Iniciar sessão ou registar-se
    • macos
    • 21 julho 2008 editado

     # 1

    Cumprimentos a todos.
    Já a algum tempo que visito este forum e tem-me elucidado imenso agora que pretendo fazer a minha casa.
    Foi aqui que aprendi e decidi contratar um arquitecto e que também fize-se o aconpanhamento de obra.
    Agora está na altura de partilhar com todos as minhas experiências .

    Tinha já decidido fazer isolamento pelo exterior ,a conselho da arquitecta,engenheiro das especialidades e leituras deste forum !No entanto surgiu a dúvida -
    _ Todas as 4 fachadas do rés do chão são para revestir a pedra de Ponte de Lima arrumada á mão , será que pode ser colada por cima do ETICS se serrada a 2 cm?

    Manuel Costa -Guimarães
  1.  # 2

    Caro macos, dúvido que a cola e restante sistema aguentem o peso desse revestimento pesado.

    Já vi imagens com essa solução... mas tal era para mostrar o que aconteceria ao sistema se fosse utilizado revestimentos de acabamento muito pesados - descolagem e escorregamento integrasl do sistema ETICS.

    Mas é uma questão que deve ser colocada ao departamento técnico do fornecedor do sistema de ETICS escolhido. Pois depende do tipo de colas, pesos especificos dos maeteriais bem como das áreas de revestimento com pedra que estamos a falar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macos
  2.  # 3

    Obrigado Pedro Barradas , optarei por outro tipo de isolamento pois este tipo de pedra não é lá muito hidrofoba e alguma agua que absorva pode aumentar significativamente o seu peso.

    Para a nova solução :Parede dupla com poliuretano projectado pelo interior

    (como as divisórias interiores serão em pladur parede dupla (2 placas de pladur+lã de rocha+2 placas de pladur))

    o que acham se coloca-se bloco termico de 25 cm do tipo MAXIT (usado para capotto) rebocado pelo exterior para depois colar a pedra , poliuretano projectado pelo interior e agora surge a dúvida :
    como as paredes exteriores do lado interior tambem são para revestir a pladur devo fazer uma segunda parede ou acham que depois do poliuretano projectado posso colocar a lã de rocha e as duas placas de pladur .
    Será que esta ideia é válida ?

    Tambem gostava de partilhar com o forum a arquitectura da minha casa que neste momento está em ultimação para pedido de licenciamento,mas ainda não aprendi a colocar imagens , se alguem poder ajudar agradecia.

    Cumprimentos .
    Manuel Costa - Guimarães.
  3.  # 4

    Não faça parede dupla.
    Se já decidiu pelo revestimento tradicional pelo exterior, aconselho:

    EXTERIOR
    acabamento final escolhido
    bloco acústico ARTEBEL ou MAXIT
    Isolamento termico/ acústico em placas termoendurecidas de Lã de rocha com lâmina de aluminio virada para o exterior.
    Sistema de gesso cartonado(montantes a 40cm de afastamento, placa de gesso cartonado com 12mm)
    acabamento final escolhido
    INTERIOR

    PS: Se seguir esta solução construtiva, a mesma terá que ser calculada e dimensionada no seu conjunto por forma a cumprir com os requisitos do RCCTE e da Acústica.
  4.  # 5

    Pedro Barradas parece-me a solução perfeita se placas termoendurecidas de Lã de rocha com lâmina de aluminio virada para o exterior não tornar a solução demasiadamente cara ...se tiverem valores de contrução desta opção ajudaria imenso ...

    EXTERIOR
    acabamento final escolhido
    bloco acústico ARTEBEL ou MAXIT
    Isolamento termico/ acústico em placas termoendurecidas de Lã de rocha com lâmina de aluminio virada para o exterior.
    Sistema de gesso cartonado(montantes a 40cm de afastamento, placa de gesso cartonado com 12mm)
    acabamento final escolhido
    INTERIOR


    será esta a minha orientação ,vou passar informação para verificação com os requisitos do RCCTE e depois informo ..


    mais uma vez obrigado .

