Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    É... finalmente chegou o dia de fazer a minha casa... a casa dos meus sonhos (como se diz).
    Já inicei vários esboços e já fiz várias plantas.... mas , esquisita como eu sou, não chego a consenso nenhum. Ora encontro defeito nisto ora naquilo. Entrei neste forum e confesso que mais baralhada fiquei.
    Alguem me pode ajudar em termos de legislação, o que se exige, medidas minimas, etc.... onde posso consultar essa legislação??
    Já fui à Camara e dizera-me para fazer um pedido prévio, mas pelo que entendi tenho que entregar quase o proj. completo.
    Quais são as diversas fases que tenho que passar antes de ajudicar a um empreiteiro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Celso Mourato
  2.  # 2

    Tem o PDM, o RGEU, o RJUE, o SCIE, o Código Civil, o RCCTE, o Regulamento do Ruído, o REBAP, os Eurocódigos, os regulamentos de electricidade, comunicações, gás, a Lei 31/2009, o alvará de loteamento, se a zona estiver abrangida, o regulamento dos SMAS aí da zona, eventualmente o RMUE, e mais uns quantos que daqui a pouco as outras pessoas aqui do forum vão indicar. Pode consultar tudo na net. Acho que até arranja uma versão em castelhano do Neufert.
    Mas sugiro que comece por aqui:
    http://www.oasrn.org/upload/trabalharcarquitecto/trabalhar/pdf/trab.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Luis K. W., bhp | arq, P+V, RC | ARQ, estrela_do_mar
    • P+V
    • 30 agosto 2010

     # 3

    Grande momento de descontracção e risota que o AugsHill me proporcionou!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: estrela_do_mar
    • ALD
    • 30 agosto 2010

     # 4

    Que maravilha Augsthill...!!!!
  3.  # 5

    Boa, AugstHill, Boa!!!

    Vou só baralhar ajudar mais um bocado: Decreto-Lei nº163/2006, de 8 de Agosto (Acessibilidades).
  4.  # 6

    RC | ARQ há 5 horas agradecer sussurrar# 5citar
    Boa, AugstHill, Boa!!!

    Vou só baralhar ajudar mais um bocado: Decreto-Lei nº163/2006, de 8 de Agosto (Acessibilidades).

    Olá

    Talvez me baralhem mais com tanta formação, mas é a formação que necessito sr. Arquitectos.
    Pelas meias dúzias de horas que ando por aqui,já vi que há muitos arquitectos neste forum, alguns instaladores e comerciantes. Acho que sou vou ganhar com isto. Resta me saber filtrar bem as informações ;-)

    Agradeço a todos o tempo prestado e uma continuação de umas boas obras a nível da arquitectura!!!

    Cumprimentos
  5.  # 7

    Colocado por: estrela_do_marAcho que sou vou ganhar com isto. Resta me saber filtrar bem as informações ;-)


    Deixo-lhe aqui o o Link do Fórum Projest Engenharia .... se filtrar bem as informações dentro de meia dúzia de horas (mais coisa menos coisa) estará habilitada para fazer a próxima ponte sobre o Tejo .
    http://www.projest-engenharia.com/forum/

    Este é o Fórum Saúde .... http://forumsaude.com.pt/
    umas semaninhas a ler complementando com uns episódios do Dr House e está prontinha para para realizar uma operação complexa.

    cumps
  6.  # 8

    Bemmm.... estou a levar uma coça de arquitectos e engenheiros, vai lá vai...
    Não fiz mal nenhum, só pedi meramente informação, quem quiz dar deu quem não quer, não dá!!!
    Já não digo mais nada!!!

