Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Agora é que estou mesmo baralhada.
    Ando a fazer simulações para a compra de uma moradia com 40anos a necessitar de algumas obras de remodelação, o terreno tem 1000mts2, a casa é um T2 com 60mts2, aproximadamente.A casa está à venda por 105.000euros

    A cerca de 10km de distância, mais longe da minha casa actual, encontrei um terreno de 500mts.O construtor diz que me faz uma moradia nova T2, com 80mts2, por 125.000euros.

    Fiquei muito baralhada. Por um lado a casa velha tem 1000mts2, mas a outra é uma casa nova...

    Será que um terreno de 1000mts2 é um exagero? O meu marido é que está a insistir neste factor, diz que quer um terreno grande para ter uma horta e árvores de fruto, eu digo-lhe que ao fim de semana e nas férias ele vai querer é descansar.

    De salientar que a moradia é para férias e fins de semana.

    Que me dizem?
    •  
      FD
    • 19 agosto 2010

     # 2

    Não sei que tipo de hortas e árvores está a pensar em plantar mas, 420m2 ainda dá para muita coisa...

    E a zona, qual é a melhor? Qual é que gostam mais? Os vizinhos?
    É que muitas vezes, em igualdade de circunstâncias, mais vale fazer uma decisão emocional que uma racional...
  2.  # 3

    A casa nova a construir situa-se numa rua onde todas as casas são novas (a mais velha deve ter uns 6 anos), os terrenos têm todos à volta de 500mts2. À volta para além desta rua, não tem quase nada, só quintas enormes. Fica a 6Km de uma grande cidade.

    A casa velha a remodelar situa-se numa rua onde existem algumas casas velhas e algumas casas novas, os terrenos têm todos à volta de 1000mts2. À volta tb não tem quase nada, uma estação de comboios com pouco tráfego a 300mts.
    Passam mais carros nesta rua do que na de construção nova.
    Fica a 14Km da tal grande cidade.

    Quanto às árvores de fruto e hortas, não podem ser de grande manutenção, uma vez que só lá estaremos ao fim de semana e nas férias.

    Será que alguém se arrependeu por ter comprado um terreno maior ou menor?

    Aqui a grande questão prende-se com o tamanho do terreno e se vale a pena estar com a chatice das obras, numa casa que nunca será a casa que gostaríamos mas a que se pode remodelar dado o que existe.

    Conheço uma pessoa que comprou um terreno de 300mts fez uma casa de férias com piscina e arrependeu-se de a ter feito pois os filhos gostam mais de ir para as piscinas municipais do que da piscina da casa, para além disso diz que dá imenso trabalho e gera imensos custos.(Isto foi só um aparte)

    Eu estou mais inclinada para a casa nova mas não sei se tem um preço exagerado para um T2 com uma IS e uma Kitchinnet, com materiais médios, e nada de cabines de duche, banheiras de hidromassagem, lareiras, aspiração central, etc.
    O meu marido está mais inclinado para a casa velha devido ao tamanho do terreno...
  3.  # 4

    Os 125.000€ engloba o terreno?
  4.  # 5

    Colocado por: Bruno_COs 125.000€ engloba o terreno?


    Sim Bruno, engloba o terreno, tem 500mts2
  5.  # 6

    Se os valores dos terrenos na zona com as mesmas caracteristicas andarem na ordem dos 65000€ não me parece mal.
  6.  # 7

    Perguntei ao construtor se me vendia só o terreno, disse que sim e por 50.000eur
    Não dá para comparar com os terrenos da zona, as outras moradias são todas maiores T3 e os terrenos mais ou menos similares. Os outros terrenos maiores, nem sei quanto são
    • RLV
    • 19 agosto 2010

     # 8

    Acho estranho o construtor lhe dar um orçamento sem haver um projecto sem saber que soluções contrutivas vão ser adoptadas e sem saber que materiais e equipamentos vão ser escolhidos.
  7.  # 9

    Sendo assim ficaria com 75000€ para a moradia 75000€/80m2=937.5€/m2... se for chave na mão não esta mal, mas tente sondar outros empreiteiros e gabinetes.
  8.  # 10

    O construtor mostrou-me um projecto com 140mts2, um T3, vendia-me por 150.000eur, sem os extras que coloquei acima.
    Pedi-lhe um orçamento, por alto para o mesmo terreno mas uma moradia mais pequena, quase metade da área da outra. Assim baixou-me para 125.000eur.
    Se fosse só o terreno vendia-mo por 50.000eur. Ele diz que é aqui que vai ganhar alguma coisa. Diz que na construção do T3 quase que não lucra nada era só para despachar o terreno...
  9.  # 11

    É chave na mão. Não posso sondar outros empreiteiros porque os terrenos são todos do construtor.

