Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Proponho manifestarmos à frente do parlamento (ou outro sítio) de cozinhas de brincar, tábuas de passar a ferro, tudo relacionado com o imaginário infantil doméstico que nos incutiram no infantário...com uma musiqueta a condizer.
    Assim não será preciso muita gente para passar a mensagem...
  2.  # 222

Colocado por: miguel_Vá lá, pelo menos hoje recebi uma carta do IHRU a dizer que a lei do IAJ foi revogada e para proceder à instrução de nova candidatura!
    Quanto a esta minha candidatura, acho que pelo menos vou ter um pouco mais de sorte, pois pago uma renda de 205 euros por um t2 no Alto de trás-os-montes e recebo um pouco menos de 550 euros mensais o que me dá na taxa de esforço 220 euros e o que é > a 1 RMA e < a 2.5 RMA na minha zona o que me dá direito ao 1º escalão, corrijam-me se estou enganado pf, pois estou com grandes espectativas.. pena é já estar perto dos 29 e de já estar a aguardar desde Julho :(
    Mas é claro, que estou solidário com todos vocês pois acho estas medidas muito injustas..
    ah, e parabéns pelo forum, serviu-me de grande ajuda desde o principio
    abraço a todos

Pelos vistos tens toda a razão:
    - A tua taxa de esforço é inferior a 40%
    - O valor da renda que pagas está a baixo da RMA
    - E a razão RM/RMA é menor que 2,5.

Ou seja, afinal o 1º Escalão não é um "escalão fantasma"!!

Parabéns Miguel e boa sorte para a candidatura.
  3.  # 223

O 1º escalão é fantasma porque todos temos rendas altas !

Pk os senhorios as inflacionaram.

A lei das rendas maximas admitidas deveriam ser IMPOSTAS aos senhorios .
    •  
      FD
    • 6 dezembro 2007

# 224

Leiam isto e contactem os deputados que a redigiram: http://www3.parlamento.pt/PLC/Iniciativa.aspx?ID_Ini=33574
    •  
      FD
    • 6 dezembro 2007 editado

# 225

Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Estou desempregado há um mês, no entanto tenho sete meses de trabalho este ano com uma média de 680€ brutos e tenho também IRS do passado- sete meses a ganhar 350€. contudo o meu IRS foi posto em conjunto com o da minha namorada que está empregada e ganha uma média de 550€ brutos mensalmente. Posso concorrer a um t1 em Lisboa visto ter direito a fundo de desemprego e a minha namorada estar empregada.

O subsídio de desemprego não é um rendimento, por isso só conta o rendimento da tua namorada. A taxa de esforço é 220€, se conseguirem arranjar uma casa por essa renda, e esse é o problema, de certeza que conseguem o subsídio.
    •  
      FD
    • 6 dezembro 2007

# 226

Colocado por: porta65fechadao meu agradecimento a quem sugeriu a renegociação do arrendamento e de certa forma passar o resto dinheiro por baixo da mesa foi posto por acidente. Não apoio este tipo de actuação.

Cumprimentos
    João Cleto

A renda pode ser uma coisa. Por outro lado, uma casa tem outras despesas que não se devem incluir na renda, o aluguer dos contadores, a limpeza mensal a cargo do senhorio, a quota do condomínio, etc...
    •  
      FD
    • 6 dezembro 2007

# 227

Colocado por: porta65fechada
    Olá FD, já há contas finais? só tenho visto casos isolados mas não consegui também fazer avaliação de todas as situações possíveis

Pelos vistos, desde que a renda não seja igual à RMA está tudo bem, não há escalão fantasma.
    • mi
    • 6 dezembro 2007

# 228

Enviei mails aos partidos politicos portugueses, para terem uma noção da realidade e aqui está a resposta do Bloco de Esquerda:

"Caro Miguel,

Obrigada pelo e-mail e pelas informações, informo-o de que as mesmas foram transmitidas ao deputado do Bloco, José Soeiro, que está já a preparar uma intervenção na Assembleia da República para denunciar a Lei que faz tudo menos promover o arrendamento jovem, apenas serve para fachada de uma inexistente preocupação do Governo.

