Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Eu já tenho o IAJ a 2 anos, em Abril de 2008 deveria ser realizada uma nova renovação pois segundo a legislação tenho direito a 5 anos de subsídio, sei que tenho direito a mais 3 anos pois tenho mais 3 anos de contrato para cumprir com o senhorio, não se alteram as regras a meio do jogo, os direitos adquiridos não podem ser retirados. O que se passa comigo está com certeza a passar com muitos jovem em todo o país, não podemos deixar esta situação passar em branco.
    A nova legislação só dá direito de subsídio até ao máximo de 2 anos consecutivos, isto é inaceitável, eu tenho direito a mais 3 anos, e os jovens que nunca usufruiram teem direito a 5 anos.
    Das duas uma ou acabam de vez com os subsidios para os jovens e baixão os preços das casas em 50% de forma a não estarmos toda a vida a pagar uma casa, ou então cumprem com a obrigação de subsidiar pelo menos durante 5 anos. Mais uma vez digo que os direitos adquiridos não podem ser retirados.
    Agora quero compreender o que se está a passar, não atendem um telefonema não existe nenhuma forma fácil de se entrar em contacto e ser esclarecido, afinal o que está a aconteçer, estão a ver se se livram dos jovens Portuguese??
    Ainda por cima enviam cartas aos jovens que são financiados pelo IAJ, quase em cima do prazo final de candidatura, sem um numero de telefone para esclarecimentos, sem um unico contacto. E mais é do Dever e Obrigação dos responsáveis da PortA 65 olharem pelos jovens que já eram financiados pelo IAJ, de modo a que todos os processos em activo do IAJ sejam acompanhados pela nova "administração" pois com certeza os responsáveis serão os mesmos, logo todos os documentos necessários para a candidatura (neste caso renovação) já estão em vosso poder. No meu entender há falta de vontade para fazedr as coisas como devem ser feitas, isso é um "crime" contra os jovens em Portugal.
    Não se esqueçam que somos o futuro deste País, que neste momento está entrege a capitalistas ladrões, mas um dia não vai estar.
  2.  # 282

Anónimo disse:
    olá! queria expor esta situação e perguntar se alguém está na mesma, pois creio que sejamos muitos....
    sou beneficiária do antigo arrendamento jovem a acabar em Fevereiro próximo, tenho até 20 de Dezembro 07 para me candidatar ao portal 65jovem e segundo as novas tabelas para o município do Porto tenho que arrendar uma casa pelo valor máximo de 360€ , diz a tabela ser o valor para um t3 na cidade do Porto.....pois caros leitores, por mais que procure não encontro nenhum....isto significa o quê exactamente?
    Sendo que casas a esse valor não existem e a renda actual (550€) não a posso comportar sozinha(sem a ajuda dos tão proclamados incentivos para os jovens).
    Se há outros nesta mesma situação gostava que todos tentássemos encontrar uma forma de expor esta vergonha de incentivos que na realidade não existem.....
  3.  # 283

Boa tarde!
    Agradecía ajuda para esclarecer alguns pontos do Porta 65 entre eles:
    - tendo eu 30 anos e o meu namorado 29 anos em Abril, poderíamos nos candidatar à Porta 65?
    - a casa que vamos arrendar tem obrigatoriamente de ter licença de habitabilidade? É que segundo consta a mesma não tem!!
    - vamos arrendar um T2+1 está dentro da tipologia indicada para 2 pessoas?? Ou consideram um T2+1 = T3!?????

Obg
    SMartins
    • lu
    • 14 dezembro 2007

# 284

Boa Tarde.
    Quando estava a prêncher o formulário de candidatura, na parte final aparecia a localização espacial, onde tenho que optar pelo 5a; 5b; 5c. pertenço ao Distrito de Bragança, por qual devo optar?
  4.  # 285

Hélio disse:
    Boas,

O meu processo transitou do IAJ para o Porta 65 Jovem. Como as condições alteraram, e o que era necessário para o IAJ agora já não é válido, pergunto se vale a pena candidatar-me, visto na carta que me enviarem fazerem menção que é necessário de qualquer maneira apresentar a candidatura de novo. E se sim sendo os dados diferentes, de certeza que não seram aceites pelo programa.
  5.  # 286

Colocado por: CarlosMarquesEu já tenho o IAJ a 2 anos, em Abril de 2008 deveria ser realizada uma nova renovação pois segundo a legislação tenho direito a 5 anos de subsídio,(...) ladrões, mas um dia não vai estar.

