Iniciar sessão ou registar-se
    • PQP
    • 19 agosto 2010 editado

     # 1

    Boas,

    Estou em virtude de comprar uma casa que tem um grande jardim/quintal (é uma cave), infelizmente o jardim está divido, são cerca de 500m2 mas só 100m2 é que estão do lado da casa, os outros 400m2 estão abertos para o vizinho. Na planta está descrito que todos os 500m2 pertencem à casa, no entanto parece que a vizinha já usa o quintal à 40 anos. Será que usucapião se aplica? Posso recuperar o resto do jardim? (é relativamente fácil a recuperação, é só fazer o muro no sítio certo). Esta situação tem vários problemas como podem ver. Precisava da vossa ajuda pois vou ter de me decidir pela casa muito rapidamente devido a ser um bom negócio.

    cumprimentos

    PQP
    •  
      FD
    • 20 agosto 2010 editado

     # 2

    Colocado por: PQPno entanto parece que a vizinha já usa o quintal à 40 anos. Será que usucapião se aplica?

    É melhor falar com um advogado.
    Mas, se a ocupação do jardim não está registada, em princípio e se não houver provas e indícios da posse, é possível reverter a situação.
    Já agora, para sua informação, a usucapião (direito de adquirir pela posse) no geral dá-se após 15 anos em caso de boa fé e em 20 em caso de má fé.
 
0.0078 seg. NEW