Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Pergunto se alguem me pode ajudar sobre o seguinte.
    Há cerca de 3 anos coloquei em casa um sistema de aquecimento central de caldeira com tubagem para circulação de agua . Um pouco antes pintei as paredes com tintas Dyrup (Dyrulac e Dylon)
    Agora estou a verificar que ao longo destes 3 anos , mesmo por cima dos aparelhos de cada divisão as paredes estão a ficar escurecidas com uma espécie de véu cinzento e já está a espalhar-se para os tectos .
    Já tentei limpar com tudo o que foi possivel e nada resulta. Parece que está impregnado na tinta .
    Será que alguém me pode esclarecer sobre donde vem isto ? Como evitar ? Como limpar ?
    Agradeço a quem me possa ajudar.
    Mlhs Cptos
    Dina
  2.  # 2

    desde já discarto a hipótese da tinta.

    do meu ponto de vista há 2 hipotéses: falta de circulação de ar (ventilação) nas divisões ou radiadores demasiado potentes para as divisões.
    quanto a soluções como evitar a falta de ventilação instalar umas grelhas em todas as janelas, em relação á outra já sabe a resposta.

    Cumps.
    •  
      FD
    • 23 julho 2008

     # 3

    Na casa dos meus pais acontece o mesmo, mas com o frigorífico.

    Pelo que vi na internet, o fenómeno acontece da seguinte forma: há sempre poluição, mesmo que invisível (pó, fuligem, etc.), em nossas casas, o ar húmido e aquecido pelos aparelhos "agarra" essa poluição e impregna as paredes.

    Mas quando as manchas são mais escuras tem que existir alguma fonte de fuligem: fuma em casa, tem lareira, ou algo assim parecido? A caldeira é eléctrica ou de combustão?

    Se sentir à vontade com o inglês pesquise no Google por soot tracking, ghosting e thermal tracking.
    Tirei estas informações daqui: http://www.inspect-ny.com/interiors/ThermalTracking.htm
  3.  # 4

    Tambem me acontece por cima do termoacumulador electrico que tenho no corredor , mas estar a aquecer a casa e ter de a ventilar ao mesmo tempo não é lá muito coerente ...
    assim , no final do inverno lavo aquele metro de parede acima do termoacumulador com agua com bastante lixívia , melhora um pouco mas não fica perfeito , ( é claro que está pintado com tinta daquela lavável com agua !)
    Este ano decidi fazer uma experiencia nova - pintei aquela zona com uma mão de tinta bastante diluida de maneira a melhorar aquela zona e não se notar muito a diferença para as zonas de parede á volta onde não chegou tinta e posso vos dizer que ficou perfeito .

    Manuel Costa - Guimarães
  4.  # 5

    Eu subscrevo as recomendações do JackArt...
    e ainda complemento com o seguinte:
    A Habitação não tem isolamento térmico suficiente para as amplitudes térmicas desenvolvidas. O ponto de condensação esta a ser efectuado junto ao revestimento interior.
    Existem 3 maneiras de parar/ resolver o problema:
    1º e já aqui referido, aumentar a ventilação dos compartimentos... para diminuir a humidade relativa interior.
    2º Diminuir a temperatura dos radiadores por forma a que a temperatura interior se estabilize com a humidade relativa interior e não entre em "ponto de orvalho"
    3º corrigir termicamente o edificio


    PS: O problema parece-me nada ter a haver com o tipo de tinta...
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasA Habitação não tem isolamento térmico suficiente para as amplitudes térmicas desenvolvidas. O ponto de condensação esta a ser efectuado junto ao revestimento interior.


    tenho que concordar com o Pedro Barradas, mas isso tinha de ser confirmado pelo o autor deste post se as paredes onde estão instalados os radiadores e aparecem essas manchas são paredes interior/exterior, se não forem essa hipótese já não faz sentido.

    Cumps.
 
0.0105 seg. NEW