boa tarde ,estou a tratar de transferir o meu credito habitaçao para um outro banco que me da melhores condicoes do que as que tenho relamente,alem disso estou tb a pedir um reforço, a minha pergunta e a seguinte foi me pedido uma certidado de licença de habitabilidade ,eu nao tenho terei q ir pedir ,e a minha duvida estara ai sera que so tenho que pedir uma copia ,sera que alguem me sabe dizer qualo valor que estas certidoes teem??
Uma certidão é uma espécie de cópia, mas é uma cópia certificada por alguém que diz "sim, certifico que fulano tal tem situação xis em conformidade". Por exemplo, imagine que andou na escola durante 3 anos. Como é que prova a alguém isso? Pede a quem pode dizer que lá andou, à secretaria da escola, que certifique esse facto. Essa entidade, a secretaria, emite uma certidão de frequência. Logo, tem um documento que comprova que andou na escola durante 3 anos. Com uma casa é quase a mesma coisa. Os termos ou as designações podem mudar, mas, na prática é isso que se vai passar: a Câmara vai emitir uma certidão em como a licença de utilização (é o termo mais correcto e actual) está conforme e foi emitida. A entidade que a pede pode depois conferir junto de quem emite se tal certidão é ou não verdadeira (se tiver um carimbo ou selo branco, normalmente chega).
Por isso, desde que seja uma certidão emitida por uma entidade oficial, não deverá ter problemas...
sim eu sei ,e obrigado pela explicaçao so que em termos de valores que se paga e diferente eu pedir a copia de uma certidao ou pedir a dita licença certo ?' e q me disseram q pedir a copia fica carissimo dai a minha pergunta. mais uma vez obrigado
Parece-me que está a fazer um pouco de confusão com isso tudo.
O que o banco quer é ter a certeza de que a casa está legal. Para saber se está legal precisa que prove que a Câmara Municipal lhe atribuiu a licença de utilização. A forma da Câmara fazer isto é emitindo uma certidão que atesta isso mesmo. Por isso, a única coisa que tem que fazer é ir ao departamento de urbanismo da Câmara Municipal em questão e pedir a emissão desse documento. Fiz isto há pouco tempo em Sintra e paguei menos de 10€, se bem me lembro mas, cada câmara cobra o que entender.