    :-(

    cumprimentos Srs. Engenheiros e Arquitectos
  7.  # 9

    Vá lá estrela, não se chateie, está calor e a malta fica um bocado hiper-reactiva. Quando se lê o seu post fica-se com a sensação de que o nosso trabalho é desvalorizado, que isto é só fazer uns riscos e já está. Mas não é só connosco, qualquer profissional reage assim quando pensa que estão a reduzir a sua actividade a uma mera leitura de diplomas legais. Não estou a dizer que foi o seu caso, mas é assim que acabamos por percepcioná-lo.
  8.  # 10

    Eu penso que a questao aqui se põe da seguinte forma , existe aquelas pessoas que querem , antes de entregar o trabalho a quem de direito( neste caso ao arquitecto) fazerem elas proprias um esboco daquilo que gostavam de construir , e para que isso aconteca o mais aproximado da realidade precisam de saber minimamente algumas das " leis" que regem a construcao de moradias ... tambem é obvio que a informacao só é disponibilizada por quem quer ... agora tb não
    precisam de serem tão fechados , ate porque obrigatoriamente um projecto de arquitectura tera que passar por um profissional...
    O que me parece por vezes , é que os arquirectos ( cada um enfia a carapuca que quizer) se acham uma classe à parte , e os seus projectos " são deles " não do
    cliente ... e ficam muito chateados se o cliente lhes tirar margem de criacao para as suas obras...
    Até podem argumentar que existem para isso mesmo , fazer algo unico, mas se o cliente levar algo esbocado ,porque não seguir as ideias do cliente... desde que
    seja exequivel , claro está...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, estrela_do_mar
  9.  # 11

    Os arquitectos acham-se uma classe à parte
    Os funcionários públicos são uns parasitas
    Os empreiteiros são aldrabões
    Os pretos são preguiçosos
    Os ... (inserir aqui o grupo profissional/étnico da sua preferência) são uns ... (inserir aqui o seu preconceito favorito).

    De nada.
  10.  # 12

    O calor faz mesmo mal... não se zamgue , só não percebo onde é que alguem que tenta fazer um esboco daquilo que pretende , está a desvalorizar o trabalho de alguem ( neste caso do arquitecto)...
  11.  # 13

    nbastos

    fazer um esboço é uma coisa, tentar desenhar a casa já com muita formalização é outra.
    uma casa é para ser feita ( desenhada) ao mesmo tempo pelo cliente e pelo arquitecto, muitas das vezes ( não digo todas)quando assim não é, apenas se está a perder tempo e a duplicar o trabalho, pois certos estudos do cliente não são exequiveis e servem quanto muito para perceber as intenções programáticas do cliente e pouco mais.
    Deve ter tido o azar de só conhecer determinado tipo de arquitectos.
    Classe á parte??? afinal o calor tambem tambem o afecta.
  12.  # 14

    Estamos no século XXI, certamente que já todos deveríamos respeitar o trabalho alheio.

    Estou certo que a estrela é daquelas pessoas que lhe dá um enorme gozo construir a sua casa, e só quer que corra tudo da melhor forma e que no fim de tudo pronto goste de lá viver.

    PS: eu também estou cheio de calor (a porcaria da ventoinha do trabalho nem aqui chega), mas penso que fiz um comentário minimamente sensato :PPPPPPPP
    PS1: não sou arquitecto, mas respeito os arquitectos da mesma forma que espero que eles respeitem o meu trabalho.
    PS2: sejam razoáveis para com a estrela, pode ser que o arquitecto mais simpático aqui do forum acabe por lhe fazer o projecto para a casa, por isso estimem uma potencial cliente.
    PS3: acho que o calor também já me começa a afectar :P
  13.  # 15

    pelo contrario, no meu caso foi so praticamente copiar aquilo que fiz com muitas pequenas alteracoes, ficou o arquitecto a ganhar ...
    em relacao a classe, nao levem tanto a letra...
  14.  # 16

    Para que percebam a minha opinao , vou relatar o meu caso pessoal.
    Demorei cerca de 2 anos a desenhar a minha casa, por varios motivos .
    Porque gosto de desenho
    porque só eu ( e neste caso a minha esposa) sei o que quero
    porque me dá um gozo enorme olhar para a minha casa , e perceber todos os cms que a mesma tem
    e acima de tudo sei que realmemte é unica...
    Quando apreseitei o esboco , tive uma agradavel surpresa ...
    Pergunta do arquitecto: porque lhe estava a entregar um trabalho tão completo...
    Conclusao, gostei da actitude do vosso colega , nao se pos em bicos dos pés , apartir dai foi so limar algumas arestas...
    foi bom para mim , porque realmente hoje olho para a minha casa e vejo-me nela, e para o arquitecto não desvalorizei em nada o seu trabalho ....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: estrela_do_mar
  15.  # 17

    Bem pessoal... isto está aquecer a conversa, daqui a nada tenho pessoal a ofender-se uns aos outros e não era nada disto a minha intenção!!!!

