Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

no meu projecto de arquitectura, os tubos de queda da cobertura plana vão passar por dentro das paredes. Provavelmente serão paredes interiores..

Será que a água a passar vai fazer muito ruído?

Será que um produto deste genero ajuda?

http://www.rehau.pt/construcao/tecnica.para.edificios/sistemas.de.canalizacao.para.a.evacuacao.de.aguas.residuais/descricao.do.sistema.raupiano.shtml

Alguem tem feedback em relação a isto?

Obrigado
  2.  # 2

Eu vou ter os tubos de queda de água embutidos nas paredes exteriores que serão em betão.
    Podem me dar sugestões do tipo de material a usar e se os tubos devem ter alguma membrana a envolver os mesmos?
  3.  # 3

Colocado por: LuisPereiraEu vou ter os tubos de queda de água embutidos nas paredes exteriores que serão em betão.

não fazemos muitas obras por nos quererem obrigar a isso.

não acredito que vá meter esgotos inquebráveis,para além de tirar resistência ao betão nessa zona
  4.  # 4

Os tubos de queda são para a água da cobertura.
    Penso que todas as casas devem ter tubos metidos nas paredes e ou no chão.
  5.  # 5

Colocado por: LuisPereira
    1. Penso que todas as casas devem ter tubos metidos nas paredes e ou no chão.

uma parede estrutural em betão não é o mesmo que o chão.

pensei que fossem esgotos....mas mesmo assim

mas cada um faz como quiser
  6.  # 6

de preferência os tubos de queda das águas pluviais devem andar fora das paredes ou se possivel fazer um ducto proprio, nunca deviam estar embebidos nas paredes e quanto mais em elementos estruturais. é a minha opinião.
  7.  # 7

Boas

Decreto Regulamentar 23/95 de 23 de Agosto
    ...
    Artigo 234º
    Os tubos de queda de águas pluviais devem ser localizados, de preferência, à vista na face exterior dos edifícios ou em galerias verticais acessíveis
    .

Pelo texto da lei não parece que seja obrigatório, mas é realmente uma questão de bom senso.

Para além da questão da resistência de que fala Dynamic44 (acho que faz muito bem em não fazer este tipo de coisas) há a considerar a questão do isolamento térmico, que fica comprometido, bem como o facto de dificultar e tornar muito mais cara qualquer intervenção futura que seja necessária. Em todo o caso, se resolver fazer como diz não se esqueça de dizer isso ao autor dos projectos, nomeadamente arquitectura, estabilidade e comportamento térmico.

Cumps
    José Cardoso
  8.  # 8

Gostava de esclarecer que são 4 tubos que vão passar nas paredes exteriores que vão ser em betão.

De notar que as paredes apesar de serem em betão não são estruturais, são sim paredes exteriores que decidimos ser em betão, a estrutura é feita pelas colunas onde não há qualquer tubo de qualquer espécie.

A ideia foi do arquitecto e o engenheiro responsável pela estrutura sabe da escolha dele.
  9.  # 9

Colocado por: LuisPereiraDe notar que as paredes apesar de serem em betão não são estruturais, são sim paredes exteriores que decidimos ser em betão, a estrutura é feita pelas colunas onde não há qualquer tubo de qualquer espécie.

E no dia em que um tubo entupir (com um ninho de pássaro, ou outra coisa qualquer), como faz a manutenção?
    Parte a parede de betão?
  10.  # 10

Colocado por: Luis K. W.
    E no dia em que um tubo entupir (com um ninho de pássaro, ou outra coisa qualquer), como faz a manutenção?
    Parte a parede de betão?

