Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Sou novato neste Fórum e estou com um problema que gostaria de resolver e para isso venho aqui pedir ajuda e ouvir as vossas opiniões.

    Comprámos um imóvel em regime de compropriedade. Os meus pais possuem 50% do imóvel, eu possuo 25% e a minha ex-companheira os restantes 25%.

    Eu e a minha Ex separámo-nos e acordámos que eu ficaria com a parte dela assumindo a respectiva dívida. Isto já acontece na prática pois há cerca de 4 anos que pago 50% do imóvel sozinho mas na teoria a minha Ex ainda tem o nome na escritura devido à quantidade de despesas que isto implica.

    No ano passado falei com o Banco que me autorizou a fazer a exoneração mantendo as condições do Crédito Habitação que tinha naquela data mas cheguei às Finanças e "esbarrei" com quase 3.000 € de IMT + Imposto de Selo. Como não esperava aquele valor e esperando que estivessem mal informados, informei-me melhor e parece-me que, neste caso porque não era casado, tenho mesmo que pagar o que é extremamente injusto porque já paguei IMT e Imposto de Selo quando comprei o imóvel (afinal casar não é o mesmo que união de facto, aqui está uma das diferenças).

    Este ano que estava disposto a pagar às Finanças (que remédio) os quase 3.000 € esbarrei com o Banco que, apesar de me autorizar a ficar sozinho o Crédito Habitação tal como havia acontecido no ano transacto, agora querem pôr o Spread para o dobro para que o possa fazer... é tudo a "gamar" e estou novamente parado a pensar numa solução alternativa pois já me custa pagar a renda actual quanto mais ainda duplicar o Spread.

    Já custa assumir uma dívida sozinho que foi pensada para 2 ordenados, quanto mais ainda ser penalizado no Spread... Eu apenas pretendo tirar um nomezinho de uma escritura e assumir a dívida da casa sozinho, nada mais.