Iniciar sessão ou registar-se
    • LMSC
    • 28 agosto 2010 editado

     # 1

    Como irei construir a minha moradia neste método de construção, gostaria de obter a opinião de todos os forenses em relação a este tema. Foi-me proposto este método pelo Gabinete de Arquitectura, mas gostaria de obter mais informações se possível de pessoas que já tivessem optado por este sistema em Portugal. Resido na zona de Coimbra e sei que neste momento estão a decorrer 2 obras: uma moradia em Anobra e um restaurante na Figueira da Foz quem sobe para a serra da Boa Viagem.
    As minha dúvidas passam por aqui:
    Preço final da obra, em relação ao "método tradicional" (sem ser em betão);
    Rapidez de execução da obra;
    Problemas que poderão aparecer no futuro;
    Se ficaram satisfeitos com o resultado final da sua obra;
    Exemplos de moradias construídos neste método na zona de Coimbra;

    Agradeço desde já a todos aqueles que de alguma maneira possam contribuir para o aclarar das minhas dúvidas.
    Deixo também uma foto da minha moradia.
    Cumps.
      Redução 3.jpg
    • LMSC
    • 29 agosto 2010

     # 2

    Ninguém opina sobre o assunto!?... Ninguém tem conhecimentos nesta área?
    Cumps.
    • LMSC
    • 5 setembro 2010

     # 3

    Continuo à espera de sugestões.....
  1.  # 4

    (editado)
  2.  # 5

    Olá LMSC,

    Sinceramente não conheço as vantagens deste método e por isso dou já o beneficio de estar errado.
    Ainda assim gostava de deixar duas notas de opinião porque represento um método semelhante.
    E já agora voce pode comparar tambem.

    1) O processo de construção parece-me algo complexo a ver pela quantidade de aneis de ferro para formar uma parede, apesar das explicações que são dadas.
    2) Não percebi bem quais os paineis de enchimento no interior.
    É obvio que no exterior deveremos considerar material isolante mas no interior existe a vantagem de ter um material que possa servir de acumulador de calor, ou seja por exempo colocar EPS no interior da parede não é a solução ideal.

    Sugiro-lhe a comparação com a seguinte solução:
    [pub]www.rastraiberica.com[/pub]

    Compare e já que conhece melhor do que eu a solução SISMO, acrescente as sua opinião.

    Em termos de rapidez, a titulo de exemplo, temos previsto para a proxima semana, uma obra com esta solução que lhe apresento com as seguintes caracteristicas:

    cerca de 225 m2 de montagem de paineis a realizar em dois dias de trabalho (já fizemos a laje de assentamento)
    cerca de 270m2 de laje a cofrar: (tempo normal da cofragem pois ainda vai ser feito com o sistema tradicional)
    meio dia de betonagem da laje e paredes feito de uma vez só e resultando uma estrutura unica.

    tempo total previsto para entrar em acabamentos: menos de uma semana.

    cumprimentos
    AS
  3.  # 6

    Caro a.m.p.s essa solução necessita à mesma de parede interior de tijolo?
  4.  # 7

    Não,

    Na solução Rastra nao existe qualquer utilização de tijolo. (temos uma moradia de 250m2 em construção que não vai levar um unico tijolo)
    Daqui se conclui que:
    não existe produção de cimento/betão em obra - obra limpa
    menos especialidades, menos mão de obra.

    já agora tambem não existem:

    1) cofragens de pilares, ferro de pilares e respectiva armação, betão de pilares, tempo de secagem de pilares,...
    2) paredes duplas de tijolo: tempo e mão de obra ganhos
    3) colocação de isolamento (no interior da parede dupla ou no exterior): tempo e mão de obra ganho, e muita vezes fica mal feito

    mais algumas vantagens....

    As paredes Rastra são paredes finais para receber o acabamento (reboco, etc, etc....)


    Cmpts
    AS
  5.  # 8

    Colocado por: jorgferro isolamento pelo exterior é semelhante ao ETICS


    Boa tarde,

    O isolamento não é igual ao ETICS porque neste caso o isolamento é parte integrante da própria parede, ou seja, não é algo que se acrescente depois, o que tem sempre trabalho adicional e eventualmente outros inconvenientes se não for bem feito.

    Quanto ao material do isolamento trata-se do EPS certificado para este fim.

    Quanto ao custo, para já não consideramos a venda ao m2. Estamos a certificar construtores para a sua aplicação e só consideramos a solução completa.

    Note que estamos a falar de construir uma moradia numa fase só, ou seja sem a fase da estrutura (pilares, cofragens, descofragens, etc) e depois a fase das paredes, e depois a fase das lajes.

    Neste caso, montamos os paineis das paredes, preparamos a laje do piso e fazemos o enchimento de tudo com betão resultando:

    menos tempo
    menos mão de obra
    menos "lixo" em obra
    menos desperdicios
    uma estrutura unica formada pela laje e pelo betão dentro dos paineis Rastra,
    e um excelente comportamento termico, acustico e sismico.

    por isto tudo, neste momento, só damos valores em face de projectos concretos.

    Cmpts
    AS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LMSC
    • LMSC
    • 19 dezembro 2010

     # 9

    Iniciei a construção da minha moradia neste método de construção SISMO, vão começar as dores de cabeça... irei posteriormente deixar a minha opinião à medida que a obra for avante. Comentários aceitam-se a quem tenha obra feita neste método de construção.
    • 1255
    • 19 dezembro 2010

     # 10

    Quando tiver fotos serão bem vindas.
    Boa sorte.
  6.  # 11

    Parece-me um processo muito interessante.

    Por quanto é que lhe vai ficar a construção?
    Eles fazem tudo, ou a penas a estrutura?
    Como é que vai fazer o acabamento interior e exterior das paredes?
    • LMSC
    • 22 janeiro 2011 editado

     # 12

    Acompanhem este tópico:

    Link
 
0.0143 seg. NEW