Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Já há muito tempo que acompanho este excelente Fórum, mas só hoje resolvi participar, pois preciso de vossa ajuda e ou conselhos.

Estou em vias de concretizar a compra de um terreno rústico com 16,2m de largura por 208m de comprimento, totalizando um total de +-3370m2.

O único acesso é feito pela parte mais estreita e segundo a legislação local posso construir até dois pisos de 300m2 cada (no total de 600m2) + 100m2 de anexos. Sou obrigado a deixar 3m de distancia para abrir janelas e a casa tem de ficar no mínimo a 1 do vizinho.

Como necessito que eventuais máquinas acedam à parte de trás do terreno, a casa deveria estar de um dos lados a 5 metros do vizinho.

A frente do terreno está virada a Poente.

A casa que gostaria de ter seria apenas de 1 piso com aproximadamente as seguintes divisões / dimensões:

Cozinha: 14
    Lavandaria: 6
    Dispensa: 3
    Sala: 37
    IS Social: 4
    Escritório: 10
    Suite: 15
    Closet Suite: 6
    IS Suite: 6
    Quarto 1: 15
    Quarto 2: 15
    IS: 6
    Circulação: 12
    Total: +-150 x 1,20 (Paredes)= +- 180m2

O ideal seria ter a casa a 3m de distância do vizinho para poder ter janelas de um dos lados e 5m do outro lado, mas depois só me sobra 8,20m para a casa propriamente dita.
    Outra alternativa (não a ideal) seria deixar a casa a 1m do vizinho (sem janelas) e assim já me sobravam 10,20m, que também não sei se seriam suficientes.

O Desafio que vou lanço é o de dar ideias e ou sugestões que ajudem a concretizarem o meu sonho….

Obrigado desde já a todos os que me possam ajudar,

Pedro R

Atenção: Não vou construir sem arquitecto, mas também não vou recorrer a um sem concretizar o negócio.
  2.  # 2

O padrão standard, para moradias geminadas em certas zonas, são 7m de frente. Com 8.2 de frente dá. Haja talento do arquitecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro R
  3.  # 3

Visite uma biblioteca (ou mesmo uma livraria) e dê uma olhada em livros de arquitectura moderna. Vai ver que tem espaço de sobra. A dificuldade maior surge (para mim) quando são necessários corredores, mas usando áreas envidraçadas, para uma zona de jardim, p.ex., consegue-se 'alargar' os espaços.
    Eu no entanto, sem ser arquitecto, tentaria aproveitar a largura máxima (~10m).
  4.  # 4

Isso é que é um terreno! Dá perfeitamente para uma solução muito acolhedora.
  5.  # 5

o que é que o seu vizinho a norte tem virado para o seu terreno e qual o afastamento ??
    de resto é como o AugstHill diz e tambem euros.
  6.  # 6

E se em vez de janelas, utilizasse apenas vidro para a parede? Sempre deixava entrar luz suficiente para a casa e ganhava mais uns metros para construir.
  7.  # 7

Dependendo do tipo de casa que queira, 8,20m de frente é mais do que suficiente para fazer um projecto muito bonito, tanto para o cliente, como para o arquitecto, que pode por em prática uma serie de soluções para um resultado único e diferente.
    Pessoalmente, agrada-me imenso poder fazer projectos diferentes do conceito tradicional de um lote tipificado e uma casa tipificada.
  8.  # 8

Obrigado pelas vossas opiniões.

Marco1,

O terreno encontra-se numa zona rural do distrito de Santarém onde existe já algumas moradias em lotes que vão dos 3000m2 aos 10000m2, no entanto não tenho para já nenhum vizinho nos limites do terreno com construção efectuada, nem sei se vou ter porque a nova legislação (PROT) prevê que quem não fez o pedido de autorização de construção definitivo só pode construir se o terreno tiver mais de 4ha.

AugstHill,

Concordo consigo, mas normalmente as moradias germinadas tem dois pisos, o que tornaria tudo mais simples.
    Se quiser ter fazer uma moradia de 1 piso com 8,20m de largura e 180m2 no total, significa que tinha de ter pelo menos 22m2 de comprimento. Acha possivel?

