Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um apartamento magnifico T1 com vista mar localizado no Estoril. Estou agora a renova-lo de forma a ser arrendado de seguida. Contactei com varias agências e a comissão cobrada será de uma renda e meia + IVA. Dado que acredito que encontrar inquilinos para o apartamento não será uma tarefa difícil, qual a vantagem de usar uma imobiliária?

    Não tenho nenhum exemplo de um contrato de arrendamento e vejo a agência como um auxilio em termos legais. Onde posso encontrar um exemplo de um contrato de arrendamento?

    Dado estas circunstancias, acreditam que vale a pena usar os serviços da agência maioritariamente devido ao apoio legal? Ou fica mais em conta contactar com um advogado que me crie um contracto e procuro eu os futuros inquilinos?
  2.  # 2

    Não sei o que pensam as outras pessoas, mas na minha opinião, seria melhor colocar um anúncio na Internet (OLX, Slando) e no correio da manhã.
    Apercebi-me que as pessoas têm mais confiança quando contactam directamente o senhorio.
    Aluga-se com bastante facilidade, tudo dependendo da renda que pedir, da casa e da localização e tem a possibilidade de recusar alguém que não lhe pareça que reúne as condições necessárias para pagar as rendas atempadamente. As agências alugam ao primeiro que apareça, o essencial é que recebam a comissão deles, o resto interessa-lhes pouco.
    Não se preocupe muito com os contratos. Um advogado experiente trata-lhe de tudo, tem a possibilidade de pedir para colocar as cláusulas que entender necessárias e paga menos que se recorrer a uma agência.
  3.  # 3

    Julgo que consegue arranjar um advogado para lhe fazer a minuta do contrato por menos de uma renda e meia.
    Boa sorte.
  4.  # 4

    Os contratos a termo certo são de 5 anos mínimo (o advogado explica-lhe). Têm que ser feitos em três ou quatro exemplares e terão que ser assinados e rubricados por todos, incluindo o fiador, se houver.
    O original é entregue nas Finanças e terá nessa altura que pagar uma taxa de cerca de 10 por cento da renda. O advogado entrega uma cópia ao inquilino, outra a si, outra ao fiador (se houver) e ele, em geral, também fica com uma cópia guardada para a eventualidade de ter de intervir em caso de litígio.
  5.  # 5

    Obrigado pelos comentários.

    De facto pensei que ter agência aumentava a segurança por parte do futuro inclino e que tinha vantagens em termos de litígios.

    Quanto custara em media o honorário do advogado para ele me tratar de fazer um contrato de arrendamento?
  6.  # 6

    Ou talvez tenham alguém para me recomendar aqui na zona de Cascais / Oeiras?
  7.  # 7

    Se optar por fazer um contrato por intermédio dum advogado, quando o contactar informe-se primeiro dos honorários.
    Nas zonas de Queluz/Cacém e de Almada, levavam cerca de 400 euros, alguns até um pouquinho menos. No Estoril ou em Oeiras, não deverá ser mais caro e em Lisboa há bons advogados com bastante experiência nessas coisas.
    Vivo fora do país e não tenho nada na sua zona. Talvez algum internauta de Lisboa ou de Oeiras/Estoril lhe possa recomendar alguém.
 
0.0112 seg. NEW