Iniciar sessão ou registar-se
    • KLM
    • 27 agosto 2010 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou a restaurar uma divisória de uma casa e tenho um ligeiro problema.

    Os rodapés e as portas estão pintados com 3 camadas de tinta (uma base seguida de um azul, por cima do azul um beije), e o objectivo é remover todas estas camadas e ficar só com a madeira, e depois cobrir tudo com velatura acetinada. O problema é, como vocês devem calcular, remover as camadas!

    Até agora estou a tentar lixar, mas o problema é a força bruta que é necessária para avançar uns meros centímetros, além de as lixas se gastarem a uma velocidade enorme... Pelos meus cálculos continuando desta maneira acabo lá para 2015 e com uns biceps monstruosos.

    Portanto a questão é ... Como facilito tudo isto? Haverá algum produto para fazer saltar a tinta? Alguma coisa que a faça estalar de modo a que o trabalho de lixa seja muito mais fácil? Já pensei em diluente mas como esta tinta já tem uma data de anos não iria fazer coisa alguma, além de que provavelmente estragaria a madeira.

    Para mais fácil compreensão anexo uma foto.

    Muito obrigado por qualquer resposta e continuação de um bom mês de Agosto para todos ;)

    Salute
      IMG_1.jpg
  1.  # 2

    Com uma pistola de ar quente, uma coisa que parece um secador, amolece a tinta e depois é só raspar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: KLM
    • KLM
    • 27 agosto 2010

     # 3

    Obrigado pela resposta, mas nao tenho onde arranjar esse artefacto! Estou a pensar em molhar a superficie com soda cáustica ou acetona, o que acham dessa alternativa? Será que me vai estragar a madeira tambem?
    Cumps
  2.  # 4

    Um secador do cabelo deve servir para isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: KLM
    • KLM
    • 28 agosto 2010

     # 5

    Tentativas até ao momento:

    - Impregnar a superfície com diluente, esperar e passar um pano. Resultado: Zero.
    - Impregnar a superficie com diluente, esperar e lixar. Resultado:Zero.
    - Impregnar a superficie com acetona, mesmo procedimento. Resultado:Zero.
    - Secador de cabelo quase colado na superficie na potencia maxima, ficar 2 minutos na mesma posição. Resultado: Zero (ou melhor, um escaldao quando pus la os dedos).
    - Secador de cabelo quase colado na superficie na potencia maxima, 2 min na mesma posição, seguido de diluente e lixa. Resultado: Zero.

    Estou convencido que so la vai com acido sulfurico concentrado. E mesmo assim tenho as minhas duvidas. De facto, dou os meus parabens ao primeiro pintor (camada azul), está ali pintura que foi feita ha mais de 40 anos, e para durar mais 400 (a falar a serio!!).

    Que isto sirva de liçao para quem quer pintar superficies de madeira. Pode ser que um dia se arrependam e queiram envernizar ... E aí vai ser o Diabo a quatro. Desejo-vos boa sorte, mas acho que não vos vai servir de nada!

    Cumps
    • eu
    • 28 agosto 2010

     # 6

    Isso com uma máquina lixadora sai num instante. Vai precisar é de muitas lixas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: KLM
  3.  # 7

    Boa noite,
    Por acaso já pensou passar por uma loja de tintas e expor o problema?
    É que já lhe tinham indicado um decapante e tinha evitado todo este trabalho.
    Cumpts.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: KLM
    • KLM
    • 28 agosto 2010

     # 8

    Caro pdavid;

    Como se meteu o fim de semana e estou longe da cidade ainda nao pude ir a uma casa especializada.

    No entretanto como nao gosto de estar parado estava a procurar "andar com isto para a frente", e as tecnicas que usei foram o resultado de pesquisas na net e ainda nao funcionaram. Pensaria eu que nao haveria mais soluçoes, no entanto descobri que pode haver uma solução especifica, um produto denominado "pintoff" que concerteza deve haver nessas lojas e espero eu que resolva isto.

    Segunda feira ja vou tratar disso e depois digo o resultado final.

    Cumps
  4.  # 9

    Como disse o pdavid, poderá utilizar decapante, mas penso que o resultado nao será muito melhor que a acetona.

    Qual o diluente que utilizou ? sintético ou celuloso ?

    Uma hipotese que dá algum trabalho mas o serviço aparece é raspar a tinta com vidro.
  5.  # 10

    Os pintores costumam usar um maçarico e uma espátula. Tudo com alguma moderação para não causar danos à madeira. Após a remoção das camadas de tinta, aplicação de lixa com diferentes graus.
  6.  # 11

    resumindo estas "lixado".
    o melhor é usar um decapante deixar actuar alguns minutos e raspar com uma espatula. depois lixar bem.
    mas dá muito trabalho.
  7.  # 12

    Uma pistola de ar quente é uma coisa relativamente barata (a Einhell tem) e pode justificar a aquisição; depende da quantidade de madeira a decapar e do tipo de tintas (não resulta com as mais antigas).

    Antes da aquisição da pistola, consideraria experimentar um decapante para madeira (siga escrupulosamente as instruções das embalagens).
    Provavelmente vai resultar com a tinta e não vai ser muito eficaz com o aparelho (o tal azul); nesse caso, o vidro que já alguém lhe recomendou poderá ser a menos má das soluções.

    Porque já passei por tormento idêntico, recomendo-lhe que continue a fazer algumas experiências tomando nota dos tempos de limpeza de uma pequena superfície.
    De seguida fazer algumas contas e considerar a hipótese de comprar novas portas e guarnições; pode sair-lhe muito mais barato!
  8.  # 13

    Esqueci-me de acrescentar: para limpar a madeira, depois do tempo de espera para o decapante reagir com a tinta, deve usar-se um bom raspador para madeira (marca Bahco ou Sandvik se ainda os encontrar). Forre o chão com cartões ou jornais, tenha uma lata com bordo para ir limpando o raspador e... prepare-se para muita porcaria.
  9.  # 14

    Boas usa decapante não te esqueças de proteger o chão, luvas de borracha para proteger as mãos, arejar o local, eu usei decapante da robialac tipo geleia na minha casa foram 12 camadas de tinta as mais antigas são mesmo complicadas de empolar com o decapante mas nada que com paciencia não saia, este ano dei também em pedras da janelas pois como mexi nas janelas resolvi colocar a pedra a mostra 6 camadas de tinta em pedra foi mais complicado mas com palha de aço e escovas de aço saiu quando vês que o decapante não esta a decapar após 3 ou 4 passagens lava com agua e insiste.Com lixa tambem lá vai mas demora mais.
  10.  # 15

    Um pouco off topic (mas só um pouco!):
    Posso utilizar decapante ou a pistola de ar quente para decapar dois portões em metal?
    Um é ferro notmal e o outro á chapa zincada!

    O decapante não me ataca o metal??
    E o calor não pode estragar a cobertura de zinco?
  11.  # 16

    não sei nada de trabalhos em metal mas parece-me que o decapante é a melhor solução.
  12.  # 17


    O decapante não me ataca o metal???




    no fim, as superfícies devem ser lavadas (como na madeira), suponho que seja assim (as embalagens devem ter instruções).
 
0.0180 seg. NEW