Iniciar sessão ou registar-se
    • murcao
    • 26 agosto 2010 editado

# 1

Há uns tempos ouvia-se falar em arrendamento com opção de compra....
    Como tem sido a adesão a este "produto misto"?

Quem é que tem esta oferta? Construtores? Agências?
    É um bocado difícil encontrar ofertas destas onde devo procurar?

Do ponto de vista do arrendatário/comprador que vantagens e desvantagens existem?
  1.  # 2

Aqui em Espanha encontro muito disso. Se quero arrendar algo, tem que ser com opção de compra. Eu acho que é uma praga. Eu acho que não é muito bom. No caso, estou interessada em arrendar uma moradia em Espanha mas todas que vejo têm arrendamento com opção de comprar. Opção? Deve ser brincadeira pois arrenda-se durante um ano e depois "temos" que comprar.
    Prefiro o arrendamento normal dos 5 anos e depois SE ME apetecer, compro (se a casa estiver para venda, claro).
    Mas tudo depende do que diz o contrato e eu não tenho muita experiência nisso.
  2.  # 3

Bom dia,
    eu também tenho essa dúvida, mas do ponto de vista de vendedor, pois estou a vender o meu apartamento e como está o mercado essa opção poderia ser interessante a curto prazo.
    Do ponto de vista do comprador poderá ser bom por vários motivos (vai poupando para a compra, qd comprar já terá amortizado algum, pode entretanto mudar de ideias pq já conhece melhor a casa e a zona, ...).
    Só vejo um ponto negativo que é o valor do arrendamento, pois esse terá que ser mais alto para se tirar algum para a amortização mensal.
  3.  # 4

O meu interesse nesta "oferta mista" é simples. Consigo ter:
    - flexibilidade de arrendar, assim posso mudar de zona, mudar de emprego, mudar para uma casa maior/menor.....
    - não "deitar dinheiro fora", ao fim de 2/3 anos já está pago 15~18 mil euros da casa (que pode ser à volta de 10% do valor da mesma)
    - melhor aproveitamento de mobilias, electrodomesticos e afins que compro (pois já compro de forma a adequadar à "casa de longa duração")

Mas pelo menos por Lisboa não vejo muita oferta....
    será que procuro mal?
  4.  # 5

Colocado por: murcao- não "deitar dinheiro fora", ao fim de 2/3 anos já está pago 15~18 mil euros da casa (que pode ser à volta de 10% do valor da mesma)
    Atenção com as contas.... neste tipo de arrendamento, o valor a abater no valor de compra não é igual ao que se pagou.
    Em regra, corrijam-me se estiver errado, é na ordem dos 50%.
    Ou seja, se a renda for de 500€ mensais, apenas 250€ serão considerados aquando da venda.
    Assim, em 3 anos, 36 meses, pagou-se 500x36=18.000€ onde apenas 9.000€(50%) são considerados no abatimento ao valor da casa.

Atenção que no contrato de arrendamento deverá constar o valor a considerar para o abatimento assim como o valor da casa.
  5.  # 6

Pois.... não tinha noção que seria uma percentagem tão baixa...

As minhas contas era algo do género
    renda 600€
    percentagem para compra 70/80

mas de kk forma... pode ser "pouco", mas sempre é dinheiro que se vai poupando (até porque certamente que n se arrendaria uma casa idêntica por 50% do valor)
  6.  # 7

Mesmo 50% acho muito. Do que tenho visto, anda a roda dos 25%, 30% do valor de arrendamento para amortização quando do acto da compra.
    É por isso que não me parece ser tão atractivo para possíveis compradores da casa, daí não ter optado ainda por essa modalidade para o meu apartamento.
  7.  # 8

Colocado por: vmontalvaoMesmo 50% acho muito. Do que tenho visto, anda a roda dos 25%, 30% do valor de arrendamento para amortização quando do acto da compra.
    Referi 50% porque sei de um caso em concreto (minha irmã) que aluga um apartamento por 600€ sendo 300€ para abater em caso de opção de compra ao fim de um ano. Mas cada caso é um caso.
  8.  # 9

Estive a informar-me sobre uma vivenda em Espanha onde há arrendamento com opção de compra e o que me disseram foi que a renda é de 600 euros, mas tem que se dar uma garantia inicial de 12 mil euros (para terem a certeza que vou comprar).
    Se comprar a casa no primeiro ano, todo o dinheiro da renda será para abater.
    Se comprar a casa no segundo ano abateria 75% da renda e no terceiro ano abateria 50% da renda.
    Caso desista de comprar ao fim do terceiro ano, fico sem a garantia que dei no início.
  9.  # 10

Colocado por: MartaDEstive a informar-me sobre uma vivenda em Espanha onde há arrendamento com opção de compra e o que me disseram foi que a renda é de 600 euros, mas tem que se dar uma garantia inicial de 12 mil euros (para terem a certeza que vou comprar).
    Se comprar a casa no primeiro ano, todo o dinheiro da renda será para abater.
    Se comprar a casa no segundo ano abateria 75% da renda e no terceiro ano abateria 50% da renda.
    Caso desista de comprar ao fim do terceiro ano, fico sem a garantia que dei no início.

Claramente os nuestros irmanos, já estão num patamar acima ao que concerne este modelo. O modelo dos 50% acima referido é o padrão em Lisboa? É porque a meu ver, desta forma dificilmente aceitaria uma renda inflacionada.

0.0150 seg. NEW