Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola a todos!
    Como muitos de voz estou para iniciar o processo de construção de uma moradia, só falta legalizar a situação do terreno para me começarem as dores de cabeça, e o que aqui venho pedir é que me dêem ideias de por onde devo começar, que é para ver se evito muitas dessas dores de cabeça.
    Gostaria que me dessem informações sobre o que deva escolher para fazer o projecto, se um arquitecto ou um eng. civil, que tipo de projecto, se compensa fazer um projecto de especialidades, que cuidados a ter com os empreiteiros, etc, etc...
    Agradeço desde já a vossa ajuda.
    cumprimentos
  2.  # 2

É como perguntar se para lhe transplantarem um rim é melhor um cirurgião OU um anestesista. Pesquise por aqui que tem muito que ler sobre o assunto. Basicamente, precisa de uma equipa de projecto, com arquitectos e engenheiros, em número variável (eventualmente, até advogados), conforme a complexidade da casa. Fazer projecto de especialidades não só compensa como é obrigatório. A não ser que se esteja a referir ao projecto de execução. Conforme a autarquia, até pode ser obrigatório. De qualquer forma, pode fazer uma sondagem: Pessoas que fizeram projecto de execução e estão arrependidas VS. pessoas que não fizeram projecto de execução e estão arrependidas.
  3.  # 3

Colocado por: AugstHillÉ como perguntar se para lhe transplantarem um rim é melhor um cirurgião OU um anestesista. Pesquise por aqui que tem muito que ler sobre o assunto. Basicamente, precisa de uma equipa de projecto, com arquitectos e engenheiros, em número variável (eventualmente, até advogados), conforme a complexidade da casa. Fazer projecto de especialidades não só compensa como é obrigatório. A não ser que se esteja a referir ao projecto de execução. Conforme a autarquia, até pode ser obrigatório. De qualquer forma, pode fazer uma sondagem: Pessoas que fizeram projecto de execução e estão arrependidas VS. pessoas que não fizeram projecto de execução e estão arrependidas.

Não sei se disse, mas pouco ou nada percebo do assunto, por isso é que estou a pedir ajuda.
    Agradeço na mesma a resposta
    cumps
  4.  # 4

Há por aqui muita gente na sua situação, que põe as mesmas questões, pelo que lhe sugeri que pesquisasse por aqui, tem muitos esclarecimentos. Precisa de uma equipa projectista em que possa depositar a sua confiança. E por onde sugiro que comece, é por falar com pessoas, próximas de si, que tenham construído. Veja na zona casas de que gosta, fale com os proprietários, pergunte-lhes quem foram os projectistas, o que correu bem, o que correu mal, se voltariam a contratá-los, etc.
    Veja também isto:
    http://www.oasrn.org/upload/trabalharcarquitecto/trabalhar/pdf/trab.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ca_silver
  5.  # 5

Colocado por: Bruno_CSão valores sem terreno.

Nesta fase é mt difícil dar um valor próximo do real. Só no desenvolvimento do projecto é que se vai conseguindo saber. No seu caso iria-se aproximar o custo da obra ao valor que pretende gastar, tendo sempre a preocupação de ajustar também as necessidades das pessoas que nela vão habitar.

Tenha atenção ao ponto que referi anteriormente, pk a maior parte dos arquitectos não tem em conta!

Não estou a ver o terreno. mas normalmente quando se tem que encher é uma ótima solução fazer cave! O acréscimo do valor é praticamente nulo e dá mt serventia. tenha essa hipótese em mente.

Se não fizer cave não caia na asneira de fazer o enchimento e depois fazer a casa em cima, se este não for bem compactado e fiscalizado por um eng civil. Antes da obra acabar vai ter grandes fissuras por vezes graves a nível estrutural.

A ideia principal seria mesmo a cave, e aproveita-la para garajem, mas pensei que fosse ficar muito mais caro.
    O que quer dizer com "tendo sempre a preocupação de ajustar também as necessidades das pessoas que nela vão habitar"?

0.0115 seg. NEW