Percebo o que diz mas também não podemos ser mais papistas que o papa. a casa onde vivo tem tubo por fora das paredes e não me lembro de alguma vez terem entupido, já estão cá á muitas décadas. Na casa dos meus pais os tubos são por fora, quadrados, e de pequena dimensão e nunca entupiram (35 anos).
    O tubo vai ser de 90, será que é assim tão fácil de entupir? Vai ter grelha na cobertura para evitar que objectos maiores entrem e mesmo se entrarem será que uma boa máquina de pressão não desentope um tubo de 90 com 6 ou 7 metros de comprimento?
  11.  # 11

Colocado por: LuisPereiraPercebo o que diz mas também não podemos ser mais papistas que o papa.
    Sejamos, então, optimistas.
    Essas coisas só acontecem aos outros.
    Já agora:
    Essas paredes vão ser betonadas E VIBRADAS com os tubos já metidos dentro da cofragem, não é?
    Esperemos que não parta nenhum tubo durante a vibração ...
    É que só o descobrirá no dia em que lhe aparecer uma mancha na parede.
  12.  # 12

Colocado por: Luis K. W.Sejamos, então, optimistas.
    Essas coisas só acontecem aos outros.
    Já agora:
    Essas paredes vão ser betonadas E VIBRADAS com os tubos já metidos dentro da cofragem, não é?
    Esperemos que não parta nenhum tubo durante a vibração ...
    É que só o descobrirá no dia em que lhe aparecer uma mancha na parede.

Não sei :-(

Eu estou aqui apenas a fazer questões para tentar perceber os prós e contras da solução e no final tomar uma decisão.
  13.  # 13

Colocado por: LuisPereiraEu estou aqui apenas a fazer questões para tentar perceber os prós e contras da solução e no final tomar uma decisão.

Coloque os tubos por fora...
    Eu custa-me um bocado olhar para os meus, mas basta imaginar os problemas que posso evitar, passa-me logo! :)
    As águas querem-se fora dos telhados rapidamente e da maneira mais simples possivel.
    É daquelas situações em que de deve aplicar a regra KISS!
    Keep It Stupid Simple
  14.  # 14

Boas.

Na minha opinião não será a melhor solução embeber directamente tubos em paredes em betão, porque já vi o que pode acontecer mesmo que se tenha muito cuidado. Já vi uma parede que ficou muito bonita durante 6 meses, e depois (fosse porque um dos tubos partiu com a vibração do betão ou pelo próprio "trabalho" do material ao longo do tempo) começou a aparecer uma mancha, depois a ganhar "verdete", e acabou por levar com cappotto em cima. Tive também outras experiências em que tubos tiveram que atravessar elementos de betão, mas que passaram por negativos feitos com tubulares de aço, sem problema nenhum. Mas é sempre um tiro no escuro.
    Se os próprios tubos fossem em aço, até nem dizia nada, mas gastar material desse preço para ficar escondido...
    Há outras maneiras de esconder o tubo sem o embeber no betão. Encastrá-lo à face (interior ou exterior), num negativo feito à medida, é uma delas.

Cumprimentos e boa sorte
  15.  # 15

RC

para mim o que disse é perfeito e ai até pode efectivamente ficar parcialmente á vista e ser em aço mas uma coisa discreta.
    uma vez pus num projecto uns tubos em acrilico até a contar com o verdete que iria ganhar ao longo dos tempos mas "não seguiu".
  16.  # 16

Viva,

Respondendo directamente à sua questão. Fazem ruído sim.
    Infelizmente a minha casa tem pelo menos uma queda numa das paredes interiores e ouve-se ruido. Essa parede fica perto dos quartos? Se fica esqueça mesmo.
    De resto, é sempre possível puxar as quedas para as paredes exterior...
    como alguém disse... é uma questão de bom senso.
    • M.O
    • 1 dezembro 2010

# 17

Utilize Geberit Silent ou blue power que resolve a situação.

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
    • M.O
    • 1 dezembro 2010

# 18

Colocado por: ?
    o que é isso?

Em termos tecnicos é igual ao geberit silent mas mt mais barato.
  17.  # 19

A REHAU, também tem tubagem de residuais com atenuação acústica
    RAUPIANO Plus

Outra solução para embeber a tubagem nos elementos em betão, poderá passar pelo embainhamento prévio dos tubos de queda noutro tubo de PVC.
    O espaço vazio entre ambos poderá ser cheio de areia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
    • kami
    • 1 dezembro 2010

# 20

Boas

E se envolver o tubo em lã de rocha ou com uma espécie de plastico que a danosa tem que se cola ao tubo? Não resolve também o ruído?

Cumps

0.0218 seg. NEW