Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos...

    Por acaso alguem conhece/ouviu falar/instalou ou tem instalado este tipo de tecnologia?
    http://www.only-pt.pt/pt/

    Cumps
  2.  # 2

    Boa tarde!

    Estive há coisa de 15 dias na showroom dessa empresa e pareceu-me um sistema interessante! Ainda que para quem procure uma solução de domótica fique com a sensação de que falta qualquer coisa (mas essa é a minha opinião que não pode ser levada muito em conta, porque apenas li umas coisas sobre domótica).

    A ideia base é conseguirem automatizar diversos dispositivos sem necessitarem do recurso a um computador (com as limitações que daí advêm)! A ideia com que fiquei é que num só interruptor conseguem-se efectuar diversas opções, mas isso tem que ser sempre pré-programado e implica sempre que o utilizador pressione o interruptor!
  3.  # 3

    Agora com mais tempo, vou tentar concretizar aquilo que me foi possível absorver com essa visita, mas alerto que estas informações se baseiam naquilo que eu interpretei e talvez haja visões diferentes daquilo que passo a escrever!

    A Only procura substituir os interruptores convencionais por interruptores programáveis denominados painéis tácteis, esteticamente muito interessantes! Estes painéis, podem ter 2, 4, 6 ou 9 "botões" os quais irão efectuar as funções para as quais forem programados, por exemplo ligar uma luz, fechar um estor, activar um ar condicionado, ligar a rega do jardim! Um só botão pode estar programado para acender ou desligar todos os pontos de luz da casa. Um só botão pode abrir todos os estores da casa, como também pode abrir dois ou três estores, de acordo com aquilo que se achar necessário e pertinente para aquele botão em concreto. A grande vantagem deste sistema é pois a possibilidade de se poderem programar todos os interruptores da casa nos locais onde se achar conveniente, ao contrário do sistema convencional em que apenas um interruptor activa um único ponto de luz. Com a Only posso ter um ponto de luz a ser activado por 10 interruptores diferentes assim como posso também ter um só interruptor (botão) a activar 20 pontos de luz diferentes. Posso ter um botão a ligar a luz e o ar condicionado ou outro dispositivo qualquer cuja activação se faça através de um interruptor. Posso ligar tudo e desligar tudo (permite diversos cenários) de acordo com aquilo que se pretender.

    Além da automação a Only também prevê um sistema de segurança (detecção de intruso, de fugas de gás, água e de fumo) e tecnologia de som ambiente. A mim em particular despertou-me interesse a flexibilidade da primeira parte que descrevi, claro que desde que seja utilizado de uma forma racional, caso contrário a moradia será uma verdadeira árvore de natal.

    Segundo me transmitiram aquando da visita, o sistema possibilita o respectivo acesso através de um telecomando (rádio-frequência), embora estejam neste momento a reformular esse projecto de modo a torna-lo mais fácil de utilizar, já que o actual torna-se um pouco confuso.

    Permite também, via telefone, modificar o cenário (iluminação, estores, ar condicionado) previamente programado, claro, servindo-se para isso da central de segurança.

    Espero que dê para ter uma ideia geral. Qualquer duvida poderei tentar esclarecer na medida do possível. Tornando-me repetitivo a mim agradou-me a versatilidade dos painéis, além de serem bastante giros!
  4.  # 4

    Podem até ser giros, mas como são um sistema proprietário, aparentemente exclusivo deles, são para esquecer.
    Além disso não trazem nada de novo.

    Continuo a preferir KNX/EIB sem sombra de dúvidas.
  5.  # 5

    A forma de programação dos interruptores pareceu-me extremamente simples e facilmente efectuada pelo próprio utilizador! Pelo que pude entender é feito através de clics no interruptor a configurar, seguido de activação no interruptor que está directamente ligado ao dispositivo a ser comandado.

    Imaginemos que queremos que o interruptor que desliga a luz do quarto passe também a desligar a luz da piscina. Activa-se o interruptor da piscina e com dois ou três clics no interruptor do quarto passamos a ter as duas funções no mesmo botão, isto é, desligar a luz do quarto e desligar a luz da piscina.

    Num sistema tradicional estando no quarto e querendo desligar a luz da piscina teria sempre de se deslocar ao respectivo interruptor, com o Only pode delegar funções frequentes em diversos interruptores, podendo posteriormente elimina-las. Creio que a comparação do Only não deveria ser feita com sistemas de domótica como KNX/EIB (cujas características conheço por alto), mas sim com o sistema convencional de interruptores!

    Provavelmente será interessante juntar os interruptores da Only (e o cabo adicional que se junta ao sistema eléctrico convencional) e um sistema de domótica KNX. Será que são compativeis MikeMelga? Eu acredito que sejam, mas como não percebo nadinha de KNX...
  6.  # 6

    Já para não falar do preço do knx....
  7.  # 7

    O Only também não é nada barato... Coisa para chegar perto dos 10 000 € com automação, central de segurança e som...
  8.  # 8

    Pois... isso ainda não sei...
  9.  # 9

    E alguém conhece o sistema CUE comercializado pela empresa Sislite, podem encontrar informações aqui.