Olá Carlos,

Há milhares de jovens na mesma situação que tu (nos quais eu me incluo). Estamos a juntar-nos no blog Porta 65 Fechada. para lutar contra esta situação.
    Os meios de comunicação social estão a despertar para o ridículo da situação.

João Cleto
  6.  # 287

Colocado por: SMartinsBoa tarde!
    Agradecía ajuda para esclarecer alguns pontos do Porta 65 entre eles:
    - tendo eu 30 anos e o meu namorado 29 anos em Abril, poderíamos nos candidatar à Porta 65?
    - a casa que vamos arrendar tem obrigatoriamente de ter licença de habitabilidade? É que segundo consta a mesma não tem!!
    - vamos arrendar um T2+1 está dentro da tipologia indicada para 2 pessoas?? Ou consideram um T2+1 = T3!?????

Obg
    SMartins

Olá,
    Sim a casa tem de ter licença de habitabilidade. Não sei como o sistema vai verificar a tipologia por isso eu se fosse a ti punhaT2. Mas atenção sem contrato de arendamento válido (onde tem de estar a licença) a tua candidatura não será obviamente aceite. Um contrato sem licença é ilegal.
  7.  # 288

Tou tramada....
    Vou ter que ir viver para a rua!!! Só visto!
    Moro em Fátima, a renda minima para o meu concelho é de 180euros para um T1.... Em fatima as rendas dum T1 nao sao menos que 275€ e com muito mas condições.... A minha renda é de 350euros.... Vai me acabar o IAJ agora em fevereiro... recebi a carta a dizer que poderia candidatar me a PORTA65 se o desejar..... Como me candidato se as rendas que eles tem la sao super baixas!!!!!!??????????????
    Tou feita ao bife!!!!!!!!!!!!!!
    Ja assinei a petiçao..... Mas nao tenho nenhuma esperança... o povo nunca tem poder da palavra...
    ( Ainda me perguntam porque nunca vou votar....?????? Este governo esta cada vez pior..... :( Tudo a aumentar.... Tiram as poucas facilidades que meterem a nossa disponibilidade.....)
    O que é q eu faço a minha vida??????????????
    ;(
  8.  # 289

O nosso voto e a nossa palavra é tudo o que temos para melhorar a sociedade, e é por isso tão importante usa-la!
    • Vera
    • 16 dezembro 2007

# 290

Boa noite... Só tenho uma pergunta a fazer onde existe casas no algarve que nao ultrapasse um T0 T1-220€???
    Isto de portal65 é uma bela palhaçada... Em vez de ajudarem só pioram, assim é que querem ajudar os jovens a sair da casa dos papas??? Portugal esta perdido assim..
    Não se iludam isto nunca irá melhorar... Tenho dito..
    •  
      FD
    • 17 dezembro 2007

# 291

Governo admite rever regras para apoiar o arrendamento jovem

O Governo admite vir a alterar os limites da renda máxima admitida na portaria que regula o programa de apoio ao arrendamento jovem, o Porta 65. No entanto, qualquer medida que venha eventualmente a ser tomada só terá efeitos práticos a partir de Abril, mês em que decorrerão as duas próximas fases de candidatura aos apoios estatais para arrendar casa.

O Governo admite vir a alterar os limites da renda máxima admitida na portaria que regula o programa de apoio ao arrendamento jovem, o Porta 65. No entanto, qualquer medida que venha eventualmente a ser tomada só terá efeitos práticos a partir de Abril, mês em que decorrerão as duas próximas fases de candidatura aos apoios estatais para arrendar casa.

