra humidade pelo interior.

Cumps
    Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fisiomig
  6.  # 6

Colocado por: Bruno_CBoa tarde

A primeira coisa a fazer é descobrir a causa ou as causas das infiltrações.

Já verificou se há fissuras do lado exterior das paredes, principalmente junto das janelas?

Verifique se não há fissuras entre a ligação das paredes e as molduras das janelas, principalmente na superior?

Poderá ser também falta de estanqueidade das janelas, mas parece menos provável.

de facto não existem fissuras na parede exterior em nenhum lado, ponho a hipotese de a infiltração se dar entre o telhado e a parede exterior, esta parede é a que está mais exposta ao vento e à chuva
  7.  # 7

Colocado por: Jorge RochaNão percebo nada de construção...mas posso dar uma opinião,(espero que válida)
    As janelas que tem estão inseridas numa placa que só tem uma parede,quero dizer que não é de parede dupla,se observarmos essa placa que tem vários quadrados em pedra ou lage pelo exterior(presumo)esta parede vem do chão até lá acima em que estão encastradas as janelas,logo pelo aspecto das janelas interiormente me dá a sensação que não é parede dupla...sendo assim a haver infiltrações directas nas paredes,as juntas das tais lages não estão bem isoladas,ou então as pedras ou lages são de características um pouco absorventes...se por acaso as infiltrações existirem sem chuva no Inverno;é porque existe choque térmico devido à parede ser simples e não dupla,o contacto do frio exterior com o calor pelo interior com aquecimentos ou até só com o calor que caracteriza estarem lá dentro pessoas no Inverno;faz com que escorra humidade pelo interior.

Cumps
    Rocha

Estas pessoas agradeceram este comentário:fisiomig

as lages não vão até ao chão, a foto do exterior da casa não é muito esclarecedora peço desculpa por isso, mas nota-se algum calcário que sai pelas juntas das lages, a infiltração só se dá quando chove daí a minha urgência em resolver este problema o mais rápido possivel de modo a evitar danos ainda maiores.

cumprimentos

Miguel Nunes
  8.  # 8

foto da parede exterior, marquei as janelas do sotão e a do quarto
      vistas exteriores da casa (5) - Cópia2.JPG
  9.  # 9

Verificou na moldura superior da janela?? na ligação da mesma com a parede!

muitas das vezes são tão pequenas que é difícil de ver, permitem a entrada de bastante água.
    •  
      FD
    • 18 agosto 2010 editado

# 10

Colocado por: Bruno_Cmuitas das vezes são tão pequenas que é difícil de ver, permitem a entrada de bastante água.

Eu descobri isto com formigas... como é que é possível que muitas das vezes não se veja de onde vêm, mas que elas aparecem, aparecem...
    Arranje uma mangueira e vá fazendo testes controlados.
  10.  # 11

Formigas??

Essa é que não me passava pela cabeça! Pensava que só passava água...
  11.  # 12

Boas

depois de algumas observações colocadas aqui, verifiquei que de facto existem alguma fissuras na parede exterior, pelas fotos dá para ver que são fissuras horizontais com ligação ás janelas onde se nota as infiltrações.
    sendo assim peço que me aconselhem na melhor solução para resolver o problema e se possivel dizerem um valor aproximado de quanto custará.

Cumprimentos
      exterior (2).JPG
      exterior.JPG
      exterior (4).JPG
      exterior (3).JPG
  12.  # 13

Sempre há fissuras...

Poderá pintar parcialmente ou totalmente a fachada aplicando uma armadura na tinta nas zonas das fissuras. Não sei se é possível antes de pintar colocar silicone de estanquidade á água nas fissuras.... A tinta deve ser plastica com bastante elasticidade.

Deverá colocar umas pingadeiras nos peitoris das janelas para eliminar os escorrimentos de água que se vê nas fotos, isso minimiza as infiltrações e aumenta a durabilidade da dos revestimentos. podem ser pingadeiras em pvc ou outro material é fácil de colocar e são acessiveis.