    Manuel Costa Guimarães
  5.  # 6

    Caro macos

    Com essa solução peço que tenha em atenção duas coisas:

    - O bloco de betão e consequente reboco absorve bastante a humidade e pode transmiti-la para o interior;
    - Tenha atenção à correcção de pontes térmicas com esta solução;
    - A lâ é cara e aplica-se quando é importante um bom isolamento acústico. Não julgo que seja o seu caso. Existem isolamentos térmicos mais em conta.
  6.  # 7

    Carissimos a opção por eventual adopção de Lã prende-se com o seguinte:
    Preencher os vazios por trás da parede em gesso cartonado, diminuindo assim a sensação de "oco" que estas paredes habitualmente produzem, efectuar a correção térmica nas zonas de pontes térmicas lineares e planas, a utilização da lâmina de aluminio tem 2 funções:
    1º reflectir os infravermelhos que atravessam a parede do exterior;
    2º servir de Lâmina para vapor para a lâ de rocha, evitando alguma condensação dentro da mesma;

    Se a alvenaria estiver convenientemente executada, não haverá problemas de humidade por ascensão capilar; O revestimento exterior garantirá a impermeabilização da alvenaria, mas será permeável ao vapor de água (é importante)...
  7.  # 8

    Um Breve comentario

    o sistema Cappotto garante uns 20 kg por metro quadrado desde que este seja granpeado por cima da rede e a junta da pedra seja aberta (nao betumada)
  8.  # 9

    Fala na pedra granpeada ou o poliestireno fixado com buchas?
  9.  # 10

    Pedra colada e cappotto granpeado depois dos barramentos
  10.  # 11

    Macos

    Nesta marca, garantiram-me a colagem de pedra (espessura até 3cms) sobre o ETICS. Dryvit

    E vi, um exemplo desses, numa parede com uns 4 metros de altura, com pedra colada.

    Coisas da Casa
  11.  # 12

    Eu já vi aqui perto uma fachada com pelo menos 6 metros de altura.
    Nessa fachada só não gostei da pedra que tem absorvido muita água e demora a secar, conclusão, está feia por ter tantas manchas.
    • d1000
    • 26 fevereiro 2009

     # 13

    Deixo aqui o meu testemunho, só encontrei um fabricante que se responsabilizou por colagem em isolamentos pelo exterior e com cola mencionada por eles. No caso foi a "Esferovite" e com cola da webber "record" com dupla colagem. Depois de ver o que uma cola da webber básico fez numa moldura em pedra, não tenho a menor dúvida que aquilo não sai dali a menos que venha tudo atrás! A Esferovite passando a publicidade, foi a única também que fabrica e aplica sem intermediários. Mas não são muito baratos pois claro.... Espero que tenha ajudado. Boa sorte.
  12.  # 14

    A Esferorite, é a Dryvit :)

    São os que mais me agradaram até ao momento. Mas mesmo de longe... as grandes marcas só me arranjaram catálogos, contactos de vendedores de material que nunca fizeram uma montagem...

    Mostraram competência, conhecimento e experiência. Ainda estamos em avaliação, mas será preciso ter uma grande surpresa para optar por outro fabricante/implementador.

    Coisas da Casa
    • d1000
    • 26 fevereiro 2009

     # 15

    Não posso estar mais de acordo. Além de que com eles sei que não vou ser jogado em modo "ping-pong" entre o fabricante e instalador para o caso de algo correr mal.
  13.  # 16

    Eles são tantos que eu nem sei para quem me virar...
  14.  # 17

    Eles são tantos


    Olhe que não são tantos. Se quiser partilhar connosco, força. Nas minhas pesquisas encontrei 3 ou 4 empresas que faziam este serviço e tinham (segundo eles) experiência. Agora, vendedores de maxit/viero/weber existem muitos...
    Eu é que não quero que venham aprender para a minha casa!!!


    Coisas da Casa
    • d1000
    • 28 fevereiro 2009

     # 18

    Também eu pesquisei bastante. Fora no norte do país, foi muito complicado arranjar instaladores que garantissem a colagem de pedra. Só na Esferovite consegui ver exemplos de colagens de grandes dimensões e testes de tracção.
 
0.0176 seg. NEW