Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Luis K. W.Claro que PODE.

Como também PODE assaltar um banco e sequestrar os funcionários e os clientes.

E também PODE acontecer que nesse dia a Polícia de Intervenção, ou os GOE, ou lá o que é, estejam com vontade de balear assaltantes na cabeça...!

Você PODE fazer o que lhe apetecer (não pagar renda, destruir o imóvel,...) mas, se for EU o seu senhorio, não pense que se livra facilmente das consequências.

Se o inquilino não paga a renda o que fazer para o colocar na rua?
    Gastar dinheiro em advogados ou simplesmente cortar-lhe a luz e água e esperar que desapareça?
    Se não tem dinheiro para a renda não terá muito para se meter em advogados...
  2.  # 22

Você PODE fazer o que lhe apetecer (não pagar renda, destruir o imóvel,...) mas, se for EU o seu senhorio, não pense que se livra facilmente das consequências.

tem toda a razão,mas ate eu sofrer as consequências, muita agua corre no rio, e vamos ser sinceros, será que há consequências no fim, pois eu acredito que não hoje os espertos saem impunes.

tenho um primo, que alugou o apartamento a uma amiga, em Leiria, e pois bem ela teve 2 anos no dito apartamento sem pagar um tusto e a casa em prefeito estado de degradação, e o que a ação de despejo fez? nada ela saio quando quis nas condições que quis, pois tinha um bebe,e estava desempregada, e tribunal quis proteger a criança, e a mãe aproveitou-se, e olha foram umas boas centenas de € em advogados e em indenizações para sair mais rápido

e agora pergunto são estas as consequencias?
  3.  # 23

Colocado por: Zegatotenho um primo, que alugou o apartamento a uma amiga, em Leiria, e pois bem ela teve 2 anos no dito apartamento sem pagar um tusto
    «sem pagar um tusto»?!? Isso não será exagero?

Comigo, só recebem a chave da casa depois de pagar os dois meses de renda inicial e um mês de caução.
    • Zegato
    • 19 agosto 2010 editado

# 24

tens razão não expliquei tudo ela teve a casa arrendada 3 anos o 1º ano ate que as coisas correram bem, mas depois que ela ficou desempregada é que as coisas se complicaram
  4.  # 25

Também não quero ser má, mas aqui vai a minha opinião.
    O inquilino tem um contrato considerado a tempo indeterminado, responsabiliza-se oralmente em pagar a renda, mas fica desempregado e aparentemente deixa de pagar.
    O senhorio, tem um arrendamento considerado a tempo indeterminado e não recebe as rendas porque o inquilino ficou desempregado.
    Queria que ele saísse, mas como não o fez, desligou-lhe a água e a luz. Como é que ele pode desligar essas coisas, se em princípio deveriam estar em nome do inquilino?
    O senhorio quer vender a casa, mas não pode porque o inquilino não quer sair nem a pode comprar.
    Se só pode pagar 200 euros, porque não procura uma casa com uma renda desse valor e deixa a casa vaga para outro que possa pagar?
    Tenho muita pena de quem perdeu o trabalho, mas quem é que se preocupa com os que também precisam do dinheiro da renda de casa para viver?
    Nestes casos não deveria ser o senhorio a substituir quem deveria ter obrigação de ajudar.
    Pelo que leio aqui, a lei do arrendamento é uma lei de "funil", para não ser malcriada e dizer outra coisa.
  5.  # 26

Colocado por: Luis K. W

E neste caso, não sendo Habitação Própria Permanente do Inquilino, haverá certas deduções fiscais que o Senhorio não poderá fazer.

Os senhorios podem fazer deduções fiscais relacionadas com o imóvel alugado? Quais?
  6.  # 27

Colocado por: dutilleulOs senhorios podem fazer deduções fiscais relacionadas com o imóvel alugado? Quais?
    Está aqui no Forum numa série de tópicos. :-)

Despesas de conservação, de condomínio, a Taxa de Esgoto (camarária), até o custo dos recibos!
    Se for Habitação Própria Permanente do inquilino: o IMI, as despesas com empréstimo para aquisição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  7.  # 28

Despesas de conservação, de condomínio, a Taxa de Esgoto (camarária), até o custo dos recibos!
    Se for Habitação Própria Permanente do inquilino: o IMI, as despesas com empréstimo para aquisição.

esta parte me interessa pessoalmente,quem beneficia com esta ultima parte o senhorio ou o inquilino?
    •  
      FD
    • 20 agosto 2010

# 29

Colocado por: Zegatoesta parte me interessa pessoalmente,quem beneficia com esta ultima parte o senhorio ou o inquilino?

O senhorio.

Leia isto e os restantes comentários: deduções no arrendamento.
  8.  # 30

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Este ponto faz com que seja perfeitamente possivel contratos de um ano. É só "inventar" um motivo para tal.

Claro. Pode-se fazer contratos de 1 ano mas tem que vir justificado no contrato. Quando não vem qualquer tipo de justificação, aplica-se o tempo de 5 anos que é o normal. Acontece que o meu contrato está mal feito.

FD: Gracias.
    É que pensei que poderia ser como os contratos de trabalho, que quando não estão bem fundamentados por causa dos contratos a termo, tem que se fazer novo contrato, ou até ao ano passado, passavam automaticamente para contratos sem termo, se não estivessem bem fundamentados.
    Mas ok, 5 anos de arrendamento também é bom.
  9.  # 31

Se no momento da assinatura do contrato de arrendamento se exigirem fiadores que sejam reformados ou funcionarios publicos isso não representa uma protecção ou defesa contra inquilinos não pagadores?
    •  
      FD
    • 13 setembro 2010

# 32

Colocado por: plavadinhoSe no momento da assinatura do contrato de arrendamento se exigirem fiadores que sejam reformados ou funcionarios publicos isso não representa uma protecção ou defesa contra inquilinos não pagadores?

Representa um risco menor mas, nunca uma protecção ou defesa.
  10.  # 33

[...] E não diz que um contrato verbal é inválido.

Eu até entendo que o contrato verbal seja válido mas, se é obrigatória a denuncia do contrato às finanças como raio é que se entrega um contrato verbal?! Parece-me incoerente... Se é válido cumpra lá todas as regras com ele. É possível? :|

0.0179 seg. NEW