Se existem já jovens a mobilizar-se para o protesto e exigência de um programa Porta65 «a sério», têm de certeza o apoio do Bloco na sua intervenção.

Com os melhores cumprimentos,

Sofia Roque."

Agora resta aguardar....
  4.  # 229

lf disse:
    boas pessoal

tive a ler no diario da republica, 1.ª Série-N.º169-3 de Setembro de 2007

no artigo 8º alinea d diz:

O RM do jovem ou do agregado nao ser inferior a uma vez, nem superior a quatro vezes, o valor da renda máxima admitida.

agora na e) diz:

A soma dos rendimentos brutos auferidos pelo jovem e por todos os menbros do agregado jovem ser compativel com a taxa de esforço maxima de 40%.

agora a duvida é a seguinte, na alinea d), dizem que poder ser aceite o jovem que nao tenha um vencimento abaixo do valor da renda maxima admitida, men quatro vezes superior, se nao fica excluido, logo quem tenha a renda de 300.00€ e seja aceite na zona e tiver um vencimento de 550.00€ logo está aceite!!!!! certo?

mas agora na alinea e)
    falam na taxa de esfoço de 40% mas pelo que entendo é só quando há mais de que um rendimento ou seja se for um casal e tiver dois vencimentos é que tem que ter uma taxa de esforço até 40%, se for um só nao tem essa restinçao dos 40% ou eu estou e ler mal..............;)

alguem que leia e veja se é isto ou nao????
  5.  # 230

lf disse:
    desculpem é no artigo 7º
  6.  # 231

Anónimo disse:
    Olá a todos!
    Eu ainda não aluguei casa (porque não tinha dinheiro para o fazer, com as rendas astronómicas praticadas em Lisboa), portanto alguém que me informe por favor onde é que pára esta famigerada bolsa de habitação, pois eu não consigo encontrá-la em lado nehum nem vejo qualquer menção nos comentários postados... se calhar eu é que não estou a procurar bem- já acedi milhentas vezes ao portal de habitação e não descubro nenhuma bolsa!

Obridada

Artigo 9.º
    Bolsa de habitação
    1 — Os jovens que pretendam aceder ao Porta 65 — Jovem podem, em alternativa à exibição de um contrato de arrendamento, tal como previsto na alínea a)
    do n.º 2 do artigo 7.º, recorrer à bolsa de habitação para arrendamento de habitações inscritas pelos respectivos proprietários no Portal da Habitação, disponível em http://www.portaldahabitacao.pt
    2 — As condições de acesso às habitações inscritas na referida bolsa são definidas em diploma próprio.
  7.  # 232

Amanhã, sexta-feira 7, na sessão da manhã far-se-á uma apreciação parlamentar do Decreto-Lei que deu origem ao Porta 65 Jovem. O Governo será interpelado por um deputado do PCP no sentido de obter esclarecimentos sobre este Decreto.

Quem puder que apareça e veja a discussão. mais informações em http://porta65.blogspot.com
  8.  # 233

Colocado por: FD
    Colocado por: porta65fechada
    Olá FD, já há contas finais? só tenho visto casos isolados mas não consegui também fazer avaliação de todas as situações possíveis

Pelos vistos, desde que a renda não seja igual à RMA está tudo bem, não há escalão fantasma.

Fd, estás enganado...

No caso concreto do Miguel, o RM=550 e a RMA=300...
    550/300=1.83

Na formula, o valor da renda é sempre a RMA, tal como as iniciais indicam... A taxa de esforço é que tem que ser inferior a 40%...
    Ou seja, obtem o 1º Escalão quem menos precisa...
    Os pobres que mais "esforço " fazem para pagar a renda, são penalizados.