Como o terreno se insere numa zona de pequenas quintas estava a pensar em linhas rústicas com um toque de contemporâneo. Já agora se souberem de algum site com fotos de moradias deste tipo para tirar ideias, agradeço.

Também tenho algum receio que a facto de o terreno ter as medidas especificas atrás mencionadas me obrigue a gastar muito mais para ter a casa que pretendo. Reforçado aliás por alguns dos vossos comentários.

Aguardo as vossas opiniões,

Pedro R
    • ALD
    • 27 agosto 2010

# 9

olá Pedro,

No nosso atelier foi concebido um modelo, que assenta nas caracteristicas do edificado que pretende, se ultrapassar a situação de apenas um piso!
    Faça uma visita ao nosso site: www.alvesdias-arquitectos.com
    Ai poderá consultar na secção de habitação unifamiliar a moradia da Povoa de Varzim, julgo que poderá verificar que é possível fazer uma moradia com as dimensões que pretende e com uma gestão espacial muito agradável.

Abraço, Paulo Dias, arq.
  9.  # 10

Colocado por: arquitectoportoolá Pedro,

No nosso atelier foi concebido um modelo, que assenta nas caracteristicas do edificado que pretende, se ultrapassar a situação de apenas um piso!
    Faça uma visita ao nosso site: www.alvesdias-arquitectos.com
    Ai poderá consultar na secção de habitação unifamiliar a moradia da Povoa de Varzim, julgo que poderá verificar que é possível fazer uma moradia com as dimensões que pretende e com uma gestão espacial muito agradável.

Abraço, Paulo Dias, arq.

Boa noite e obrigado pelo seu post,

No entanto, quando me referi a 1 piso estava falar de uma casa térrea e a casa que me referiu no site tens 2 pisos. Ou estarei a identificar mal a casa?

Muito obrigado,

Pedro R
    • ALD
    • 28 agosto 2010

# 11

Olá Pedro,

Sim é verdade que tem dois pisos, mas se analisar a planta dos dois pisos, parece-nos não haver grandes perdas de espaço!
    Com aquela largura, o edificado tem de se estender na sentido longitudinal do terreno.
    Os espaços que lá se encontram tem as dimensões semelhantes as que pretende.
    Quero dizer então, que as possibilidades de ter que duplicar a malha de implantação são quase iminentes, para poder cumprir o programa proposto.
    Assim pergunto! O Município onde vai Implantar a casa permite-lhe um polígono de implantação com o dobro do cumprimento, dessa que viu?
    Se não permitir, talvez tenha que abandonar a ideia de um piso só e começar a pensar no segundo piso.

Desculpe se o baralhei, gostava de o poder ajudar e ser mais objectivo.

cumprimentos
  10.  # 12

Colocado por: ALDOlá Pedro,

Sim é verdade que tem dois pisos, mas se analisar a planta dos dois pisos, parece-nos não haver grandes perdas de espaço!
    Com aquela largura, o edificado tem de se estender na sentido longitudinal do terreno.
    Os espaços que lá se encontram tem as dimensões semelhantes as que pretende.
    Quero dizer então, que as possibilidades de ter que duplicar a malha de implantação são quase iminentes, para poder cumprir o programa proposto.
    Assim pergunto! O Município onde vai Implantar a casa permite-lhe um polígono de implantação com o dobro do cumprimento, dessa que viu?
    Se não permitir, talvez tenha que abandonar a ideia de um piso só e começar a pensar no segundo piso.

Desculpe se o baralhei, gostava de o poder ajudar e ser mais objectivo.

cumprimentos

Olá ALD,

Obrigado pelo seu comentário muito pertinente.

Não sei realmente se o município de Santarém permite um polígono de implantação dessas dimensões. Vou ter de investigar.
    No entanto e um pouco a olho a moradia apresentada parece-me ter dimensões inferiores (talvez 6,5m de largura) ás que pretendo.

Não me baralhou, bem pelo contrário, alertou-me para uma questão muito importante.

Talvez mais alguém neste Fórum me possa ajudar.

Cumprimentos,

Pedro R
  11.  # 13

Bom dia,

Continuo a aguardar outras opiniões.

Obrigado,

Pedro R

0.0157 seg. NEW