Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Foi-me dado a conhecer este tipo de aquecimento e como estou a construir a casa neste momento disseram-me que era uma solução muito boa. Alguem conhece este tipo de produtos? Podem partilhar alguma informação e/ou experiência com este tipo de aquecimento por favor.
  2.  # 2

    Estou a aplicá-lo num apartamento em Belém (Lisboa).

    O fornecimento+instalação fica um pouco mais barato que o aquecimento central a gás. Quanto ao resto, ainda não sei.
  3.  # 3

    Um dia destes topei com esta comparação entre aquecimentos a óleo e aquecimentos com acumulação de calor:

    http://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/26/1/11_7.pdf

    Mas depois de googlar, não sei se será a mesma coisa. Isso parece ser um radiador normal, só mais bonito e tendo como fonte de calor a energia eléctrica, directamente.
  4.  # 4

    Ainda há gente que cai neste engodo??
    Este tipo de aquecomento é praticamente igual aos tradicionais aquecimentos a oleo. A unica diferença é que desligado dura um pouco mais. Mas tambem demora mais a aquecer.
    Dá um pouco mais de conforto quando queremos manter uma divisão quente, mas gasta tanto quanto qualquer outro aquecimento a electricidade (Exceptuando AC's e afins), ou seja MUITO!!.

    Quanto a esse estudo é muito bonito, mas o problema é que nunca temos uma capacidade de acumulação suficientemente grande para que consigamos manter a casa quente durente o periodo normal de facturação. De qualquer das formas isso apenas seria valido para quem quer manter a casa 24/24h quente.
  5.  # 5

    Então esta solução é mais uma daquelas que funcionam no papel e pouco mais... Então e o que me aconselham além do piso radiante eléctrico, que é bastante mais caro do que esta solução, para aquecer uma área de 220 m2 de habitação sendo que 110 deles são área comum e compreendem a sala cozinha e hall de entrada?
    • lbvp
    • 23 agosto 2010

     # 6

    Com pedras não vais aquecer nada...

    Piso electrico, Ar condicionado aquecimento central assim já vais aquecer a habitação...
  6.  # 7

    Colocado por: lbvpCom pedras não vais aquecer nada....

    Ai não ?
    Não é o que diz o bife-na-pedra que acabei de devorar. :-)
    Concordam com este comentário: PMir
  7.  # 8

    em aquecimento, mesmo com um COP de 1:3 em AC, não conseguirá melhores consumos do que piso radiante eléctrico

    Não sei exactamente como funciona o PRE, mas custa-me a acreditar...e os cops andam mais a rondar os 4...

    Dou-lhe um exemplo para os 220m2 que refere: 3.300 Euros + IVA com termóstatos programáveis. Potência instalada de +/- 18,7KW

    Quando diz 18.7kw, seria o que consumiria todo o sistema no máximo por hora(em arranque por ex)?

    o conforto proporcionado pelo AC não é comparável ao radiante eléctrico.

    Aqui concordo...por experiencia propria, embora fosse com PRH, o conforto é de facto melhor...mas não esquecer que o custo de aquisição/instalação acompanha esse aumento de conforto...

    Abraço, Pedro
  8.  # 9

    piso radiante


    Será mesmo o piso radiante mais caro do que os radiadores eléctricos que refere?
    Dou-lhe um exemplo para os 220m2 que refere: 3.300 Euros + IVA com termóstatos programáveis. Potência instalada de +/- 18,7KW. Isolamento térmico de pavimento não incluido mas penso que deverá estar contemplado no seu projecto térmico.


    Por acaso não quer vir fazer o trabalho cá ao Norte pois não???? é que por esse preço pago já e não se fala mais nisso!
    Cá por cima os valores que me apresentaram nem perto disso andam...
    Esses preços estão em vigor onde??? em Angola???? é que lá não duvido que o piso radiante com bomba de calor e instalação ronde esses valores!!!!... Também, a falta que o aquecimento lá faz...



    P.S. Desculpe lá a piada e considere a proposta válida. Se me conseguir esses preços, temos negócio!
  9.  # 10

    Esse aquecimento com pedras é uma resistência electrica com termostato por detrás de umas pedras, as pedras são o engodo, qualquer aquecedor eléctrico faz o mesmo e é mais barato
  10.  # 11

    Eu que pensava que a multiplicação da energia era só com as bombas de calor..

    Afinal uma simples resistencia tambem multiplica !! Grande invenção deve estar ai escondida.

    Jamais um piso radiante electrico consumirá menos que um AC!! Um AC fáz realmente o milagre de inventar energia do nada (mais ou menos do nada) 1:3, ou 1:4 ou mesmo 1:5. ou seja produz 5 vezes mais calor que o consumido.
    A eficiencia do piso radiante é semelhante a um termo ventilador, ou seja é sempre 1:1, e nesses aquecedores das pedras tambem. Agora se querem utilizar a tarifa bi-horaria e só aquecer de noite a eficiencia mantem-se, mas custa menos €€. mas num termoventilador tambem !!!