    O terreno por 50.000eur, não conseguia empréstimo, ainda propus um ajuste no preço e pedir um crédito pessoal para uma parte mas ele não aceitou.
    •  
      FD
    • 19 agosto 2010

     # 12

    O seu marido tem experiência com hortas e coisas assim ou seria um estreante?
  10.  # 13

    pipocas

    sem me alongar muito, se a casa velha está habitável e isso é para férias, acho que escolhia esta opção, pois como projecto de vida ( dependendo da empatia com o local, claro) é mais aliciante e quem sabe se no futuro esse terreno com os tais 1000m2 não dará uma óptima casa permanente.
    O outro até pode estar a um bom preço mas será sempre mais uma casinha tipo ( qq alteração ao já pensado poderá ter ter custos para alem desses tais 125), pois isso é com certeza inserido num loteamento.
  11.  # 14

    sim marco,1 é inserida num loteamento, mas os projectos são mais ou menos livres. As casas que estão lá são todas diferentes umas das outras mas são todas térreas com portadas exteriores, os muros todos alinhados uns com os outros, as casas todas à mesma distância do muro.

    FD, o meu marido tem alguns conhecimentos, os pais têm uma fazenda na terra, de vez em quando precisam de ajuda para regar, podar as árvores, pulverizá-las...
  12.  # 15

    pipocas

    se não é indiscrição, afinal no outro tópico anda a decidir as portadas para qual casa??
    "não sei porquê" mas simpatizo com as ideias do seu marido.
  13.  # 16

    Horta e árvores de fruto para ocupar as férias e fins-de-semana, não me parece boa ideia. Ou vai amontoar silvas e ervas daninha no quintal ou vai acabar por se chatear com o marido por ele dedicar todos os tempos livres a esse quintal.
    De qualquer forma eu escolheria a casa velha porque me daria mais liberdade para escolher construtores e, ao que me pareceu da sua conversa, ficaria mais barato. No entanto deve estar consciente das chatices que as obras vão trazer (o que também aconteceria na casa nova, mas pelo menos na velha, se o construtor falir a meio, a chatice não é tão grande). Mas escolhia-a deixando bem assente que no dia que me começasse a chatear por causa do tempo que o marido perdia com o quintal pavimentava-o todo.
  14.  # 17

    Colocado por: marco1pipocas

    se não é indiscrição, afinal no outro tópico anda a decidir as portadas para qual casa??
    "não sei porquê" mas simpatizo com as ideias do seu marido.


    O outro tópico das portadas é para a casa velha.
    Já fiquei convencida. Optei pela casa velha. Vão-se fazendo as obras conforme as possibilidades.
    Quando a comprar, efectivamente, venho aqui dizer-vos.

    Se me chatear com o marido por ter um quintal com 900e tal m2, tb venho aqui dizer-vos.
  15.  # 18

    Já foi feita a avaliação e já retiraram o $ da conta.
    O que me contaram foi que o avaliador disse que dificilmente a moradia+terreno seriam avaliadas em 140.000eur , quantia que necessitava para o spread ser 2,4%, mas perguntou se iríamos fazer obras. (Deu a entender se não as fizéssemos avaliava por x, se as fizéssemos avaliava por y).
    Estava a contar que a avaliação fosse superior aos 140.000eur, assim já podia negociar um melhor spread. Mas assim...

    Agora resta-me esperar por noticias do banco.
  16.  # 19

    2,4 % ?? Que.... gatunice ! isso é SPREAD de bancos nacionais certamente.. Como as coisas estão, é melhor ir pedir simulações a bancos estrangeiros com o Santander, Deutsche Bank e Barclays . .
  17.  # 20

    gugas, tb pensei nisso, gatunice, mas temos de ver que é para uma habitação secundária...na CGD ofereciam-me 2,1%.

    Se não me baixarem mais o spread, ou o proprietário baixa mais o valor da casa ou desisto da compra.
 
0.0170 seg. NEW