Iniciar sessão ou registar-se
    • AnSof
    • 18 agosto 2010 editado

     # 1

    Bom dia,

    Eu e o meu marido estamos com algumas dúvidas. Estamos quase a reunir para o projecto e agradecíamos imenso a vossa ajuda.
    O orçamento não é dos maiores, mas também não queríamos nada muito apertado.

    (Já aqui tinha vindo pedir a opinião para uma casa térrea T3, mas em 98m2 de área de implantação que temos, juntamente com vocês, chegamos à conclusão que seria impossível.

    Neste sentido peço a vossa opinião para as seguintes medidas:

    R/C:
    Cozinha + sala de jantar - 30m2
    Arrumo - 4m2
    I.S. - 1,5m2 (estávamos a pensar se poderia ser por baixo das escadas, lavatório e sanita apenas)
    Hall entrada - 7m2
    Sala de estar - 20m2
    Escritório - 12m2

    Total:74,5m2

    1º Andar:
    Hall - 5m2
    Quarto suite - 14m2
    Closet: 5m2
    Suite - 6m2 (com banheira)
    Quarto - 15m2
    I.S. - 5m2

    Total:50m2

    Ainda no R/C gostaríamos de ter, separado da casa, uma garagem para 1 carro (18m2), o que faria um total de 142.5m2.

    Na porta de entrada gostava de ter um pequeno coberto (espécie de telheiro) só para no caso de chover criar uma espécie de abrigo ao entrar, não sei que medidas deverá ter.

    Obrigada pela vossa atenção.
    Cumprimentos,
    Marta.
  1.  # 2

    MartaTiago,

    De facto a planificação que apresenta é um bom ponto para começar.
    Da listagem que apresenta parece-me que são as áreas com que está a contar para o espaço interior, no entanto, parece-me que não está a contabilizar nem a "casca" nem as circulações e/ou escadas.
    1. Se ao valor a que chegou acrescentar 20% para paredes (exteriores e interiores) penso que começará a ficar mais próxima das áreas que irá necessitar, e claro contar com as áreas de circulação que podem variar dependendo da solução adoptada.
    2. Da listagem que referiu penso que não contabilizou a lavadaria
    3. Dependendo da configuração a Sala de Estar pode ser suficiente (no caso de ser só para estar e tiver a área da Sala de Jantar adjacente) ou insuficiente (se estiver fechada e for independente).
    5. A o quarto da suite poderá ser um pouco maior na minha opinião.

    Assim por alto e resumidamente, penso que poderá contar com 180-200 m2 para poder ter uma casa relativamente confortável e que rentabilize o investimento que pondera fazer. Mas isto claro, com todas as outras condicionantes que o terreno lhe vai impôr e que se vão reflectir na configuração e nas áreas que refere.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  2.  # 3

    Olá MartaTiago.
    Já vou na 3ª casa, posso dizer-lhe, na minha opinião o que são para mim as medidas ideais.
    Gosto de uma cozinha grande, gosto de uma lavandaria/despensa grande, gosto de uma sala média (gosto das medidas da sua). Gosto de 2 WC apenas.
    Gosto de quartos médios com roupeiro (14mts2 são suficientes).
    Não gosto de suites, incomodam-me IS dentro do quarto.
    Gosto de arrecadações grandes.
    Gosto de garagens no R/Chão. Não gosto de garagens na cave.
    Gosto de T3, mais do que isso, só se o agregado familiar justificar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  3.  # 4

    Colocado por: bbentoAssim por alto e resumidamente, penso que poderá contar com 180-200 m2 para poder ter uma casa relativamente confortável e que rentabilize o investimento que pondera fazer. Mas isto claro, com todas as outras condicionantes que o terreno lhe vai impôr e que se vão reflectir na configuração e nas áreas que refere.


    Não quero tão grande e no terreno penso que nem poderá ser.
    Mas muito obrigada pela atenção.
  4.  # 5

    Colocado por: pipocas4Olá MartaTiago.
    Já vou na 3ª casa, posso dizer-lhe, na minha opinião o que são para mim as medidas ideais.
    Gosto de uma cozinha grande, gosto de uma lavandaria/despensa grande, gosto de uma sala média (gosto das medidas da sua). Gosto de 2 WC apenas.
    Gosto de quartos médios com roupeiro (14mts2 são suficientes).
    Não gosto de suites, incomodam-me IS dentro do quarto.
    Gosto de arrecadações grandes.
    Gosto de garagens no R/Chão. Não gosto de garagens na cave.
    Gosto de T3, mais do que isso, só se o agregado familiar justificar.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mistafly