    Qual o protocolo utilizado?
  10.  # 10

    Pelo que sei, a Only fechou há poucos dias. Poderia ser uma solução razoável mas este tipo de soluções são muito "pequenas" em termos de mercado. Resta saber como será em termos de assistência, peças, obras em curso, etc.
  11.  # 11

    Colocado por: PedroCoutoPelo que sei, a Only fechou há poucos dias. Poderia ser uma solução razoável mas este tipo de soluções são muito "pequenas" em termos de mercado. Resta saber como será em termos de assistência, peças, obras em curso, etc.


    Por isso é que eu defendo e sempre defendi o KNX. Como será em termos de assistência, peças, etc? É fácil: não será.
  12.  # 12

    Pelo pouco que tenho lido, o KNX é sem duvida muito mais versátil!

    Vou continuar a aprofundar os conhecimentos sobre o tema...
  13.  # 13

    fechou para férias...
  14.  # 14

    Atenção que programar KNX implica um especialista. É um pouco como Crestron.
  15.  # 15

    Colocado por: PedroCoutoAtenção que programar KNX implica um especialista. É um pouco como Crestron.


    Caro Pedro,

    Já experimentei (com sucesso) programar módulos KNX. Demorei cerca de 4 horas a perceber como funcionava o software e como parameterizar a minha instalação. Isso faz de mim um especialista?
  16.  # 16

    Colocado por: MikeMelgaJá experimentei (com sucesso) programar módulos KNX. Demorei cerca de 4 horas a perceber como funcionava o software e como parameterizar a minha instalação. Isso faz de mim um especialista?


    Caro MikeMelga,

    A titulo de curiosidade, em que ponto vai o seu projecto de domótica?

    Pelo que tenho lido optou pelo Do-it-yourself! O seu primeiro post (que eu tenha visto) sobre o sistema KNX foi há mais de ano e meio! E segundo me parece a sua moradia ainda está na fase de colocar janelas! Desta forma, e respondendo à sua pergunta, pode não ser especialista neste sistema, mas de certeza que já sabe umas valentes coisas, provavelmente mais do que alguns dos ditos especialistas! E falta saber a sua formação de base, que talvez contribua bastante para o seu conhecimento neste campo!

    Eu também gostava de optar pelo Do it yourself, mas acho que ia ficar a meio...
  17.  # 17

    Colocado por: vidagomorangoCaro MikeMelga,

    A titulo de curiosidade, em que ponto vai o seu projecto de domótica?

    Pelo que tenho lido optou pelo Do-it-yourself! O seu primeiro post (que eu tenha visto) sobre o sistema KNX foi há mais de ano e meio! E segundo me parece a sua moradia ainda está na fase de colocar janelas! Desta forma, e respondendo à sua pergunta, pode não ser especialista neste sistema, mas de certeza que já sabe umas valentes coisas, provavelmente mais do que alguns dos ditos especialistas! E falta saber a sua formação de base, que talvez contribua bastante para o seu conhecimento neste campo!

    Eu também gostava de optar pelo Do it yourself, mas acho que ia ficar a meio...


    Caro vidagomorango,

    O meu projecto está à espera de casa :)
    Conforme já referi no meu post inicial, eu não percebo nada de electricidade (só mesmo o básico) mas a programação de módulos KNX é mais do domínio da informática e, aí sim, estou à vontade.

    O meu DIY é relativo. O electricista irá fazer toda a instalação eléctrica partindo dos pressupostos que eu lhe referi (ligações ao quadro, posicionamento dos módulos, etc). A minha intervenção será só no final. Aliás, isto é o que eu aconselho a qualquer um. Não há instalações eléctricas DIY. A instalação eléctrica básica tem que ser feita por um profissional. Eu só entro na parte de domótica.
  18.  # 18

    Caro MikeMelga,

    Como me tinha parecido ao longo dos seus posts, está mesmo ligado à informática, o que lhe dá um certo à vontade no campo da programação do projecto de domótica! Além disso, já leva "uns anitos" de leitura e pesquisa sobre KNX, o que lhe permite ter uma visão clara sobre a forma como a "coisa" se organiza. E ainda não está na fase de operacionalizar o seu sistema...

    Desta forma o DIY tem tudo para dar certo! Mas não me parece que esteja facilmente ao alcance de todos, muito menos daqueles que já têm a casa a andar e agora se lembraram da domótica e vão tentar faze-la por eles próprios...

    Va-nos mantendo informados do andamento da sua instalação porque são preciosas informações (até podia fazer um registo fotográfico das várias etapas e fazer um tutorial acessível a todos). Embora eu não vá optar pelo DIY, vou meter bastante o "bedelho" quando chegar a essa fase!
  19.  # 19

    Colocado por: MikeMelga
    Já experimentei (com sucesso) programar módulos KNX. Demorei cerca de 4 horas a perceber como funcionava o software e como parameterizar a minha instalação. Isso faz de mim um especialista?


    Caro, pelo que percebo está muito mais à vontade nisso do que a média das pessoas e do que eu certamente. Eu olho para essas coisas e não percebo nada nem é a minha área, mas sem dúvida que se tivesse experiência nisso conseguiria fazer algo, até porque pelo que me diz o meu colega programador, isso não é assim tão complicado quanto eu pensava. Mas lá está, informáticos olham para certas coisas e interpretam mais facilmente....
 
0.0219 seg. NEW