Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Uma pergunta bastante interessante SFS, à qual não te sei responder e também estou interessado em saber a resposta!

    Obrigado pela contribuição
    • SFS
    • 26 agosto 2010

     # 22

    No outro tópico sobre o crédito habitação, o que é topico fixo encontrei isto:
    "Cfinanceiro 6 Agosto 2010 # 131
    Colocado por: silviamsm
    Ola boa tarde,

    Gostaria de esclarecer uma duvida. Aconselha fazer o empréstimo com taxa fixa ou variável com euribor a 3, 6 ou 9 meses? Conheço pessoas que dizem que fica mais vantajoso a taxa fixa a longo prazo, mas como os juros tão baixos neste momento compensa a variável certo? Mas eu tenho receio a longo prazo...
    Coloquei nesto momento o meu projecto na câmara para aprovação da arquitectura. Quando deverei ir ao banco fazer simulações? Necessito de um orçamento primeiro por ser construção, ou estarei errada?
    Obrigada
    Sílvia


    Eu não aconselho a taxa fixa em Portugal porque não compensa os bancos Portugueses pagam mais caro o dinheiro do que bancos de Inglaterra, França, Alemanha... ai sim compensa porque a taxa indexada é muito mais baixa. Recomendo para quem gosta de saber quanto vai pagar todos os meses sem ter de andar com "medo" de subidas independentemente de pagar mais do que aquilo que vai poupar quando estiver a Euribor alta! Vai precisar de um orçamento para os bancos."
    • Ed-l
    • 26 agosto 2010

     # 23

    Colocado por: makerOpção não comprar: Se tivesse na tua situação e não me importasse de não ficar com essa casa(há muitas para venda..), faria o seguinte: Alugava durante 1 ano outra qualquer, amortizava o empréstimo que ainda tens, usufruía de um melhor IRS e passava a efectivo. Além de todas estas alterações, ainda usufrui deste ano à experiencia com a namorada ;) (é uma experiência bem diferente de viver com os pais).


    Sem dúvida o melhor conselho neste post.
    Esperar por melhores dias, estabilidade profissional e alguma poupança é sem dúvida uma decisão mais racional do que partir para a compra ainda por cima dando como garantia segunda habitação com hipoteca, ou seja o banco dá-lhe uma chouriça e em troca cobra-lhe o porco inteiro.
  2.  # 24

    Colocado por: almvMesmo ontem vi um crédito habitação de um familiar, com spread de 5% para 85% do valor da casa e um crédito adicional (não sei nome técnico mas serve para cobrir o restante do valor da casa) com spread de 6%.

    até fiquei de olhos em bico visto que tenho da minha casa spread de 0.5%!!

    Multi-opções.

    Saudações.
  3.  # 25

    Colocado por: Ed-l

    Sem dúvida o melhor conselho neste post.
    Esperar por melhores dias, estabilidade profissional e alguma poupança é sem dúvida uma decisão mais racional do que partir para a compra ainda por cima dando como garantia segunda habitação com hipoteca, ou seja o banco dá-lhe uma chouriça e em troca cobra-lhe o porco inteiro.


    Sim também concordo. Para quem o pode fazer o ideal é viver na casa dos pais mais tempo, ou numa casa alugada (se compensar) e ir poupando, quer para dar de entrada, quer para ao longo do tempo adquirir melhor estabilidade económica. O ideal é poupar o máximo possível para entrada, porque, como acho que já referi, a amortização antecipada tem um custo.
    No entanto depende das zonas, por exemplo, para um T1 em Lisboa chegaram-me a pedir 650€ sem qualquer tipo de contrato. Eu acabei por adquirir na altura um T2 que com a euribor no máximo dava cerca de 600€.

    A questão de arrendar tem ainda outras vantagens - poupas nos seguintes custos: condomínio (o valor do condomínio é algo que muitas pessoas se esquecem quando vão comprar casa, eu tenho feito questão de perguntar sempre qual o valor), IMI (enquanto jovens, e na compra de 1ª casa temos isenção de alguns anos, mas depois passa a ter um custo anual). Se bem que para mim a maior vantagem entre as duas opções é o valor gasto na escritura. Para um imóvel no valor de 150k deve andar por volta dos 6k. Ou seja, ao comprar já, se o montante inicial para dar de entrada for reduzido, provavelmente descontando o valor da escritura dá quase 0€ para entrada. Logo é preferível continuar a poupar.
 
0.0103 seg. NEW