"O Governo vai avaliar o resultado da actual fase de candidaturas ao Porta 65-Jovem e, se se verificar que existe um desfasamento entre as condições reais do mercado e os requisitos definidos na portaria, então estamos disponíveis para alterá-la", afirmou João Ferrão, Secretário de Estado do Ordenamento do Território, ao Jornal de Negócios.

O responsável tem estado a acompanhar todo o processo, gerido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), e, pelos dados já recolhidos, "podemos perceber que o 'stock' de casas T0 e T1 disponíveis, em Lisboa e no Porto, pode não ser o mais adequado", adianta.

Por isso, reconhece que poderão ter que ser criadas "condições especiais" dentro das sub-regiões definidas pelo diploma que regula os critérios de atribuição do subsídio ao arrendamento, especificando o caso das duas principais cidades do continente: Lisboa e Porto.

http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Economia&CpContentId=307689
  9.  # 292

Obrigado aos nossos governantes, não sei se será por causa da vossa incompetencia, ou se é vosso objectivo forçar os jovens a emigrar, ou se será para "desinvestir" nos jovens (obrigando assim para o próximo Orçam/ Estado reduzir ainda mais o apoio no Porta65 e canalizar esses milhoes para gastos em festas "bonitas")

1º Se houvesse esse tipo de rendas, não precisariamos de qualquer incentivo;
    2º Gostaria de conhecer os palhaços que fizeram esse tipo de contas (por acaso consultaram valores reais de rendas ou incluiram os valores de rendas dos antigos IAJ???). Além do valor nunca ter subido, os tais 50 contos da altura, ainda por cima baixaram... e além do mais vai-se reduzindo ao longo dos anos; se o objectivo com este apoio era o jovem poupar dinheiro, para depois adquirir uma habitação própria... assim não vamos lá (mãe, tou indo para casa, outra vez!!! Pai deixa-me ficar!!!). Queria ver algum ministro arranjar casa/apartamento, por exemplo, onde vivo neste momento, Ponta Delgada, e apesar de conhecer outras realidades, Aveiro, Coimbra Lisboa e Porto, tenho irmãos e amigos nessas zonas, pelo preços das RMA's indicadas, COM TECTO de preferência????
    ------ Só mais uma achega, que tal fazer uma lei que obrige os senhorios a pagar taxas muito altas, conforme as rendas... aposto que assim acabariam por baixar as rendas... o que vai fazer esta lei é aumentar a especulação imobiliária - mais ainda!!! Querem meter os jovens mais na miséria??? Assim não há qualidade de vida, eu já vivo a contar os trocos, não tomo pequeno almoço, almoço e jantar fora de casa, não fumo, não bebo (só água da torneira, ainda por cima por vezes de má qualidade), não tomo café, já não tenho internet, deixei o telemóvel, não tenho TV cabo, já substituí todas as lâmpadas pelas económicas... sou um jovem de 27 anos, sem vida social praticamente, e ainda consigo sobreviver com o meu ordenado de 500 euros (sou licenciado)!!! Até Março de 2008, não sei mesmo se irei sobreviver!!!
    3º A verdade seja dita, as propostas neste país estão tão boas, que estou concorrendo, mais a minha namorada, para a nossa vizinha Espanha. Não sei por quê, mas a mim me encanta o espanhol! Já teno lá alguns amigos, e parece-me que ainda vão mais alguns. É a realidade deste país.
    4º Quem tiver filhos é uma boa opção, melhor ainda quem não trabalhar. Mas para isso este Estado tem que apoiar para termos à nossa prol. Assim não há condições, ninguém se pode casar, ter descendentes, ter trabalho, ter apoios, e estiver a viver debaixo do tecto dos pais...
    5º Vamos lá fazer mais estádios, mais estradas para que os velhos as frequentem, mais acessos, mais mais mais, pois o futuro parece-me indicar que será isso, um país de volta aos anos 70 e 80! Jovens fora do país que isto é para voçes gozarem quando voltarem!!!!!!!!!!!!
  10.  # 293

oi preciso urgentemente de ajuda!!!!estou a usufruir do IAJ vai fazer 1 ano e recebi agora uma carta em casa onde diz que tenho que me candidatar ao Porta 65-jovem,mas nao sei como o fazer???
    quais sao os procedimentos que tenho que tomar??visto que o prazo termina ja dia 20??por favor ajudem-me obrigado
  11.  # 294