    Julgo que temos gostos parecidos então. ;)
    Obrigada pela sua atenção.
  5.  # 6

    Mistafly

    atenção que no rc a I.S. tem de ter dimensão para que seja acessivel segundo as normas do D.L. 163 / 2006
    e ainda tem de contar quer com a área para a escada quer para as paredes.
    De resto parece-me que em termos de programa e áreas tem ai uma boa base de trabalho.
  6.  # 7

    Colocado por: marco1Mistafly

    atenção que no rc a I.S. tem de ter dimensão para que seja acessivel segundo as normas do D.L. 163 / 2006
    e ainda tem de contar quer com a área para a escada quer para as paredes.
    De resto parece-me que em termos de programa e áreas tem ai uma boa base de trabalho.


    Conforme. Há camaras que exigem a i.s. acessivel no piso térreo, outras não. Desde que garanta as escadas com 1.20m de largura.
    Depende do projecto e da câmara.

    Cumprimentos,

    André David, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnSof
  7.  # 8

    já agora adarq, não quer enriquecer o meu arquivo de camaras que tem essa interpretação "amiga" para que esteja mais preparado?' pois o que está na lei é que se é um T3 então ou tem a i.s. acessivel no rc ou a escada tem de ter plataforma elevatória de raiz não bastando apenas ter os tais 1,2 m de largura.
    ah e tambem se puder aquelas que aplicam o mesmo critério para os acessos exteriores evitando fazer aquela ginástica de por rampas.
    Já tenho para ai umas cinco onde sei de fonte segura que o fazem e assim até me facilitam a vida em certos projectos.
  8.  # 9

    O que a lei diz é que se tem de prever, não tem de ter. é uma questão de interpretação da lei e uma boa proposta bem fundamentada na camara.

    Mas se eventualmente necessitar, posso ajudá-lo certamente.

    Já houve camaras que me deixaram fazer no piso 1 e outras não. mas o que a lei diz é que tem de prever uma instalação sanitaria acessivel a pessoas de mobilidade condicionada.
    não diz em que piso.
    desde que seja acessivel tudo bem.
    mas é por vezes existem camaras que tem regulamentos internos no qual exigem i.s. acessivel no piso térreo.

    cumprimentos,
    André david, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
  9.  # 10

    olhe a sua interpretação sinceramente não me interessa pois sei muito bem daquilo que falo, gostava é que me desse o contributo que lhe pedi.
  10.  # 11

    Esse tipo de contributo depende do tipo de projecto ilustre marco1.
  11.  # 12

    mas qual projecto, se sabe de camaras que aceitam que não se instale ( quando exigido) a plataforma elevatória de raiz e que apenas seja preciso que aguente com uma enventualmente e que as escadas tenham 1,2 m, Diga mais nada.
  12.  # 13

    Como não entendo nada disto, não sei o que estão a discutir.
    É o facto de eu querer (se possível) a I.S. do R/C debaixo das escadas?
    Se fosse possível, se não for paciência.

    Qual é a área minima permitida para uma IS só com lavatório e sanita?

    Obrigada!
  13.  # 14

    Ahhh!!!! Quando exigido!!! omitiu isso.

    Porque no decreto não exigem a instalação. Exigem que se PREVEJA uma instalação de plataforma elevatória.

    Lá está... a interpretação e a defesa do projecto. Cada caso é um caso.
    • AnSof
    • 19 janeiro 2011 editado

     # 15

    Se calhar é uma ideia estúpida,
    mas neste tipo/formato de escadas (foto anexa - fonte:google) era possível a I.S. ser debaixo da escadas?
    ou só é possível naquelas a direito?
      escadas_nov_79_a.jpg
  14.  # 16

    oh adarq

    já por aqui se deu muito para esse peditório, não é prever tem de ter veja todo o decreto.
    mas não é isso que me interessa se puder responda ao que lhe pedi.
  15.  # 17

    recorde-me a sua pergunta por favor
  16.  # 18

    Mistafly

    não se preocupe muito, isso para já é apenas uma peça do todo, e funciona conforme a camara.
  17.  # 19

    Olá, estive a pensar melhor e afinal a casa de banho não fica debaixo das escadas.
    Preferi esse espaço para criar um pequeno arrumo.

    Obrigada a todos pela atenção.
 
0.0183 seg. NEW