    AugstHill.... desvalorizar a profissão de arquitecto ou de engeneiro ou qualquer que seja a profissão, NÃO!!
    Nada disso! Qualquer profissão merece o seu devido respeito! Além disso, como já lhe disse, sou formada em design (apesar de não exercer) tenho imenso respeito pelos "meus colegas" de profissão!!! Peço desculpa se foi essa intrepretação que fizeram do meu post, mas simplesmente, como já lhe tinha dito só quero estar actualizada de algumas leis.

    two- rock ..."Estou certo que a estrela é daquelas pessoas que lhe dá um enorme gozo construir a sua casa, e só quer que corra tudo da melhor forma e que no fim de tudo pronto goste de lá viver." É , é isso mesmo!! Além de ser um quebra cabeças para mim e exercitar a minha mente e dá me um gozo incrivel !!

    Não estou aqui para desvalorizar nem tirar trab a ninguém , porque sei o que é sentir na pele , serem meras projectistas a fazerem o trab de arquitectos, engenheiros e designers. Que me desculpem os projectistas!!!
    lool.... agora o calor subiu-me a mim... (que calor aqui não está nada)

    Vá lá pessoal, não mandem bocas uns aos outros.... todos precisamos uns dos outros. Se tudo fosse bem feito haveria trab para todas as classes profissionais. Mas infelizmente, este mundo não é assim!!

    e portem-se bem.... cumprimentos a todos que responderam
  16.  # 18

    Colocado por: nbastosO calor faz mesmo mal


    Pois faz! Está com essa cabeça toda queimadinha!

    Colocado por: nbastosEu penso que a questao aqui se põe da seguinte forma , existe aquelas pessoas que querem , antes de entregar o trabalho a quem de direito( neste caso ao arquitecto) fazerem elas proprias um esboco daquilo que gostavam de construir , e para que isso aconteca o mais aproximado da realidade precisam de saber minimamente algumas das " leis" que regem a construcao de moradias


    Até aqui tudo bem!

    Colocado por: nbastos ... tambem é obvio que a informacao só é disponibilizada por quem quer ... agora tb não precisam de serem tão fechados , ate porque obrigatoriamente um projecto de arquitectura tera que passar por um profissional...


    Como sabe tudo o que diz respeito a leis é publicado em Diário da República e como tal está disponível a todos!
    É procurar amigo, não há cá pão para malucos!

    http://www.dre.pt/

    Colocado por: nbastosO que me parece por vezes , é que os arquitectos se acham uma classe à parte.


    O que me parece é que de Arquitecto e de Louco o nbastos pensa que tem um pouco!
  17.  # 19

    nbastos

    vá lá ....alguém que me entenda, e não me dá na cabeça!!!
    Já perdi horas, dias e quase dois anos, a fio de volta da planta. Eu sei que vou precisar de um arquitecto para alguns ajustes, os egenheiros para as especialidades, e por ai fora... mas quero ter o gosto e o gozo de fazer o projecto da minha casa...
    Um dia deste coloco a planta para sugestões, pois ainda não está bem como eu quero... é a tal coisa....falta o toque do arquitecto... ;-)

    obrigado pelo seu comentário e pela força ;-)
    cumprimentos
  18.  # 20

    Então, desdramatizemos:
    A estrela queixou-se de ser gozada. Não disse que pretendia desvalorizar o trabalho de ninguém, apenas referi que a redacção do seu primeiro post poderia ser interpretada dessa forma, o que não é bem a mesma coisa.
    Mas, adiante. Esboçar a sua planta é um prazer que não se nega a ninguém. Aqui também aparecem clientes que vêm já com o desenho. É um bom instrumento para percebermos melhor o seu programa. No fim, às vezes fica parecido, às vezes não tem nada a ver com o esboço inicial.

    Agora, apenas um aparte, o procedimento de contratar avulso os diversos técnicos para cada uma das especialidades terá tendência para terminar, vejam o que vem no nº 2 do artº 4 e os artº 6 e 7 da Lei 31/2009.
 
0.0242 seg. NEW