Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Planeio compra de casa daqui a cerca de 3/4 anos, mas suponho substituir a minha actual por construção de moradia Bi-Familiar, mas sou completamente leigo na materia portanto cá vao as minhas duvidas, com o objectivo de ter ideia geral de um orçamento e assim decidir se irei comprar uma casa ou construir.

    Moradia Bi-familiar com RC e 1º andar apenas, acabamentos medianos, sem luxos nem "pobrezas".

    RC: Garajem (1 CARRO), dispensa alimentar, 1 cozinha, 2 wc, 1 sala e dois quartos.
    1º Piso: 3 quartos, 2 wc, 1 sala, 1 cozinha, dispensa alimentar.

    1 - Minha ideia, possivemente completamente descabida, gastar 100.000€ num terreno de uns 380 m2, e gastar cerca de 200.000€ na construcção. O que acham ?

    2 - Relativamente ao preço de construção por m2, devo guiar-me por este site http://escritosdispersos.blogs.sapo.pt/187147.html que indica cerca de 750€/m2 na zona que pretendo?

    3 - Qual a ordem do processo? Primeiro consultar arquitecto para projectar e indicar-me que irei necessitar de terreno do
    tipo X, com X m2 total e X m2 area de construcao ? Ou primeiro adquirir o terreno e solicitar ao arquitecto que projecte
    aquilo que pretendo no dito terreno?

    4 - Para o que pretendo, o que acham destas medidas relativamente a terreno area total de 350 m2 com area de construçao de cerca de 160 m2? Tenho ideia que sera um terreno grande demais para o que pretendo ?
    Pois nao pretendo assim nenhum quintal e as divisoes nao teem de ser assim enorme ?!
    O pior é que nao tenho noção nenhuma de espaço por m2...

    5 - Há uns tempos entrei num site que atraves de um simulador dava o orçamentos para a construção de uma casa,
    pena nao lembro link. conhecem algum? Os dados a introduzir era do genero: Concelho, Numero de divisoes, tipo de acabamentos, com ou sem garagem...esse tipo de coisas...

    Agradeço desde já pelos vossos esclarecimentos,
    Os melhores cumprimentos.
  2.  # 2

    Olá apsalmeida

    Em relação às suas questões, primeiro deve comprar o terreno, saber se se pode construir, e quais os limites de implantação (tem a ver com a dimensão do terreno), pelo valor que está disposto a pagar, parece-me que consegue um bom terreno por esses valores, mas está dependente do tipo de terreno e da zona envolvente.

    Com 200.000 consegue perfeitamente fazer o que pretende.

    Já agora onde pretende comprar o terreno?
  3.  # 3

    Pretendia na zona de arredores de lisboa, andava a ver preços zona de Sao Domingos de Rana, Oeiras, Odivelas, Fanhões Paradela...por ai fora, o objectivo é que nao seja muito afastado de lisboa.

    Esqueci de referir, mas pretendia incluir no budget as despesas burocraticas e de projectos...ou seja no TOTAL...nao ultrapassar os 300mil.

    Obrigado
  4.  # 4

    E mais opniões, ninguem ?
  5.  # 5

    Bom dia,

    Sr. Apsalmeida,

    [pub]A Flash Arquitectos é uma empresa sedeada no concelho de Pombal, composta por uma jovem e dinâmica equipa de arquitectos, sob coordenação do arquitecto Rui Rodrigues, apresenta um vasto currículo de obras a nível nacional. Entendemos a arquitectura como elemento basilar da vida humana, reflectindo-se na qualidade de vida das pessoas, e na estruturação da sociedade.
    Para ficar desde já com uma noção da nossa forma de trabalhar, entendemos cada cliente e projecto como únicos, criando uma relação de "proximidade" fundamental para perceber a forma de estar e viver do cliente, elementos indispensáveis para a criação do vosso "SONHO". O processo desenvolve-se em várias fases, sendo que desde o Estudo Prévio são apresentados ao cliente elementos em 2D e 3D do projecto.
    Pautamo-nos pelo rigor dos serviços prestados e por uma constante atenção às necessidades dos clientes.[/pub]
    Relativamente ás questões que coloca, em relação á aquisição do terreno, primeiro deve escolher o terreno que mais gostar, e antes de se vincular a qualquer compra deve fazer uma análise do referido terreno, em aspectos como: área do terreno; condicionantes de PDM; área máxima de implantação; área máxima de impermeabilização; área máxima de construção; número máximo de fogos permitidos. Estes são aspectos de grande relevância a ter em conta na escolha de um terreno, em caso de duvidas deve sempre consultar um arquitecto.
    A questão do custo da construção, parece-me que os 200.000€ possam não ser suficientes para a construção, estamos a falar em 4 instalações sanitárias e 2 cozinhas que encarecem um bocado a obra. Deve por isso, a meu ver, tentar negociar o terreno por baixo para que possa ter uma maior margem de manobra na construção da moradia.
    [pub]Encontramo-nos desde já disponíveis pelo contacto 933 373 081, ou pelo email [email protected] para lhe poder dar algum esclarecimento adicional se assim o entenderem.[/pub]

    Cumprimentos,
    rui rodrigues arq. e restante equipa Flash Arquitectos
  6.  # 6

    1. 300mil para o total parece adequado.

    2. O valor de 750eur/m2 parece adequado (será desse valor para cima).

    3. PRIMEIRO definir parâmetros que irão levá-lo a escolher um determinado terreno:
    a) localização; b) localização; c) localização; d) todos os outros (preço; distância ao trabalho/à escola dos filhos/ao comércio/etc.; etc.)
    . SEGUNDO, e ANTES de adquirir o terreno, pedir a opinião de um técnico (ex.: arquitecto), para que lhe diga se pode construir o que pretende tendo em conta as condicionantes legais e locais.
    . 3.º Adquirir o terreno;
    . 4.º Contratar equipa de projectistas para elaborar os projectos necessários.
    . 5.º Consultar e seleccionar empresa de construção. Contratar Fiscalização.

    4. Depende do que você projectar com o seu arquitecto.

    5. Não perca tempo com isso. O seu arquitecto que faça um projecto completo (com mapas de acabamentos com todos os materiais definidos, medições, projecto de execução), com tudo o necessário para que as empresas de construção possam responder com rapidez ao pedido de orçamento.
  7.  # 7

    Mt obrigado pelas respostas pessoal!

    Recebi mtas mensagens privadas que levantam algumas questões que penso que seriam interessantes a discussão em publico.

    Agora guiemo-nos para a questão do orçamento, pois nao se esqueçam que estou ainda na fase que ainda nao decidi se vou optar por uma moradia ou por um apartamento, e a decisao será maioritariamente devido ao custo...por isso agradeço aos demais comentários que se possam focar mais na questão do orçamento se é ou não plausivel para o pretendido.

    Agradeço opniões!
  8.  # 8

    Olá apsalmeida, já resolveu a sua questão?

    quando diz orçamento quer dizer da construção ou de projecto? se for de projecto acho que o peso deste nao terá grande impacto no custo final de todo o processo.

    mas lembre-se e não compre nenhum terreno sem consultar a camara municipal do local, ou peça ao ateliet que o ajude com essa questão.
 
0.0132 seg. NEW