Anónimo disse:
    Boa tarde!
    Estou a usufruir do subsidio do iaj ate Maio de 2008, a habitação onde estou é um T4, que para o iaj nada interessava, mas para meu espanto o Porta 65 interessa-lhe isso, portanto estando eu e o meu marido a viver num T4 ja nao me posso candidatar ao Porta 65 pois teria que viver com mais duas pessoas para ter direito. o que eu queria saber era se eu omitisse esse facto eles teriam alguma hipotese de vir a saber esta minha omissao, de outra maneira é esquecer o subsidio e esperar para ver como vou conseguir viver decentemente.
    Se alguem me poder ajudar agradecia.
    • moon
    • 17 dezembro 2007

# 295

Eu vivo num T1 com o meu namorado nao preciso dum T2 para nada. Isto é mesmo para ver se damo nos ou nao, queria obter ajuda do estado para guardar algum para comprar um apartamentozinho, mas assim é imposvivel juntar algum, ja que a minha renda é 350€, a luz vai aumentar, tudo aumenta, mas parece que o governo anda com os olhos tapados. Andei a ver casas antes de vir para esta e acreditem no algarve o minimo que se pode ver é 250€ e nao tem condiçoes nenhumas, agira digam me como é possivel alguem se candidatar... Tou simplesmente revoltada, com raiva, porque agora mais percebo porque tantos jovens com 30anos inda tao na casa dos pais... enfim espero que consigamos mudar isto, ja nem falo por mim, falo por quem precisa mais do que eu...cumprimentos pessoal
  12.  # 296

gostaria de tirar umas duvidas, tenho uma amiga que gostaria e precisava de meter o arrendamento jovem,mas como circunstancias da vida a sua mae e os seus dois irmaos foram morar com ela.mas como a mae ja tem 41 anos tem sido dificil encontar trabalho entretanto de á um ano para ca a mae esta a tirar um curso onde recebe um subsidio de 200 euros a minha colega ganha 500 e pagam de renda 300euros tem duas criancas pequenas com 2 anos ambas e uma menina com 13 anos.Quando a minha colega se deslocou aos servicos para saber o que era preciso para o arrendamento jaovem a senhora pura e simplesmente foi do mais emtipatico que pode haver dizendo indirectamente a minha amiga que so conseguiria ter o arrendamento se puzesse a sua mae na rua porque enquanto a sua mae estiver com ela nunca tera direito ao arrendamento. Eu gostaria de perguntar se acham que a minha amiga nao percisa dessa ajuda para se aguentar por algum tempo para poder pagar outras dividas que tem ou sera que so dao a quem querem porque conheço casos que recebem e nao precisam metade do que ela precisa ~8mas as cunhas hoje em dia a que contam, nao é) obrigado
    • Klau
    • 17 dezembro 2007

# 297

Gostaria de saber se poderei inscrever o meu irmão quando fizer a minha nova candidatura na porta 65. sei que quando fiz a minha renovação no IAJ nao era permitido. agora nao sei.....

Alguem ajuda?~
    Obrigado
  13.  # 298

Boa Tarde.

Pedia o seguinte esclarecimento:

para comprovar os rendimento auferidos no corrente ano na categoria A que documentos devo apresentar?
    - Uma declaração tipo a que é habitual passarem para o IRS, com os valores acumulados.
    - Todos os recibos de ordenado recebidos?

o rendimento que pedem é o bruto?

Agradecia esta informação. estou a ficar desesperada! não consigo ligar para os nº de apoio.

Obrigado
    Carla C.
  14.  # 299

Anónimo disse:
    FHGF
  15.  # 300

alguem sabe onde posso saber qual a matriz e a fraçao ?

0.0634 seg. NEW