Estou a pensar em construir mas não sei se devo... até porque não consigo saber se os postes são de media/baixa ou alta tensão. Sei que quando está o tempo mais humido fazem um barulho caracteristico.
São de média-alta tensão, para todos os efeitos considere-os alta tensão, pois mesmo sendo de média tensão a EDP pode quando lhes apetecer fazer o upgrade para alta-tensão. Construir debaixo desses postes? Eu não o faria, a sua casa vai valer pouco, sobretudo daqui a uns anos quando esta questão vier para a ribalta.
A construção não ficaria debaixo das linhas, mas elas cruzam um canto do terreno, por uns 3/4 metros (mais ou menos). E isto a uns 20/30 metros de altura.
Por curiosidade alguém sabe se lá fora (na Europa), existem mais impedimentos a nível de construção ao pé destes postes? Cá eu estou farto de ver construções (algumas recentes) mesmo a alguns (poucos) metros de distancia.
Sabe, há pessoas que acham que aquilo não faz mal a ninguém e não se importam. Mas se um dia quiserem vender as casas, aí vão perceber alguma coisa. Outra coisa é leucemia, que parece estar relacionada com estas linhas de média/alta tensão. Legislação portuguesa impede a construção se os campos ultrapassarem um certo valor (e apenas se houverem reclamações, caso contrário é construir à vontade), mas há hora de maior demanda esses valores aumentam, é tudo relativo, se quiser ter uma preocupação para o resto da vida, avance!!