Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde ,estou a tratar de transferir o meu credito habitaçao para um outro banco que me da melhores condicoes do que as que tenho relamente,alem disso estou tb a pedir um reforço, a minha pergunta e a seguinte foi me pedido uma certidado de licença de habitabilidade ,eu nao tenho terei q ir pedir ,e a minha duvida estara ai sera que so tenho que pedir uma copia ,sera que alguem me sabe dizer qualo valor que estas certidoes teem??
    •  
      FD
    • 19 agosto 2010 editado

# 2

Uma certidão é uma espécie de cópia, mas é uma cópia certificada por alguém que diz "sim, certifico que fulano tal tem situação xis em conformidade".
    Por exemplo, imagine que andou na escola durante 3 anos. Como é que prova a alguém isso? Pede a quem pode dizer que lá andou, à secretaria da escola, que certifique esse facto. Essa entidade, a secretaria, emite uma certidão de frequência. Logo, tem um documento que comprova que andou na escola durante 3 anos.
    Com uma casa é quase a mesma coisa. Os termos ou as designações podem mudar, mas, na prática é isso que se vai passar: a Câmara vai emitir uma certidão em como a licença de utilização (é o termo mais correcto e actual) está conforme e foi emitida. A entidade que a pede pode depois conferir junto de quem emite se tal certidão é ou não verdadeira (se tiver um carimbo ou selo branco, normalmente chega).

Por isso, desde que seja uma certidão emitida por uma entidade oficial, não deverá ter problemas...
  2.  # 3

sim eu sei ,e obrigado pela explicaçao so que em termos de valores que se paga e diferente eu pedir a copia de uma certidao ou pedir a dita licença certo ?' e q me disseram q pedir a copia fica carissimo dai a minha pergunta.
    mais uma vez obrigado
    •  
      FD
    • 19 agosto 2010

# 4

Parece-me que está a fazer um pouco de confusão com isso tudo.

O que o banco quer é ter a certeza de que a casa está legal. Para saber se está legal precisa que prove que a Câmara Municipal lhe atribuiu a licença de utilização.
    A forma da Câmara fazer isto é emitindo uma certidão que atesta isso mesmo.
    Por isso, a única coisa que tem que fazer é ir ao departamento de urbanismo da Câmara Municipal em questão e pedir a emissão desse documento.
    Fiz isto há pouco tempo em Sintra e paguei menos de 10€, se bem me lembro mas, cada câmara cobra o que entender.

0.0104 seg. NEW