Alem das fissuras poderá haver outras causas para as infiltrações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fisiomig
  13.  # 14

Colocado por: Bruno_CSempre há fissuras...

Poderá pintar parcialmente ou totalmente a fachada aplicando uma armadura na tinta nas zonas das fissuras. Não sei se é possível antes de pintar colocar silicone de estanquidade á água nas fissuras.... A tinta deve ser plastica com bastante elasticidade.

Deverá colocar umas pingadeiras nos peitoris das janelas para eliminar os escorrimentos de água que se vê nas fotos, isso minimiza as infiltrações e aumenta a durabilidade da dos revestimentos. podem ser pingadeiras em pvc ou outro material é fácil de colocar e são acessiveis.

Bruno C, desde já o meu agradecimento pela sugestão. Peço desculpa pela ignorância mas pingadeira do peitoril não se pode chamar de soleira?
    ambas as janelas têm soleira em pedra só que não têm rasgos para orientar a água.
    outra situação que se pode ver na foto é que a água escorre pela parede desde o telhado como se pode ver nas manchas, se aquela caleira ou pingadeira tiver mal colocada pode ser o motivo da infiltração?
    existem caleiras ou pingadeiras com formato que não permita que a água caia pela parede?

Cumps

Miguel Nunes
  14.  # 15

Colocado por: Bruno_CSempre há fissuras...

Nunca usem silicones em fissuras...pois estes reagem com a porosidade...tem que ser ms polímero de alto módulo.

Rocha
  15.  # 16

Obrigado Jorge Rocha
  16.  # 17

fisiomig não sou mt bom em nomes mas penso que soleira é nas portas.

As escorrências do telhado deve-se estar a referir aos rufos, chapas de zinco, isso deve-se também ao facto de não ter pingadeira. Deveria ter uma dobra na chapa de modo a que as pingas se afastem da parede.
      calha_rufo_pingadeira03.gif
  17.  # 18

Colocado por: Bruno_Cfisiomig não sou mt bom em nomes mas penso que soleira é nas portas.

As escorrências do telhado deve-se estar a referir aos rufos, chapas de zinco, isso deve-se também ao facto de não ter pingadeira. Deveria ter uma dobra na chapa de modo a que as pingas se afastem da parede.
      calha_rufo_pingadeira03.gif

É isso mesmo Bruno, chamam-se rufos então ( quem não sabe...). O rufo na minha casa não parece ter essa pingadeira e talvez seja por isso que a água escorre pela parede, sabe-me dizer se os rufos são todos em zinco ou se existe outro material mais adequado e já agora se existe mais do que um formato de rufo pois o que colocou na imagem não tem pingadeira ?
  18.  # 19

Tem pingadeira dupla! Interior e exterior. Percebe-se pk o rufo não encosta na alvenaria.

Existe outros materiais, chapa pintada, cantaria de pedra, pcv... mas melhor será de zinco têm maior vida útil.

Não consigo perceber bem qual o formato dos rufos que tem, mas não parece ter pingadeira. Poderá retirar os rufos e mandar fazer uma dobra numa oficina de quinagem de chapa e voltar a colocar, é uma questão de ver se tem chapa necessária para fazer essa dobra. O rufo que tem deve ser do tipo que mostro na imagem, podendo depois da quinagem ficar como na segunda imagem.
      111.JPG
  19.  # 20

Colocado por: Bruno_CDeverá colocar umas pingadeiras nos peitoris das janelas para eliminar os escorrimentos de água que se vê nas fotos, isso minimiza as infiltrações e aumenta a durabilidade da dos revestimentos. podem ser pingadeiras em pvc ou outro material é fácil de colocar e são acessiveis.

Caro Bruno tive a pesquiar na net e não encontrei nada em relação a pingadeiras em pvc para aplicar nos peitoris das janelas, será que me pode ajudar onde as posso encontrar.

Cumps

Miguel Nunes

0.0229 seg. NEW