Isto cada vez está melhor...
  9.  # 234

FERRAMENTA PARA CALCULAR SE TE PODES CANDIDATAR!!

Vê o blog http://porta65.blogspot.com e faz o download da folha de Excel. Versão em teste - Façam as vossas críticas

Segundo as minhas contas o 1º Escalão é de facto fantasma. Vejam por vós próprios!!!!
  10.  # 235

Gil Cerqueira disse:
    Olá amigos !!

Tive a infeliz noticia deste novo sistema de incentivos ao arrendamento a poucas horas atrás, e então como sou beneficiário do IAJ fiquei doente e sem saber o que me vai acontecer .....

Foi-me renovado em Junho passado o IAJ por mais 12 meses, ou seja, até Junho de 2008, mas agora fico sem saber se vou realmnte receber o IAJ até Junho, ou se tenho que me candidatar já ao porta 65 sob risco de ficar sem receber nada já a partir de Janeiro ...

Alguém que esteja nesta situação e saiba como é que vai ser para quem, ainda tem a receber IAJ em 2008?

Desde já obrigado.
  11.  # 236

É incrível a janela de rendimentos/taxa de esforço que o Porta 65 permite! É tão pequena que se o instituto da habitação não virar as costas à lei e deixar passar candidaturas não sei como vão justificar o facto de terem dado tão poucos apoios!!!
    Vejam o blog http://porta65.blogspot.com
  12.  # 237

Colocado por: AnónimoGil Cerqueira disse:
    Olá amigos !!

Tive a infeliz noticia deste novo sistema de incentivos ao arrendamento a poucas horas atrás, e então como sou beneficiário do IAJ fiquei doente e sem saber o que me vai acontecer .....

Foi-me renovado em Junho passado o IAJ por mais 12 meses, ou seja, até Junho de 2008, mas agora fico sem saber se vou realmnte receber o IAJ até Junho, ou se tenho que me candidatar já ao porta 65 sob risco de ficar sem receber nada já a partir de Janeiro ...

Alguém que esteja nesta situação e saiba como é que vai ser para quem, ainda tem a receber IAJ em 2008?

Desde já obrigado.

Olá Gil,

Se não te candidatares ao porta 65 em 2007 ficas com o IAJ até Junho de 2008. No entanto não te poderás candidatar depois ao Porta 65 uma vez que quem usufrui do IAJ só se pode candidatar no período de candidatura de 2007. Ver artigo 37 do decreto-lei 308/07.
    http://www.dre.pt/pdf1sdip/2007/09/16900/0610606111.PDF
  13.  # 238

será possível!!??? o sistema não deixa submeter candidatura, pois o limite de RMA foi ultrapassado! é discriminação, nem sequer nos deixam tentar............... é uma vergonha!
  14.  # 239

Colocado por: porta65fechadaFERRAMENTA PARA CALCULAR SE TE PODES CANDIDATAR!!

Vê o blog http://porta65.blogspot.com e faz o download da folha de Excel. Versão em teste - Façam as vossas críticas

Segundo as minhas contas o 1º Escalão é de facto fantasma. Vejam por vós próprios!!!!

Peço imensa desculpa, mas... nem todo o mar, nem toda a terra!!
    Se fizeres as "contas" para a situação do Miguel chegas à brilhante conclusão que ele se enquadra no 1º Escalão...
    Pode até ser dos poucos, mas certamente não é único.

No entanto, o "Porta 65" continua a ser a maior das palhaçadas...
    Um remendo cheio de buracos...
    • mi
    • 7 dezembro 2007

# 240

Ouvi dizer que a taxa de esforço não se aplica a quem já tinha IAJ..... mas nao tenho a certeza! Hoje vou entregar a minha candidatura e se for aceite digo aqui qq coisa.

No meu caso é a taxa de esforço que me lixa, pois alugo um T2 em Lisboa por 525€ (máximo=550€)

0.0473 seg. NEW