Colocado por: miguel pascoalBoa tarde
Os meus sogros adquiriram um lote de terreno ainda em avos no ano de 1985, por 1250€ no dinheiro actual. Entretanto foi constituída uma AUGI e os terrenos passaram a estar legalizados por lotes urbanos e tiveram uma despesa total na mesma de 15000 euros. Hoje o valor patrimonial nas finanças é de cerca 21000€. Receberam uma proposta para venda de 90000€. As dúvidas são as seguintes:
Terão que pagar mais valias? É que já temos opiniões que sendo o imovel adquirido antes de 1989, nada teriam de pagar, mas sim apenas declarar a venda no anexo G do IRS. Se tiverem que pagar, qual será o valor para o calculo, o da compra em 1985 ou o valor tributável actualmente nas finanças? E o dinheiro investido para a sua legalização entra também como despesas ou encargos?
Obrigado.
Colocado por: moraisddParti-lho a experiência com o IRS do meu pai deste ano:
isso do imóvel adquirido antes de 1989 é para outros casos
As finanças vão estar à espera dos 21.000 eur como custo de aquisição (majorado pelo quoeficiente de desvalorização da moeda).
Eu também tinha a escritura original em avos de 500 contos, mas o sistema está desenhado para só aceitar o valor declarado nas finanças.
No meu caso era indiferente (mas precisei de meter 3 vezes o IRS para acertar com os valores que eles queriam).
Se me der os anos de aquisição e de inscrição nas finanças posso fazer-lhe as contas.
Os gastos com a sua legalização fazem parte do valor patrimonial nas finanças, e não podem ser acrescidos.
Se houve gastos posteriores à legalização, esses poderão ser (desde que devidamente documentados) acrescidos ao custo, mas (neste caso) aviso-o já que terá de ir demonstrar tudo às finanças.
Colocado por: ParreiraE acha que tem alguma credibilidade:
1)calcular mais valias sem saber todos os seus rendimentos
2)saber se a mais valia é, ou nao,tributada, sem ter nenhum conhecimento real da situação
Assuntos desses tratam-se com pessoas inteiradas, crediveis, e com factos reais.
Colocado por: moraisddVeja por exemplo a possibilidade do reinvestimento em habitação propria e permanente, não conheço o regime mas tem sido a "safa" de muito boa gente...
Colocado por: ParreiraTecnicos de Contas(Não contabilistas)
Colocado por: LGMBoa tarde.
Na sequênciado que já foi dito, gostaria de colocar uma questão relativa a mais-valias para a declaração deste ano - talvez alguém possa ajudar :)
Precisava de saber se os seguintes custos podem ser declarados como despesas, para deduzir às mais-valias:
- Custo da escritura de habilitação de herdeiros realizada em 2004 (na aquisição gratuita)
- Despesas de legalização do imóvel (AUGI), para efeito de obtenção da licença de habitabilidade e venda.
Antecipadamente grato e um abraço.