    Já em termos de conforto, claro que o piso radiante, seja qual for, é melhor, embora se tivermos um bom o AC, silencioso, tiver ligado em permanencia e bem orientado, funciona no minimo e provoca muito pouco barulho e correntes de ar, e assim a diferença esbate-se. AC aquece muito mais rapidamente uma casa, e um bom multisplit Inverter vai funcionar no minimo ligando ou desligando cada uma das unidades interiores para manter a temperatura e com muito bons consumos.

    Agora em rendimento... por favor...




    Colocado por: Anonimo18072022ABom dia,


    Se está de facto a construir casa nova, permita-me, será um "disparate" optar por radiadores eléctricos que é o que está a comprar. Quando digo "disparate" digo-o pq poderá optar por piso radiante eléctrico que além de ser mais confortável lhe proporcionará custos de exploração bastante mais baixos.
    Se de facto por questões técnicas lhe for impossível outra solução então radiadores elécricos serão uma opção.


    Não generalize pois não está a ser correcto.
    Apenas para Sua informação, em aquecimento, mesmo com um COP de 1:3 em AC, não conseguirá melhores consumos do que piso radiante eléctrico além de que o conforto proporcionado pelo AC não é comparável ao radiante eléctrico.

    Cumprimentos
  11.  # 12

    Voltamos ao mesmo...e continuo sem uma resposta. Uma área de 220m2 poderá ser "aquecida" por quantos €? isto falando apenas no custo inicial.
    • eu
    • 29 agosto 2010

     # 13

    Pedras radiantes ?

    É um excelente negócio! Para a EDP...
  12.  # 14

    Um dia destes estava a ler coisas sobre radiadores a óleo e eis os cálculos que encontrei:

    pour un appartement : 0° = 28W/m3, pour une maison 30W/m3
    pour un appartement : - 10 ° = 35W/m3, pour une maison 41 W/m3

    Ou seja, numa região de clima ameno (0°C de mínima) seria, grosso modo, 28-30W/m3.
  13.  # 15

    20 euros / m2. É uma conta simples :)
  14.  # 16

    vivo na Alemanha onde adquiri o sistema da pedra com uma resistência e gostei do conforto obtido e até do consumo, pois o sistema nada tem a ver com os aquecedores elétricos comuns: aquece p/ radiação. Então resolvi procurar o mesmo sistema em Portugal e encontrei o sistema da pedra com uma nova tecnologia: atrás tem uma placa de vidro onde a resistência está inserida fazendo uso da nanotecnologia. A minha casa é no Fundão e tenho casa bem confortável com uma potência apenas de 55W/m2.Já lá vão 8 anos e até agora não posso queixar-me, pelo contrário, foi o sistema mais limpo, menos complicado (nunca precisou de manutenção) e mais económico que eu conheci até hoje.
  15.  # 17

    retirado daqui:https://forumdacasa.com/discussion/20450/3/ajuda-no-aquecimento-de-apartamento-lisboa/#Item_12
    Colocado por: Isabel K.Eu tenho as Lajes-radiadores com aplicação da nanotecnologia (consumo mais baixo!), há 8 anos na minha casa no Fundão; estou supercontente com o clima conseguido, porque não há cheiros, ruídos ou outra qualquer poluição, além de que controlo com o termóstato a temperatura exatamente como eu quero. Durante o dia não desligo mas controlo para uma temperatura de 17º e quando chego a casa ponho tudo a 20º. O consumo ronda uma média, nos meses mais frios, de 7 horas (tenho contador bi-horário); a potência instalada é +/- de 55 W/m2.
    Sobretudo deixei de ter de ir para as urgências com o meu filho por causa das crises de asma!

    Colocado por: Isabel K.vivo na Alemanha


    boa, não sabia que existia uma localidade na Alemanha chamada Fundão.
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 18

    Jorgealves repare que aquilo que percebi é que a Isabel K. esteve na Alemanha (a viver creio eu) e foi aí que conheceu esse sistema. Depois como ela mesmo disse. "Procurei o sistema em Portugal e encontrei...." por isso deduzo que a casa no Fundão é a habitação da mesma cá em Portugal, possivelmente depois de ter voltado da Alemanha...
  17.  # 19

    Colocado por: lfvmagalhaesJorgealves repare que aquilo que percebi é que a Isabel K. esteve na Alemanha (a viver creio eu) e foi aí que conheceu esse sistema. Depois como ela mesmo disse. "Procurei o sistema em Portugal e encontrei...." por isso deduzo que a casa no Fundão é a habitação da mesma cá em Portugal, possivelmente depois de ter voltado da Alemanha...


    O lfvmagalhães deduziu bem, mas o jorgealves também: a Isabel K. veio ao FdC unicamente colocar posts que dizem maravilhas a promover umas "pedras com nanotecnologia"...
    Concordam com este comentário: eu
  18.  # 20

    pois eu reparei também nisso, e pode significar algo claro.
 
0.0201 seg. NEW